Dicas do Gaveteiro

NR-17: Confira como adaptar o escritório em benefício ao bem estar dos funcionários

Escrito por gaveteiro_admin

Confira aqui no Blog do Gaveteiro como manter o seu escritório adaptado as normas que regem o bem estar dos funcionários na sua empresa.

Nem todo mundo conhece, mas há uma norma regulamentadora, a NR-17, que estabelece parâmetros para os escritórios adaptarem o local de trabalho às características físicas de seus funcionários.

As alterações e adaptações no ambiente de trabalho exigidas pela NR-17 são realizadas tendo como base a ergonomia, que se dedica a realizar estudos para assegurar a segurança, saúde e conforto dos profissionais.

Nesses estudos são considerados vários fatores, como a falta de segurança, insalubridade e desconforto, chegando num conjunto de melhorias que devem ser aplicadas à rotina da empresa.

Melhorias que a NR-17 trás

Entre as melhorias apontadas pela NR 17 está a obrigatoriedade do apoio para pés para os funcionários que trabalham muito tempo sentados, pois esse tipo de aparelho ajuda a corrigir a postura, diminui dores lombares e melhora a circulação sanguínea. Confira aqui produtos de ergonomia para a sua empresa.

Além do apoio para pés, a empresa também deve fornecer almofadas e bancos ergonômicos, que evitam problemas de coluna, suporte de mesa articulado para monitor, apoio para digitação no teclado e mouse pad com apoio para o pulso.

mouse pad para ajudar no conforto no trabalho no escritório NR-17

O Blog do Gaveteiro recomenda, por exemplo, o Mouse Pad Multilaser produzido em tecido e gel, ideal para o uso diário, pois evita lesões por esforço repetitivo. Possui formato ergonômico para dar mais conforto e base aderente que dá segurança ao usuário, pois não escorrega da mesa.

Melhorias fora do escritório

Quem atua fora do escritório também é beneficiado pela NR-17, pois as empresas, sobretudo as da área de construção civil, produção ou na logística, são obrigadas a fornecedor equipamentos de proteção aos funcionários.

ergonomia na área da logistica NR-17

Aos empregadores, é sempre bom ficar de olho: quem não cumpre as exigências das normas regulamentadoras pode pagar multas de vão de R$ 7 mil a cerca de R$ 90 mil, sem contar os problemas e gastos que se pode ter caso um dos funcionários desenvolva alguma doença de trabalho por falta das adaptações exigidas.

Para saber de mais novidades como essa, siga o Blog do Gaveteiro nas redes sociais.

Sobre o autor

gaveteiro_admin

1 comentário

Deixar comentário.

Share This