Dicas do Gaveteiro Novidades e inovação

Céu virtual: Confira tecnologia criada para acabar com iluminação comum dos escritórios

Escrito por gaveteiro_admin

Cientistas alemães criaram uma inovação que promete acabar de vez com a iluminação deprimente dos escritórios. Trata-se de um sistema que reproduz no teto um céu virtual, recriando a luz do dia, do pôr e do nascer do sol.

Detalhes do projeto

O sistema, que foi apresentado numa das recentes edições do Salão de Tecnologia da Informação e da Comunicação de Hannover, na Alemanha, utiliza telas planas que são fixadas no teto.

Ao todo, as telas contam com 288 mini-LEDs que são capazes de produzir tons como o branco, verde, azul e vermelho, oferecendo cerca de 16 milhões de combinações de cores.

céu virtual criada por alemães

Dentre as reproduções que o sistema céu virtual possibilita estão as formas estáticas e móveis, como as nuvens. Dessa forma, os funcionários têm a sensação de trabalhar ao ar livre.

Segundo o Instituto Fraunhofer, que foi o responsável por desenvolver o sistema céu virtual, há estudos que comprovam que a sensação de espaço aberto e com iluminação natural aumenta a produtividade dos funcionários. Daí a ideia de criar essa novidade.

Benefícios do céu virtual

A iluminação diferenciada do sistema céu virtual também provoca sensação de bem-estar. Por isso, a novidade tem sido bastante procurada não só por empresas que investem na tecnologia em seus escritórios e ambientes de trabalho, mas também por hospitais e asilos, já que o sistema pode trazer efeitos terapêuticos para pacientes que não podem se locomover.

A inovação é super bacana, mas seu preço nem tanto. As telas planas com mini-LEDs do sistema céu virtual possuem somente 50 cm² e custam cerca de 1.200 euros.

banner com imagem de produtos de uso corporativo, imagem contém botão para fazer cotação online

Siga o Blog do Gaveteiro para ficar por dentro de todas as novidades do mundo da tecnologia.

Sobre o autor

gaveteiro_admin

Deixar comentário.

Share This