Arte no escritório Dicas do Gaveteiro

Organização: para que serve o Post-it?

Escrito por gaveteiro_admin

É muito difícil encontrar alguém que não saiba o que é Post-it. Pode até não saber o nome, mas certamente já o viu por aí. Seja entre as páginas de um livro, em murais ou nas mesas dos escritórios.


imagens-ilustrativa-de-luvas-a-ser-usadas-na-cozinha-epi-em-latex-e-antitermica-mais-usada-na-cozinha-industrial

Nem seu inventor imaginou que sua criação seria um sucesso e ganharia o mundo quando teve o insight que resultou em um dos artigos mais populares dos últimos tempos.

Uma invenção, aparentemente simples, que tornou-se indispensável em todos os ambientes por criar uma necessidade que nem os próprios consumidores sabiam que tinham.

Isso porque essa maravilha anda de mãos dadas com a organização e produtividade. O Post-it é indispensável em muitas tarefas do cotidiano por ajudar a lembrar de compromissos importantes e outras informações essenciais para seus usuários.

Este artigo vai mostrar as funcionalidades do item que conquistou gerações.

O que é Post-it e como ele surgiu?

dois-homens-olhando-post-it-em-um-vidro

O Post-it surgiu acidentalmente nos anos 1980. Foi “descoberto” pelo cientista Art Fry, da 3M. Toda quarta-feira à noite, durante o ensaio do coral de sua igreja, Fry usava pequenos pedaços de papel para marcar os hinos que cantariam na próxima missa.

Mas o domingo chegou, e ele descobriu que todos as marcações de papel haviam caído do hinário. Logo, percebeu que precisava de um marcador que colasse sem estragar as páginas. Fry, então, lembrou-se de um seminário ministrado por outro cientista da 3M, o Dr. Spencer Silver, e teve seu momento eureka.

O Dr. Silver descobriu um adesivo que fixava suavemente, mas não colava totalmente sobre as superfícies. Algo chamado microesferas que retinham sua aderência, mas com uma “característica de remoção”, que permitia sua retirada facilmente.

A partir do momento eureka, Art Fry junto com o Dr. Silver começaram a desenvolver o produto com a icônica cor amarelo-canário —  escolhida por acaso, já que o laboratório onde foi confeccionado tinha apenas papel amarelo para rascunho.

Foi lançado inicialmente com o nome Press ‘n Peel, em quatro cidades, obtendo resultados variados. Então, o time de marketing decidiu distribuir amostras do produto diretamente na mão dos clientes. O esforço ficou conhecido como Blitz de Boise por ter sido lançado na cidade de Boise, no estado de Idaho.

A ação foi considerada um sucesso. A partir daí, os marcadores se espalharam “como um vírus”. Os clientes passaram a fixar os pequenos pedaços de papel amarelos ao enviar documentos, despertando a curiosidade dos destinatários. Estes, ao olhar para o marcador, deslocavam e brincavam com ele, para depois, sair e comprar o seu.

Desde então, já se passaram mais de 40 anos que o Post-it representa uma nova ferramenta de comunicação.

Você sabe usar o Post-it corretamente?

post-it-em-um-vidro-e-pessoas-os-olhando

Os Post-its são um reforço e tanto para quem tem a memória fraca. O problema é: muito provavelmente, você não sabe usá-lo da maneira correta. Quase todo mundo destaca a folha do bloco de anotações puxando de baixo para cima, porque a cola fica na parte superior, unindo todas as folhas.

O problema aí é que a folha fica ondulada quando destacada. Isso pode até inutilizá-la, uma vez que a cola desses lembretes perde um pouco de sua aderência. Se precisar colar na parede ou na mesa, por exemplo, é provável que ela caia ou o recado fique escondido na ondulação do papel.

Jeito certo de usar

O jeito certo de usar o Post-it é puxando a folha a partir da parte superior, justamente onde está a cola que une as folhas. Isso facilita a retirada do papel, por não precisar fazer força contrária para retirar a folha, que, mesmo leve, acaba desfigurando-a.

Quais os tipos de Post-it existentes?

vidro-com-varios-post-it-coloridos-grudados

Desde que foi inventado, os Post-its vêm ganhando uma variedade de modelos, cores e funcionalidades. O modelo amarelinho tradicional ganhou novos companheiros, que conquistaram o coração dos consumidores. Conheça alguns modelos:

Flags

São transparentes e podem ser usados para marcar páginas ou destacar palavras em livros (ideal para quem não quer grifar com marca-texto). Seu grande diferencial é não afetar a página ao ser retirado. Até parece que nunca esteve ali.

Masking-it

São tiras retangulares de cores lisas ou decoradas com listras, bolinhas, corações, laços etc. Muito usado para destacar uma palavra.

Formatos não convencionais

Esse tipo de bloco de notas pode ter formatos diferenciados como coração, ovo, flor etc. Algumas dessas versões são encontradas também em tamanhos grandes. Normalmente estão armazenados em cartelas que “fecham” como um livro.

Para que serve o Post-it?

mulher-escrevendo-em-post-it-em-uma-parede-cinza

O Post-it funciona muito bem como lembretes, mas é bastante versátil. Há uma infinidade de possibilidades de uso para esses blocos de notas. Separamos algumas dicas para você se inspirar e usar a criatividade.

Para marcar

Fazer marcadores de páginas personalizados é bem interessante e você pode aprender a confeccionar versões de origami neste vídeo.

Para inspirar

Por que não utilizar essa ferramenta para inspirar-se com aquela frase ou trecho de música que motiva sempre que você os lê? Cole na mesa, no computador, na agenda ou outro lugar onde puder visualizar com frequência.

Para decorar

Com criatividade e alguns Post-its, é possível criar um desenho para a decoração do ambiente. Uma parede ou a mesa de trabalho podem receber um toque personalizado para tornar seu espaço mais estimulante.

Para lembrar

Mesmo a função básica dos blocos de notas pode ser inovada se você optar por anotar suas informações em post-its para colar na agenda, em vez de utilizar a própria página, servindo também como elemento decorativo.

Você pode colocá-lo na porta da geladeira ou ainda criar uma agenda com um quadro negro. Você vai colar seus compromissos nos espaços demarcados de acordo com os dias da semana, perfeitamente mutáveis com o auxílio do bloco de notas.

Para dobrar

Usar a parede para formar um desenho não é o único jeito de decorar com os Post-its. Na internet é possível encontrar diversos tutoriais que ajudam a criar pequenos ornamentos em origami para sua mesa.

Para estudar

Os estudantes simplesmente não vivem sem esses artigos, pois permitem marcar o começo e fim da leitura, fazer anotações referentes ao conteúdo estudado, lembrá-los do que deve ser feito (estudar para a prova ou um trabalho, por exemplo).

Além de espalhar algumas anotações pela casa a fim de consultar e memorizá-las, ou ainda listar as tarefas mais importantes para otimizar o tempo.

Para brainstorming

Post-it-de-varias-cores-e-formatos-em-uma-mesa-preta

As folhas desse pequeno bloco são muito utilizadas em reuniões do ambiente corporativo com o intuito de estimular a inovação. Todas as ideias que forem surgindo são anotadas e colocadas em um quadro para posteriormente serem selecionadas as mais adequadas à solução de determinado problema.

A IDEO, uma das empresas mais inovadoras do mundo, responsável pela disseminação do conceito de Design Thinking, usa e abusa dessa ferramenta para registrar os insights de seus funcionários durante o processo de criação de novos projetos.

A técnica também é bastante utilizada por profissionais que trabalham com produção cultural ou de eventos, para organizar as tarefas de seu dia a dia e otimizar seu trabalho.

Bem, chegamos ao fim deste artigo com a esperança de ter lhe incentivado a explorar as funcionalidades dessa invenção tão versátil e popular.

Agora que você aprendeu o que é Post-it e como ele surgiu, assine nossa newsletter para receber conteúdo exclusivo e de grande utilidade!

    

Sobre o autor

gaveteiro_admin

Deixar comentário.

Share This