Dicas do Gaveteiro

Confira dicas para ter uma apresentação de sucesso

Escrito por gaveteiro_admin

Quem trabalha em escritório sabe bem que não é tão simples planejar e executar uma reunião. Seja para uma apresentação de metas, planejamento ou resultado, siga as dicas do Blog do Gaveteiro para obter uma apresentação de sucesso.

Dicas de ouro

Para reuniões mais dinâmicas o flip-chart e o quadro branco são essenciais. Com eles você pode anotar tudo que precisa ser pensando após a reunião. Agora, para uma apresentação de sucesso sobre metas concretizadas, planos da empresa, o projetor é a melhor pedida.

Antes da reunião você já organiza e coloca em slides todos os planos e metas a serem concluídos ou que já foram finalizados no decorrer do mês, ano etc.

Confira no Blog do Gaveteiro dicas para ter uma apresentação de sucesso

Como conter o nervosismo?

Convenhamos, falar em público não é fácil. Muitas vezes as mãos tremem, a pele sua frio, a voz fica embargada… mas calma! Se você se preparou bem, não tem porque deixar que o nervosismo te domine, existem técnicas para conter a nervoso e passar segurança, veja:

A caneta mágica: Segure uma caneta na mão durante a apresentação, se sentir nervoso, concentre-se na caneta, deslize ela pelos dedos, aperte e brinque discretamente com a caneta, essa técnica faz a pessoa se sentir menos tensa e, consequentemente, passar mais segurança.

A Quarta parede: essa técnica vem do teatro. Existem a parede de fundo e as laterais, a quarta parede é a plateia, ou seja, imagine que tem uma parede na sua frente, trace uma linha e olhe para todos os pontos dela, sem perceber você estará olhando para o seu público de forma muito natural e segura!

Gesticule e alterne o tom de voz, faça contato com os ouvintes antes de falar, treine antes com um gravador!

Dicas para o Power Point

Confira no Blog do Gaveteiro dicas para ter uma apresentação de sucesso

  • 1-    Faça uma apresentação simples e objetiva. Não escreva textos grandes nos Slides, apenas tópicos de
    apoio, o foco principal é você não o texto, portanto, ensaie o que deve ser dito;
  • 2-    Use letras neutras, de fácil leitura e em tamanho que dê para todos visualizarem;
  • 3-    Cuidado com as imagens!!!! A imagem dá relevância ao que está sendo falado, portanto, ela precisa ter a mesma seriedade do texto;
  • 4-    Não preencha a tela de uma vez só, faça um balanço dos elementos, fazendo com que item apareça de acordo com o que você está dizendo, ajudando a prender a atenção dos ouvintes.
  • 5-    Só use vídeos se eles passarem informações complementares ao que foi dito ao vivo;
  • 6-    E por fim, não estoure o tempo com seu ppt, deixe um tempinho no final para que a plateia possa interagir.

Como se preparar?

Cronograma

Dado o objetivo e o tema da reunião defina como será a apresentação, o tempo de duração – em algumas reuniões não é possível determinar o horário de término, mas numa reunião de projetos ou membros de uma mesma organização, definir um cronograma com início e término contribui para que se tenha mais objetividade nas reuniões.

Para as reuniões de emergência estipule um tempo para as discussões.

Confira no Blog do Gaveteiro dicas para ter uma apresentação de sucesso

Pauta preliminar

Para uma reunião mais produtiva é fundamental que todos os envolvidos sejam informados dos assuntos que serão abordados, também se é uma reunião de planejamento, um comunicado, mudanças, apresentação de resultados e etc, para que as pessoas possam se preparar adequadamente e evitar desvios nas discussões e perda de tempo.

Objetividade é tudo, afinal, TIME IS MONEY! Para isso basta um simples e-mail explicativo!

Apresentação

Para uma apresentação você precisa cativar a sua plateia. Para isso o local precisa de boa iluminação, movimente-se, interaja com as pessoas para não deixar sua apresentação monótona e use o equipamento de apoio certo!

Existem vários tipos que podem ser utilizados de maneiras muito criativas e eficientes para os mais diversos tipos de apresentações,

Flip Chart

Seja na apresentação de metas ou resultados, o flip chart continua sendo um bom e velho aliado. Para reuniões pequenas, o flip chart é ideal, é prático, dinâmico e você pode usar vários cores de canetas pra mostrar ideias diferentes etc. Posicione o cavalete num local visível a todos e evite ficar passando em frente dele. Clique aqui para adquirir o seu.

Quadro Branco

O quadro branco é versátil. Ele pode ser usado tanto em reuniões para explorar metas, explicar melhor pontos importantes, quanto em brainstormings e em reuniões que precisem de mais criatividade dos participantes.

Além de usar canetas coloridas para explicar melhor os conceitos, post-its podem ser usados também, pois com eles é possível criar scrum boards que ajudam a criar metas mais definidas pós-reunião.

Quadro Magnético

Ter um quadro magnético é sempre muito interessante pois ele tem as mesma funções que o quadro branco, além de poder fixar fotos, papéis e até “grudar” melhor os Post-its. Tudo isso contribui para apresentações dinâmicas e criativas que, normalmente, dão ótimos resultados!!

Projetor

Se for fazer uso de Slides vai precisar de um projetor!
Mas cuidado, normalmente, as reuniões com quadro branco ou flip chart são mais dinâmicas, para fazer uso de slides e não deixar sua apresentação monótona e cansativa siga algumas dicas:

Agora prepare a sua apresentação, ensaie, uses essas técnicas e corra para o sucesso!

Clique aqui para adquirir materiais para sua apresentação.

banner com imagem de produtos de uso corporativo, imagem contém botão para fazer cotação online

Continue seguindo o Blog do Gaveteiro para ficar por dentro de todas as novidades em primeira mão.

Sobre o autor

gaveteiro_admin

1 comentário

Deixar comentário.

Share This