Dicas do Gaveteiro

A evolução da caneta

Escrito por gaveteiro_admin

Quando usamos uma caneta esferográfica não vem à mente a evolução de algo tão importante para o nosso dia a dia. E assim como vários outros utensílios, a caneta passou por diferentes fases até chegar ao que é hoje. É com ela que escrevemos as nossas anotações e assinamos o nosso nome em documentos importantes, mas a caneta nem sempre foi esférica, de plástico e com tinta no seu interior. Sua origem remonta por volta de 1.000 a. C, na China Antiga. Eles usavam pequenos pincéis, e munidos com tinta escreviam seus inúmeros ideogramas.

caneta simples

Em 300 a.C, foi a vez dos egípcios, que passaram a usar varetas de bambu para escrever. Mas nenhuma modalidade teve maior tempo de duração como penas de ganso na Idade Média. A primeira enciclopédia do mundo, organizada por São Isidoro de Sevilha (560-636), já mostrava como a plumagem de ganso deveria ser usada para escrever. E depois de vários séculos a caneta-tinteiro foi inventada nos EUA, mais precisamente no século XIX. Por fim, a caneta tal como conhecemos demorou seis anos para ser aperfeiçoada e posta em mercado, um projeto ambicioso do húngaro Lazlo Biro, em meados de 1938. No início chegava a custar quase 100 dólares.

caneta tinteiro

Até o século XIX a caneta com pena de ganso era a mais usada. A Rússia enviava milhões de penas para a Inglaterra, gerando um rico comércio no ramo. Logo no início do século XIX veio a caneta tinteiro, que revolucionou a escrita. O feito de Lewis Edson Waterman foi recebido com entusiasmo pela população da época. A invenção data de 1884, numa época em que o nosso país ainda era uma colônia de Portugal. Por fim, com a invenção da esferográfica por Lazlo Biro tudo mudou, ele passou a patente de sua invenção para Marcel Birch, criador da marca Bic. Hoje a empresa vende mais de 10 milhões de canetas por dia.

Desde então, o mercado expandiu de forma gigantesca. Hoje é possível encontrar canetas de diferentes cores, tamanhos e modelos. E claro, com preços variados que oscilam entre cinquenta centavos até mil reais.

No Gaveteiro você encontra uma grande variedade de canetas.

 

banner com imagem de produtos de uso corporativo, imagem contém botão para fazer cotação online

 

 

Sobre o autor

gaveteiro_admin

Deixar comentário.

Share This