Dicas do Gaveteiro Novidades e inovação

Alemães desenvolvem primeiro touchscreen que reconhece impressões digitais

Escrito por gaveteiro_admin

Quem se recorda de um filme norte-americano chamado Minority Report? O filme tinha como personagem principal o capitão John Anderton, interpretado pelo Tom Cruise.  A película é de 2002, com direção de Steven Spielberg. Caso não tenha visto, fica a sugestão. Mas por que iniciar um post dessa forma? No filme a tecnologia usada era extremamente avançada, com telas que se projetavam em enormes placas de vidro ou em lentes ópticas. Nossa tecnologia atual ainda não se equipara com a de Minority Report, mas sem sobra de dúvidas está indo na mesma direção. Recentemente, dois cientistas alemães desenvolveram uma tela touchscreen que reconhece nossa digital. Incrível, não?

2494667_orig

Os dois alemães se chamam Christian Holz e Patrick Bauldisch, juntos desenvolveram um dispositivo batizado de Fiberio. O aparelho reconhece digitais e cria diferentes perfis específicos para cada usuário. Trata-se de um tabletop touchscreen. A tecnologia é inovadora justamente por ter como chave esse reconhecimento, que já existe no mercado em outros ramos, mas nunca empregado em tablets.

fiberio-623x432

Mas como funciona? Inicia-se com uma projeção de imagens abaixo do aparelho, tais imagens ocupam a base do tablet permitindo a visibilidade, enquanto fibras ópticas distribuídas verticalmente captam e identificam as impressões digitais. Além disso, há uma luz infravermelha localizada perto do projetor,  tal luz ajuda no reconhecimento biométrico. Aparentemente o aparelho ainda está em fase de testes, mas essa inovação garante conquistar o mercado.

fiberio-la-pantalla-que-reconoce-las-huellas-dactilares-p1a5ylzutqa1

 

A dupla está estudando melhorias, pois o desejo é eliminar o projetor por completo. Na tecnologia atual, os touchpads emitem luz, mas não conseguem recebê-la de forma satisfatória, e isso inviabiliza desenvolver um leitor de digitais sem o auxílio de sensores externos.

Por fim, o Fiberio não tem data de lançamento, muito menos previsão. Encontra-se, como já mencionado, em fase de testes. Mas promete revolucionar o mercado de smartphones.

 

banner com imagem de produtos de uso corporativo, imagem contém botão para fazer cotação online

Sobre o autor

gaveteiro_admin

Deixar comentário.

Share This