Dicas da Marta

Corretivo pode ser usado em documentos importantes?

É extremamente desagradável quando estamos escrevendo um texto importante e ocorre algum erro gramatical ou de qualquer outro gênero. Simplesmente rabiscar a palavra ou expressão pode fazer com que o texto fique com aparência desagradável, com aspecto de ‘sujo’ e isto acaba comprometendo o trabalho inteiro.

corretivo liquidoSegundo as dicas da Marta, o uso de corretivo pode ser uma opção interessante e prática. Porém, a sua utilização no escritório deve obedecer a certos critérios, principalmente quando se trata de documentos importantes. O corretivo aplicado sobre a parte que desejamos esconder permite a escrita de um novo texto, o que facilita o trabalho em casos de preenchimento de tabelas, textos curtos ou outros tipos de documentos de menor importância. O recurso deve ser usado sem exageros.

Porém, em certos casos, o uso pode comprometer totalmente o trabalho, como é o caso de contratos, documentos fiscais e/ou oficiais, notas promissórias e muitos outros. No caso de um contrato, por exemplo, contendo palavras ou expressões corrigidas através deste produto, pode ocorrer a suspeita de falsificações, o que impede o seu registro em cartórios e permite a dúvida, que pode dificultar o cumprimento de clausulas e a consequente nulidade para efeitos jurídicos.

Outro documento que não pode conter rasuras ou correções por meio de corretivos é a Carteira de Trabalho. No caso de erro durante a escrita, as dicas da Marta recomendam a realização de uma ressalva, indicando o número da página que contém a correção dos dados, a fim de não rasurar o documento do trabalhador e não transmitir pouca seriedade ou competência por parte do escritório.

Para documentos que permitem a correção por meio deste produto, existem no mercado opções que variam entre os líquidos, as canetas e as fitas. As últimas não necessitam de um tempo de secagem, o que evita borrões e o estrago da ponta da caneta na hora de escrever um novo texto por cima da correção.

Sobre o autor

gaveteiro_admin

Deixar comentário.

Share This