Dicas do Gaveteiro

Respeito ao meio ambiente: Descubra como ser mais sustentável no trabalho

Escrito por gaveteiro_admin

Uma coisa é certa, os recursos naturais não são infinitos, uma hora irão acabar e uma atitude que pode fazer toda a diferença é a de aprender a ser mais sustentável no trabalho. Como isso é possível? Descubra com o Blog do Gaveteiro.

A sustentabilidade é a melhor aposta para que nossa civilização possa manter seu padrão de vida – e mais pra frente a sua sobrevivência.

Lixo é no… Lixo?

A primeira dica a se seguir para obter mais responsabilidade com o meio ambiente no trabalho é adotar comportamentos ecológicos. Uma delas é separar o lixo nas empresas. Ao invés de jogar tudo junto no lixo, coloca eles em diferentes lixos para que eles possam ser reciclados.

Dê carona

Já a carona solidária é uma forma inteligente de fazer com que todos possa, gastar menos e ainda ajuda a poupar recursos naturais. Se dois ou mais funcionários do mesmo escritório vivem também perto uns dos outros, porque não fazer este deslocamento juntos?

dê caronas ou aceite caronas de colegas para incentivar a cultura sustentável no trabalho

Para quem vai ao trabalho com um colega pode ainda dividir o preço do combustível, ou levar o carro em semanas alternadas. O objetivo é reduzir o número de carros circulando com uma só pessoa – e poderá até fazer trajetos mais animados, em companhia.

Trabalhar com janela aberta ajuda a poupar ar condicionado e também a manter um ambiente mais natural, reduzindo o uso de luz artificial.

Use a tecnologia a favor do meio ambiente

Use a tecnologia para poupar o meio ambiente. Se uma reunião pode ser feita através de vídeo chat, pelo Skype ou outro serviço semelhante, porquê se deslocar? Além de ser mais sustentável, poderá economizar tempo e dinheiro.

O uso da tecnologia vai permitir também poupar quando o assunto é arquivos digitais. Antes de imprimir um documento, pense sempre se é mesmo necessário – muitas vezes o documento termina jogado no lixo.

A tecnologia permite ainda uma forma muito agradável de poupar recursos: trabalhar em casa. A medida não é consensual, pois mesmo nos setores onde pode ser praticada, muitas empresas e os próprios funcionários consideram que o risco de desconcentração e menor produtividade é maior.

A tendência é privilegiar a conciliação com a vida familiar, e ao mesmo tempo engajar o funcionário com os objetivos da empresa. Além disso, home office ajuda a reduzir o número de deslocamentos e o consumo de combustível.

Construir um futuro sustentável é um desafio que cabe a todos nós. Faça sua parte!

Siga o Blog do Gaveteiro nas redes sociais para saber de mais dicas como essa em primeira mão.

    

Sobre o autor

gaveteiro_admin

Deixar comentário.

Share This