Pausa para o café

Pausas no trabalho são importantes para recuperar a concentração

Quem trabalha o dia inteiro em um escritório sabe muito bem o valor daquela pausa para o café. Desviar a cabeça do assunto no qual está focado o tempo inteiro no trabalho, na maioria das vezes, é a melhor solução para achar a solução daquele problema ou apenas para ter uma visão diferente do assunto.

Especialistas em produtividade apontam o coffee-break como essencial também para quem trabalha em casa, mas precisa ficar horas à frente de um computador. Ao contrário do que se imaginava, as conversas informais sobre assuntos que não têm nada a ver com o que se está fazendo contribuem para manter o foco mais centrado quando se retorna à tarefa. O motivo é simples: a mente volta descansada.

No entanto, as pausas para café não devem ser aleatórias. Sim, porque mesmo no que parece ser o caos da criatividade há um quê de organização. É preciso que você conheça o seu ritmo, justamente para não perder o embalo.

Não adianta simplesmente colocar o despertador para tocar a cada meia-hora. Descubra quanto tempo você leva para recuperar a concentração depois de cada interrupção e daí quantos momentos de “paz” são necessários durante o dia.

Aprenda também a se conhecer, a reconhecer os sinais de cansaço. Há pessoas, por exemplo, que começam a escrever trocando a ordem das letras das palavras, outras cujos olhos começam a arder ou braços e pernas ficam dormentes.

De acordo com esses indicadores, programe seus descansos breves. Normalmente, dez minutos costumam ser mais do que suficientes para conversas desestressantes, relaxar a mente e o estômago com um lanchinho rápido ou simplesmente colocar um pouco de cafeína para dentro, que podem vir também na forma de chás e chocolates.

Sobre o autor

gaveteiro_admin

Deixar comentário.

Share This