Dicas do Gaveteiro

Quer trabalhar de casa? Confira nossas dicas

O home office está se tornando mais frequente e o dicas da Marta está atento à tendência. O desemprego, a gravidez e as transformações na economia estão se aliando ao potencial da internet , das tecnologias de comunicação e da informática para fazer crescer a tendência do trabalho a partir de casa. Apesar do preconceito que ainda existe, trabalhar de casa pode ser uma boa opção, tanto para funcionários da empresa que não precisam estar todo o tempo no escritório como para freelancers desenvolvendo uma carreira. Confira as dicas da Marta para manter sua produtividade no máximo!

Em primeiro lugar, defina um espaço físico. Deve ser, de preferência, uma divisão da casa ou do apartamento exclusiva para o trabalho. Se não tiver essa possibilidade, que seja pelo menos um espaço totalmente decorado e equipado com mobiliário de forma a reproduzir o ambiente profissional do escritório. O computador e respetivos equipamentos de ligação à internet, a linha telefônica, organizador de papéis e outros acessórios não podem faltar.

Depois de definir o espaço físico, defina o espaço mental. Evite a tentação de trabalhar de pijama. Levante-se à mesma hora todos os dias, faça sua higiene, tome o café da manhã e vista-se como se estivesse no escritório. A sensação de compromisso profissional sairá reforçada. Além disso, se você vai manter reuniões ou contatos via Skype, vai precisar mesmo manter um look profissional. No fim, olhe para o relógio e verá que está começando a trabalhar mais cedo: poupou o tempo da deslocação para o escritório! É verdade, se você perdia uma hora na deslocação casa-escritório, acabou de ganhar duas horas em seu dia!

Finalmente, não perca seu rumo. Isso é mais fácil de executar quando se trabalha para uma empresa do que quando se é autônomo, mas em ambos os casos você deverá visualizar seus objetivos e não se desviar do que é necessário para atingi-los. Mas isso não é um problema exclusivo do home office. Estudos indicam que, por todo o mundo, o horário normal de trabalho é também o horário mais forte de utilização de jogos e outra atividades de lazer no Facebook. Mesmo se você está como freelance, não fique pensando que é o chefe de você mesmo: considere seu cliente como seu chefe, e isso ajudará também a manter sua direção.

Tenha cuidado também com todo o tipo de distrações, desde sua família até suas próprias (a geladeira, a TV, o Facebook, etc.). Horário de trabalho tem de ser para trabalhar.

O dicas da Marta recomenda o trabalho de casa: ganha-se tempo, economiza-se com transporte, aumenta-se a produtividade (pois o profissional em casa muitas vezes continua o trabalho além do expediente). Invista nessa ideia!

Sobre o autor

gaveteiro_admin

Deixar comentário.

Share This