Hotel/Restaurante

EPI Cozinha industrial: Profissionais protegidos com 4 deles!

Escrito por flavaccaro

Conheça os principais EPIs para proteção em cozinhas, contribuindo para segurança e higiene do ambiente!

 

banner com bota de pvc, luva térmica e touca descartável

profissionais-da-cozinha-fazendo-o-uso-do-epi-evitando-acidentes-e-garantindo-a-higienizacao

É sabido que higiene e trabalho em cozinhas industriais não andam separados. Assim como alimentos não podem faltar na dispensa de um restaurante, alguns itens de EPI também devem estar sempre à mão quando o trabalhador precisar. Descubra agora quais EPI’s devem existir na sua lista de compras e por que é tão necessário usá-los durante o dia de trabalho.

Luvas de EPI.

As luvas são muito utilizadas na cozinha. trabalhador-usando-epi-luva-anti-corte-de-objetos-cortantes-e-pontiagudos-na-cozinhaAlém de proporcionar proteção e segurança para mãos e punhos contra cortes e queimaduras, elas também evitam o contato de contaminantes com os alimentos:

– Luva de malha de aço: Em malha de aço trançada, protege contra cortes de facas.

– Luva de Vinil: Modelo descartável é ideal para atuar na seleção de alimentos, proporcionando higiene no contato com produtos e até mesmo em seu preparo.

Luva térmica: Fabricada em silicone, é um modelo impermeável que suporta temperaturas de até 250°C. Ideal para manusear panelas, assadeiras etc.

– Luva de látex: Proporciona ampla proteção das mãos e antebraço. Perfeita para atuar na limpeza da cozinha. Protege a pele contra produtos de limpeza corrosivos e também contra alergias.

 

imagens-ilustrativa-de-luvas-a-ser-usadas-na-cozinha-epi-em-latex-e-antitermica-mais-usada-na-cozinha-industrial

Calçados de EPI.

Os calçados também são importantes para manter a higiene e proteção do trabalhador em uma cozinha.trabalhador-escorregando-no-chao-da-cozinha-industrial-sem-fazer-o-uso-do-calcado-epi-corrteo O principal modelo utilizado é confeccionado em EVA na cor branca. Esse tipo de sapato contém solado antiderrapante, evitando acidentes durante a jornada de trabalho.
O segredo deste calçado de segurança está em sua prática higienização. Além de ser próprio para o ambiente alimentício, cozinheiros, confeiteiros e chefs que ficam muitas horas em pé na cozinha, precisam desse tipo de produto, que une segurança e conforto.

Aventais e Mangotes.

Além de proteção para mãos e pés, em uma cozinha profissional é fundamental oferecer também segurança para outras regiões corporais, como peito e braços:

Avental: O modelo mais utilizado para a proteção na cozinha é confeccionado em aramida, oferecendo proteção contra chamas.

– Mangote de segurança: Fornece proteção por toda região do antebraço e braço e auxilia no trabalho com cortes. Contem resistência térmica a fogo.

Descartáveis.

Uma cozinha profissional utiliza muito itens para prevenir queda de cabelo, acidentes com óleo e até mesmo evitar que saliva entre em contato com os alimentos manipulados. Esses itens, em sua maioria, são descartáveis. Produtos descartáveis além de mais práticos evitam acúmulo de fluídos devido à lavagem mal feita:

produtos-epi-descartaveis-touca-pro-pre-e-avental-manga-curta-para-uso-de-cozinha-industrial

– Toca: Modelo descartável confeccionado em TNT, com elástico nas extremidades. Proporciona proteção contra queda de cabelos nos alimentos.

-Máscaras: Máscaras descartáveis confeccionadas em TNT evitam a salivação ou transmissão de doenças, além disso, é um modelo prático e muito higiênico.

-Propé: Também confeccionado em TNT, esse produto descartável é colocado sobre o calçado, evitando que sujeiras vindas da rua entrem na cozinha industrial.

Dicas Importantes:

– Uma cozinha profissional exige um nível de limpeza muito maior que uma cozinha residencial. Por isso é muito importante que além do uso de EPI’s sejam usados os produtos de limpeza corretos para a desinfecção do ambiente.

– Alguns EPI’s exigem C.A., outros não. Verifique sempre se o C.A. é necessário ou se está vencido. Caso esteja vencido é necessário trocar o EPI.

– Compre luvas e descartáveis do tamanho certo para os seus funcionários. Números menores podem tornar os movimentos mais difíceis e gerar acidentes.

– Verifique sempre o estado dos produtos. Se apresentarem furos ou rasgos é necessário trocar imediatamente.

– Quando o produto usado na cozinha industrial não é descartável, é necessário higienizá-lo sempre que possível. Cuidar bem dos itens de proteção para cozinhas torna o ambiente ainda mais seguro e livre de contaminações.

cotacao-produtos-suprimentos-corporativos-compras-epi-on-line-no-site-gaveteiro

Sobre o autor

flavaccaro

Flavia é redatora do Gaveteiro.com.br

Deixar comentário.

Share This