Dicas da Marta

Mais vale uma pasta na mão do que documentos voando!

Pasta sanfonada para armazenar arquivos
Escrito por gaveteiro_admin

Item essencial em escritórios, as pastas são parte do dia a dia de muita gente. De todos os tamanhos, formatos e cores cada pasta tem uma função especial e auxiliam muito na organização dentro do escritório. Se você trabalha em um, sabe muito bem como elas facilitam a vida na hora de procurar documentos.  Para quem não usa pastas com frequência elas parecem todas iguais, mas não são. Conheça alguns tipos e descubra qual a melhor para uso pessoal ou no escritório.

Tipos de pastas

 

►Pasta aba com elástico:

   •As pastas Ofício,  PP A4 são ótimas para guardar documentos. Por serem mais leves e práticas, elas podem pasta-ofício-620x315ser levadas para fora do escritório para pagar contas, para reuniões externas, assinar documentos etc. De vários tamanhos, espessuras e cores são as mais conhecidas e usadas no dia a dia. Geralmente são confeccionadas em polipropileno com E.V.A ou em papel cartão.

 

►Pastas catálogo

pasta-catálogo-620x315

• São pastas confeccionadas em PVC ou plástico polipropileno. Existem pastas disponíveis em tamanho ofício e A4. Essas pastas são feitas com envelopes plásticos internos e algumas são confeccionadas com colchetes para que seja possível a inserção de mais envelopes. Elas são perfeitas para catalogação, conservação e fácil identificação dos documentos. Usada em escritórios, escolas, hospitais e em muitos outros ambientes corporativos. Pastas catálogo evitam o acúmulo de pó sobre os papéis.

 

►Pastas Grampo

pasta-grampo-620x315

•As pastas grampo vêm com um colchete, parecido com a da pasta catálogo, para que os papéis fiquem presos. Basta que o papel tenha dois furos centrais e eles se encaixarão perfeitamente na pasta. Existem pastas grampos no tamanho ofício, A4 e PP. Também são excelentes para organizar papéis de forma eficiente, pois os grampos são fixos a pasta e o risco dos documentos se soltarem ou saírem da sequência são mínimos. São confeccionadas em polipropileno ou papel cartão.

 

►Pastas L

Pasta-L-620x315

•Pastas L não têm elásticos ou abas para fechá-la. Elas são abertas em formato de L e tem um corte em formato de semi-lua na parte superior e na parte frontal para ajudar na sua abertura. Essas pastas não conseguem armazenar grandes quantidades de papel, geralmente são usadas em reuniões, para guardar documentos a serem entregues em outros departamentos etc. Todas são confeccionadas em polipropileno e estão disponíveis no tamanho Ofício e A4.

 

►Pastas AZ

 

•Usadas na maioria das vezes em escritórios, as pastas AZ são usadas para organizar papéis importantes em ordem alfabética e foram feitas para serem guardadas horizontalmente. A maioria é confeccionada em papel cartão revestido com PVC ou polipropileno Pasta-AZ-620x315e estão disponíveis em tamanho A4 e Ofício. Possuem um visor na coluna com etiqueta para identificação dos
documentos armazenados.

 

►Pastas Fichário

pasta-fichário-620x315

•Muito conhecidas, as pastas fichário são usadas tanto em escritórios, quanto em escolas e universidades por alunos, professores etc. As pastas fichário são feitas com vários materiais, várias cores e muitos tamanhos, como A4, Ofício e minis fichários. As mais usadas em escritórios são as revestidas em PVC com 4 argolas que se encaixam a papéis ou envelopes plásticos com furos universais.

 

►Pastas Sanfonadas

pasta-sanfonada-duplicata-620x315

• Pastas sanfonadas são outra opção que além de muito usadas em escritórios, também são muito usadas por alunos e professores de universidades e escolas. As pastas são feitas com divisórias, que variam de 12 a 31 e ajudam na organização anual ou mensal de documentos diversos. Pastas em plástico polipropileno ou em papel Kraft revestido de Percalux, as pastas com divisórias são confeccionadas em tamanho A4, ofício, médio e em tamanho de cheques bancários.

pasta-sanfonada-620x300

 

►Pasta Documento

pasta-documentos-620x315

•Outro tipo de pasta que também pode ser usada interna ou externamente em escritórios, escolas, hospitais etc. Essa pasta tem o zíper comum ou o estilo slide. As pastas com zíper são feitas em diversos tamanhos e vários materiais, desde plásticos até tecido, telados ou lisos. Algumas vem com porta-cartão.

 

►Pasta Contrato

pasta-contrato-620x315

Pastas contrato, como o nome próprio nome diz, é um tipo de pasta perfeita para guardar contratos, documentos e currículos. Esse tipo de pasta geralmente é mais usada em ambiente externo ou entre departamentos em um escritório. Geralmente são feitas em plástico. Não são indicadas para colocar muitos documentos de uma vez.

 

►Pasta Escolar

pasta-escolar-620x315

•A mais comum e mais conhecida de todas as pastas citadas anteriormente. A maioria das pastas escolares são tamanho A4, mas algumas são tamanho Ofício. A maior diferença está na espessura e capacidade armazenamento de papel. Muito usada em escritórios, escolas, universidades, papelarias etc. Podem ser de plástico ou papel cartão.

 

►Pasta Suspensa

pasta-suspensa-620x315

•As pastas suspensas são ideais para armazenar documentos em arquivos ou bases aramadas que ficam sobre a mesa do usuário. Disponíveis em vários tamanhos e cores, elas podem ser de papel Kraft  ou de plástico. Esse tipo de pasta é usado prioritariamente em escritórios e no ambiente corporativo.

 

►Pastas Canaleta

pasta-canaleta-620x315

•São pastas parecidas com a em L, só que elas são completamente abertas e seguram os papéis graças à canaleta. Ela é ótima para armazenamento de documentos de forma segura e organizada. Todas são confeccionadas em plástico e são usadas também no ambiente escolar e universitário para guardar trabalhos.

 

Organizar também é decorar!

pastas-organização-500x315

Atualmente a tecnologia na confecção de pastas é tão diversificada que você pode deixar seu escritório mais festivo. Existem pastas estampadas, coloridas e de vários materiais. Uma ótima dica é comprar pastas de várias cores para separar os documentos por urgência, mês, prioridade etc. Além de deixar tudo no lugar você ainda dá uma cara nova ao escritório. Agora que você já sabe qual é o melhor tipo de pasta para uso pessoal ou no ambiente de trabalho, fica mais fácil organizar documentos de forma mais divertida. E de forma correta.

 

Sobre o autor

gaveteiro_admin

1 comentário

Deixar comentário.

Share This