Dicas do Gaveteiro

Série especial: Etiquetas Adesivas (Episódio 3/3)

etiquetas adesivas
Escrito por gaveteiro_admin

Saiba mais detalhes sobre como funciona os processos de impressão de etiquetas adesivas e tire todas as dúvidas com a série especial de etiquetas adesivas!

Neste último episódio, saiba mais detalhes sobre como funciona os processos de impressão de etiquetas adesivas. Confira!

Impressora Matricial

O que são?

São impressoras de nível semi-industrial, utilizadas para impressões em larga escala e que suportam grande quantidade de trabalho.  Além disso, é o único modelo que permite imprimir em diversas vias utilizando papel carbono ou papel auto-copiativo, por isso são muito utilizadas em comércios e escritórios para impressão de recibos, declarações, notas fiscais e outros.

Como é a tecnologia da impressora matricial?

Existem dois tipos de tecnologia de impressora matricial:dispositivo-impressora-margarida-2-300x200

Margarida: Possui uma função bem parecida com a máquina de escrever. Usa-se uma fita com tinta que contém os caracteres em relevo, e se move conforme o caractere que precisa ser impresso. Como para cada cor é necessário usar uma fita diferente, ela é muito usada apenas para impressão com tinta preta.

 

impessora-matricial-agulha-processo-de-impressao-etiquetas-adesivas-300x200

Agulha: Tipo mais comum no mercado de impressora térmica, é a chamada impressora matriz de pontos. Nela, para imprimir, são utilizadas pequenas agulhas que fazem impacto sobre a tinta de impressão formando marcas sobre o papel, conforme entram em contato com o papel os caracteres fazem pequenos pontos que vão formando a impressão.  O uso de agulhas permite a impressão em diversos tipos de fontes e impressão em modo gráfico, mas apenas na cor preta. As mais modernas aceitam todo tipo de papel.

 

 Impressoras Térmicas.

O que são?
Sua função é tão específica que a impressora térmica diverge em alguns aspectos dos outros tipos de impressoras existentes no mercado. O primeiro fato importante é que é necessário que o papel ou etiqueta utilizado nela seja térmico, ele é parecido com o usado em máquinas de fax e é confeccionado com uma tecnologia que faz a cor da tinta mudar quando exposta ao Sol.

Como é a tecnologia da impressora térmica?

Podemos também dividir a forma de impressão em dois tipos:

 

Impressão térmica direta (DT)termica-direta-300x184

É quando a cabeça térmica de impressão aplica calor diretamente sobre o papel térmico, escurecendo as partes que devem ser impressas. Não é necessário o uso de fita . Esse tipo de tecnologia é um pouco mais antiga, mas ainda é muito utilizada no ambiente corporativo. Ela não é tão durável quanto a impressão térmica por transferência, mas seu custo é muito mais baixo. Esse tipo de impressão é ideal para etiquetas que serão descartadas rapidamente, já que a longevidade da impressão é curta.

 

Impressão térmica por transferência.impressao-por-transferencia-300x207

Usam o mesmo tipo de tecnologia da impressão térmica direta, entretanto nessa impressora é usada uma fita de poliéster resistente contendo uma tinta especial para que seja feita a transferência da tinta para a etiqueta. Esse tipo de tecnologia é bem melhor se você precisa que a impressão dure por um tempo mais longo. Ela pode ser usada para impressão de poucas ou muitas etiquetas e em quase todos os tipos de folhas.

 

Custo x Benefício.

As impressoras matriciais ainda são muito utilizadas por serem extremamente econômicas se comparadas com as impressoras jato de tinta e laser.  O custo de suas fitas é muito mais em conta que os cartuchos e toners das impressoras comuns. Se você precisa imprimir etiquetas, códigos de barras, crachás temporários em larga escala, ela é a solução perfeita e a melhor escolha a longo prazo.
Para grandes centros corporativos (como hospitais) a impressora matricial é ideal, já no ambiente varejista e industrial a impressora térmica é mais eficiente, compacta e não ocupará tanto espaço.
Se você optar por usar a impressora matricial, sua economia em compra de etiquetas e impressão será de aproximadamente 1.000%!  As caixas com etiquetas para este tipo de impressora vem com até 12.000 unidades. Caso escolha a impressora térmica as bobinas são menores e mais caras, mas é imprescindível para algumas impressões, como em bancos e mercados. É sempre ideal pesquisar e notar qual o melhor tipo de impressoras e etiquetas a serem usados, pois as duas tem vantagens essenciais para o ambiente de trabalho.
Vale ressaltar que impressoras matriciais são muito barulhentas e lentas, enquanto as térmicas são bem mais silenciosas e imprimem com mais velocidade. Se você trabalha numa micro ou média empresa, a térmica é a melhor escolha pois não causará desconforto pelo barulho no dia a dia. Porém se você trabalha em hospitais, grandes indústrias o barulho ocasionado pela impressora matricial não fará tanta diferença.

 

Acesse os episódios anteriores:

Série Especial: Etiquetas Adesivas (Episódio 1/3)

Série Especial: Etiquetas Adesivas (Episódio 2/3)

 

Sobre o autor

gaveteiro_admin

Deixar comentário.

Share This