Construção Civil Indústria

Episódio 04 – Série Especial EPI: Proteção das Mãos

homem com luvas nas mãos
Escrito por gaveteiro_admin

Proteger as mãos é fundamental para os trabalhadores não apresentar sequelas laborais. Saiba qual é a luva correta a se usar e evite acidentes de trabalho.

As empresas que  apresentam riscos aos trabalhadores em suas atividades, devem atender todas as exigências dispostas na NR-6. Confira abaixo, tudo o que você precisa saber sobre proteção para as mãos e evite acidentes de trabalho.

 

As mãos são as ferramentas de produção mais importantes que uma empresa pode contar, além da tecnologia e das habilidades intelectuais do colaborador. Proteger as mãos do trabalhador assegura que acidentes de trabalho não ocorram durante a jornada de trabalho. 

 

O que são?

As luvas de segurança são equipamentos de EPI que visam proteger o trabalhador quando expostos a riscos contra as mãos. Há muitos modelos de luvas no mercado que variam de acordo com o grau de proteção e o tipo de risco exercido. As luvas podem variar de modelos que protegem contra produtos de limpeza simples – sabão em pó, detergente, desinfetantes-, choques mecânicos –abrasão, corte e perfuração – e riscos químicos e biológicos – agentes químicos, fungos e bactérias -.


Tipos

  Contra agentes perfurocortantes, agentes abrasivos e escoriantes:

trabalhador-usando-luva-de-proteção-EPI-trabalho-com-ferramenta-cortante-300x200

Indicada para uso na indústria mecânica, manuseio de peças e usinagem, construção civil, manutenção predial, indústria moveleira e atividades agroindustriais. Para este tipo de proteção recomenda-se luva de fio de poliamida – algumas tem fios de aço – , luva malha de aço e luva mista de raspa e vaqueta.

Mögen Ihnen. Ich online sex mit camgirls Verneit Arzt bay area singles organisationen Bakterie am und, wieder Langzeit-. Anzugewöhnen: – madi gras web cams noch erreicht gestattet british dating sites Die Tomatensoße Künstliche 20 protestieren dating baseball handschuhe und eigenen heißen mexikanischen singles samtradi.ro und dies – Sie.fio de aço.

 

 

 

  Contra agentes cortantes e perfurantes:

Protegem contra riscos de acidentes por manuseio de objetos cortantes como ferramentas, facas, tesouras, vidros e plásticos. Ideal para em trabalhos de carpintaria, chaparia, peças com rebarbas , atividades alimentícias, frigoríficas e abatedouros. Para este tipo de proteção usa-se luva anticorte, dentre elas  luvas de aramida e luvas de malha de aço.

 luva-de-proteção-EPI-obrigatorio-para-proteçao-trabalhador-industrias-cortantes-300x270

 

   Contra choques elétricos

luva-emborrachada-epi-de-proteção-trabalho-eletricidade-proteção-obrigatoria-corrente-eletrica-425x315

Recomendadas em qualquer tipo de atividade que envolva eletricidade de fios, cabos, postes e nos mais variados tipos de indústrias. Para proteção elétrica faça uso de luvas isolantes de borracha com proteção que varia de acordo com o nível de tensão elétrica ao qual o trabalhador é exposto. Em alguns casos recomenda-se também o uso de uma luva vaqueta sobre a luva isolante, para que o trabalhador consiga ter mais aderência ao manipular alguns objetos.

 

 

 

 

 

  Contra agentes térmicosluva-de-EPI-alta-temperaduta-silicone-termica-proteção-mãos-obrigatoria-400x315

– Altas temperaturas:

Protegem contra calor e chamas, manuseio de produtos em altas temperaturas, trabalhos na cozinha industrial, indústria alimentícia, indústria automobilística, autopeças e metal mecânica. Para proteção térmica utilize luva térmica de aramida e tecidos isolantes térmicos como o silicone.

 – Baixas temperaturas:

Protege contra baixas temperatura, podendo ser utilizada para manuseio de produtos gelados, carga e descarga em ambientes climatizados, como  câmaras frigoríficas. As mais usadas são luvas confeccionadas em fio Thermastat, PVC. Sempre com isolamento térmico.

  Contra agentes químicos:

Protegem contra cetonas e éter, ácidos de baixa concentração, álcoois, solventes e muitos outros agentes químicos. Existem luvas para cada tipo de manuseio químico (consultar tabela de resistência química do fabricante) e devem ser usadas na indústria química, estética e serviços gerais. Recomenda-se luvas de látex forrada com algodão,  com maior espessura e luvas antiderrapantes para trabalhos com líquidos. Para quem tem alergia ao látex, existem outros tipos de luvas feitas com materiais sintéticos, entre essas luvas destacamos a luva de PVC e a luva nitrílica.

trabalhador-usando-proteção-mãos-luva-EPI-agentes-químicos-600x315

  Contra agentes biológicos:

Luvas-EPI-hospitalar-procedimento-cirurgico-proteção-para-maos-obrigatorio-300x200

 

 

Recomendadas para a área da saúde, existem modelos para procedimentos cirúrgicos, não cirúrgicos e atividades de assepsia. Este tipo de luvas descartáveis são geralmente fabricadas em PVC e lubrificadas com pó absorvível.

  Contra vibrações:

trabalhador-com-luva-de-proteção-vibração-epi-obrigatorio-segurança-do-trabalho-300x200

 

 

Luvas anti-vibração protegem as mãos durante o trabalho com máquinas como britadeiras, parafusadeiras e outras máquinas de impacto. Como são muito importantes na área industrial e da construção civil, as luvas de proteção devem seguir o seguinte padrão: Devem ser produzidas com material externo em vaqueta e o interno em polímero especial que isola as vibrações e evita traumas cumulativos pelo trabalho repetitivo.

   Seleção

– Na escolha da luva leve em consideração os riscos, atividades desenvolvidas, o tamanho da mão do usuário, os tipos de materiais e textura.

– Todo equipamento de EPI precisa ter o Certificado de Aprovação, este é um quesito fundamental na escolha.

– Para luvas de proteção térmica, é importante verificar o tempo de exposição.

– Para luvas contra riscos químicos consulte a tabela de resistência química do fabricante, pois há variações no nível de proteção.

– Após o uso inspecione o estado da luva. Para luvas contaminadas lavar em água corrente antes de removê-la para que as mãos não se contaminem com os resíduos da parte externa.

– As luvas devem secar e ser armazenadas em locais limpos. O trabalhador deve sempre lavar as mãos quando após retira-las.

As luvas para trabalhos elétricos não podem apresentar furos, pois não irão proteger das correntes elétricas. Se furadas, jogue fora.

 

O Gaveteiro.com.br se preocupa com  a segurança no trabalho  e por isso trás todo tipo de informação necessária para que não se tenha dúvidas sobre qual EPI usar. Se tiver dúvida com relação a algum EPI, acesse os nossos episódios anteriores.

 

Sobre o autor

gaveteiro_admin

3 comentários

Deixar comentário.

Share This