Dicas do Gaveteiro

Caneta-tinteiro foi patenteada em 1884 e, ainda hoje, é objeto-desejo

Escrito por gaveteiro_admin

Muito antes da já velha esferográfica, a caneta tinteiro dava forma a documentos e gravuras que registraram a História. Hoje, um dos reviews mais charmosos, em plena época de teclados e comandos de voz, é justamente a caneta tinteiro, uma ideia patenteada em 1884, quando o corretor de seguros americano Lewis Waterman inventou uma substituta para a pena e que não precisava ser mergulhada em tinta. A forma como a ideia nasceu por si só já é curiosa: reza a lenda que ele perdeu um contrato importantíssimo, porque justamente na hora em que o cliente ia assinar o documento ficou todo manchado de tinta. Furioso com a perda, na mesma noite Waterman bolou um jeito de colocar um cartucho de tinta dentro do cabo, abrindo finos canais de ligação até a pena.

Nascia uma invenção que o deixaria rico e que tantos anos depois ainda é considerada um objeto de desejo. Um ano depois, o próprio Conan Doyle, criador de Sherlock Holmes, refletindo o pensamento de outros escritores, que imediatamente aderiram à invenção, declarou: “Que equipamento útil!”

Com cabos de materiais que podem ser nobres como madrepérola, madeira, prata ou ouro, a caneta tinteiro é um dos itens que valorizam o escritório, emprestando charme e deixando o ambiente ainda mais cool. Além disso, ao contrário de outros tipos, ela não é descartável e, desde que bem cuidada, pode acompanhar gerações de empresários, ganhando ainda mais status.

Hoje há objetos famosos por terem pertencido a figuras públicas ilustres e, além de fazerem diferença nos escritórios, são disputados em leilões onde alcançam preços exorbitantes e há até um museu em Paris dedicado exclusivamente a eles. Além disso, há empresas especializadas em produzir imitações dos clássicos e os originais têm sua produção controlada. A Montblanc, por exemplo, lança apenas 4.810 unidades por ano como forma de controlar a qualidade – o número é exatamente a altura em metros da montanha de mesmo nome na França.

Gostou de mais um dos nossos reviews? Continue acessando nosso blog para se manter atualizado das novidades!

Sobre o autor

gaveteiro_admin

Deixar comentário.

Share This