Arte no escritório Dicas do Gaveteiro

8 de Janeiro – Dia do fotógrafo

fotografo com câmera na mão
Escrito por gaveteiro_admin

blog-620x198

A história da humanidade pode e é muito bem contada através da fotografia.
Desde 1826, data que marca o registro da primeira fotografia, feita pelo francês Joseph Nicéphore Niépce até os dias atuais, a fotografia ganhou importância por ser o registro mais certeiro e fiel do tempo.
O ramo profissional a fotografia se resume em três principais áreas:

1- Fotojornalismo: Área onde o fotógrafo atende publicações editoriais ou institucionais. As imagens são destinadas a mídia impressa, como jornais e revistas, ou eletrônica. Bancos de Imagem e Agências de Notícia também são clientes em potencial do fotojornalista. O profissional dessa área tem que ser um cara dinâmico, comunicativo e pró-ativo. Seu equipamento deve ser robusto e versátil para aguentar as exigências diárias. É preciso um bom jogo de lentes, de angulares a teles, para atender as necessidades das pautas mais variadas. Na maioria dos grandes veículos de comunicação é exigido o diploma de jornalista para exercer essa atividade, assim como para se filiar as entidades de classe (ARFOC e SINDIJOR)

 

certification_blog-810x198

2- Foto Publicitária: O profissional desse segmento atua produzindo imagens para Agências Publicitárias que serão utilizadas em campanhas e anúncios.

Equipamentos capazes de gerar imagens em altas resoluções e arquivos .RAW são bem-vindos nessa área. Normalmente o fotógrafo publicitário possui um estúdio onde desenvolve seus trabalhos. Conhecer os processos de impressão gráfica e dominar perfeitamente os processos de tratamento de imagem são requisitos que ajudam muito. Os fotógrafos publicitários têm como entidade representativa a ABRAFOTO

3- Fotografia Social: O fotógrafo social é o responsável pela cobertura de casamentos, festas e outros eventos sociais ou empresariais. O trabalho é muito parecido tecnicamente com o de fotojornalismo, mas existem algumas particularidades: O produto final em geral são álbuns e/ou apresentações multi-mídia. O profissional deve estar sempre atualizado com as possibilidades (cada vez maiores) de apresentação das imagens: Fotobooks e scrapbooking, por exemplo, são as tendências do momento. É  preciso muita criatividade para seduzir o cliente e apresentar um produto diferenciado e personalizado.

Sem dúvidas os fotógrafos marcam todos os acontecimentos importantes da humanidade e sobre tudo, seu cotidiano modo de vida.

 

banner com imagem de produtos de uso corporativo, imagem contém botão para fazer cotação online

 

 

Sobre o autor

gaveteiro_admin

Deixar comentário.

Share This