Comércio/Logística

Segurança no Transporte: Como Segurar sua Mercadoria com Lona e Cintas de Amarração

caminhão com carga
Escrito por gaveteiro_admin

Quem nunca passou pela situação de estar atrás de um caminhão com carga pesada e ficar apreensivo? Este medo é muito comum, e isso nos lembra de que no transporte de mercadorias, umas das coisas mais importantes é a amarração da carga, afinal, o carregamento inseguro dela (seja de objetos grandes ou pequenos) pode ocasionar danos ao produto e graves acidentes de trânsito! Então, para evitar situações de risco e transportar a mercadoria seguramente até o local de entrega, siga as dicas que o Gaveteiro separou para você!

 

 

 Compra do Equipamento:

Todo equipamento utilizado para amarração de carga precisa ter algumas informações visíveis, como:

– Nome do fabricante

– Data de Fabricação

– Comprimento e carga máxima que suporta em tração direta

– Número da NBR (Norma Brasileira) que ela atende

– Código de rastreabilidade

– Certificado de garantia e certificado de aprovação de testes

Duas características que as cintas de amarração precisam ter: alta resistência e baixo alongamento (não esticar), por isso elas são fabricadas normalmente em poliéster e possuem ganchos e/ou catracas que são conectadas na carroceria. E claro, o ponto de amarração na carroceria precisa estar em bom estado de conservação, além de ser resistente o suficiente para suportar o peso da carga que será amarrada. Caso o seu veículo não tenhas essas condições ideais, procure empresas especializadas que vendam terminais basculantes soldáveis que possuam a resistência gravada em alto relevo no próprio equipamento. Ter essa resistência gravada é o primeiro passo para um trabalho seguro!

Como prender a carga de forma segura:

1 – A carga, seja ela pesada ou leve, se move
amarracaocargas-290x200durante o percurso (lei da física). Portanto, leve em consideração o material, formato e peso do que será transportado e compre a cinta necessária de acordo com essas características e lembre-se de prendê-la de diversos ângulos, para que não corra o risco dela se desprender. Verifique o tamanho e peso da carga para ver o comprimento e capacidade da cinta ideal.

2 – Distribua a carga uniformemente por toda a carroceria do veículo. Lembre-se: o veículo estará em movimento, com variação de velocidade, curvas e freadas, portanto, uma carga concentrada em apenas um lado desestabiliza o veículo podendo ocasionar acidentes.

3- Distribuída a carga, coloque as cintas fixando os conectores nos pontos de proteção do caminhão. Existem cintas com apenas um gancho e cintas com gancho e catraca para fixação, verifique qual a mais adequada de acordo com a carga que será transportada. Os pontos variam de acordo com cada veículo, a maioria dos veículos é equipado com trilhos laterais e no chão da traseira, não amarre todos os produtos no mesmo ponto de proteção para que não corra o risco de ceder.

4 – Tão importante quanto a resistência da cinta, é a força aplicada na amarração! E também por essa força que tem que se aplicada é que os pontos de proteção do veículo precisam ser resistentes e estar em perfeitas condições! Lembra do medo que falamos no começo? Ele é bem justiçado quando vemos caminhões passando com a carga totalmente frouxa – neste caso, qualquer movimento levemente brusco do veículo já será suficiente para a movimentação dos produtos que pode gerar acidentes graves e até fatais. Portanto: AMARRE A CARGA COM FORÇA!

5- Tanto no início quanto no decorrer da viagem inspecione se o carregamento está seguro e que tudo continua preso tanto na carga aberta quanto na coberta por lona.

Quando for fazer o carregamento do veículo, leve em conta todas essas informações, afinal, com segurança não se brinca. E um leve descuido pode colocar a vida do condutor e de outras pessoas em risco!

 

Dicas:

– Utilize apenas cintas que não tenham perfurações, desfiamentos ou qualquer tipo de deformação;

– Não utilize cintas de amarração para trabalhos com elevação de carga;

– Não aplique nós nas cintas, nós reduzem a resistência do equipamento em até 40%;

–  Para materiais grandes utilizes cintas de segurança, para produtos pequenos, utilize lonas de proteção

 

banner com imagem de produtos de uso corporativo, imagem contém botão para fazer cotação online

Sobre o autor

gaveteiro_admin

Comentar

Deixar comentário.

Share This