Construção Civil

Guia prático: Quais os tipos de motobombas

Escrito por flavaccaro

Confira com o Blog do Gaveteiro quais são os tipos de motobombas e como funciona cada uma.

Você sabe como funcionam e qual a utilidade das motobombas em alguns setores industriais e da construção civil? Entende o funcionamento e a necessidade que alguns trabalhadores têm deste maquinário? Caso você precise usar uma motobomba e não compreenda bem seu funcionamento ou até se deseja saber quais são suas funcionalidades, está no lugar certo!

Para que serve?

Servem para retirar água de lagos, poços etc. e graças ao seu poder de sucção, elas conseguem puxar água em grande quantidade.

São usadas também para irrigar campos, plantações e jardins.

motobomba-para-drenagem

Diferença entre motobomba com 2 e 4 tempos

A diferença está na potência de cada uma.

Uma motobomba de 4 tempos tem um motor muito mais potente, consegue fazer trabalhos mais pesados, puxar altas quantidades de água e também irrigar locais maiores; A motobomba com 2 tempos ajuda em serviços mais simples. Em contrapartida seu motor é bem mais rápido, ela pode ser inclinada sem que o trabalho seja interrompido e seu tanque aceita gasolina e óleo misturado, diferente da de 4 tempos que vem dois tanques.

Tipos de Motobombas

Auto-Escorvante

Esse tipo de motobomba já elimina o ar de dentro da máquina automaticamente fazendo com que o motor funcione de imediato.

Centrífuga

Tem maior vazão com menor pressão. Indicada para injetar água em distâncias curtas.

Injetora

Diferente da motobomba centrífuga, ela tem menor vazão e maior pressão. Indicada para uso em irrigações de campos, lava-rápidos, agricultura etc.

Multi-estágio

Tem equilíbrio entre vazão e pressão e pode ser usada em campos maiores, para irrigação, esvaziamento de buracos, lagos etc.

Trash Pump

Indicada para uso em água com resíduos leves e medianos. Com essa motobomba é possível limpar a água antes do uso.

Química

Para uso com produtos químicos, como agrotóxicos. Indicada para uso na agricultura.

Motobomba Submersível

Pode ser usada embaixo da água para retirada de água em lagos e poços. Esse tipo de motobomba é específica para esse trabalho. Dica: Não use as outras motobombas para esse tipo de serviço.

Ambientes em que a motobomba é necessária

Indicadas para uso na construção civil, campos agrícolas, lava-rápidos, centros de natação e todo e qualquer local que precisa de punção e irrigação. A água pode ser retirada de poços, lagos, buracos em obras, piscinas etc.

Dicas importantes:

  • Para selecionar uma bomba hidráulica é necessário saber o desnível da sucção (h), o desnível do recalque (H), as perdas por atrito na tubulação de sucção e recalque e as perdas por atrito nas conexões hidráulicas;
  • Motobombas podem usar gasolina com até 10% de álcool para abastecimento do tanque. Mais álcool do que isso na composição da gasolina acaba danificando o motor;
  • Não deixe gasolina dentro do tanque da bomba hidráulica por mais de um dia;
  • Todas motobombas são cilindradas e tem partida manual retrátil.

banner com imagem de produtos de uso corporativo, imagem contém botão para fazer cotação online

Clique aqui e faça sua cotação.

Sobre o autor

flavaccaro

Flavia é redatora do Gaveteiro.com.br

Deixar comentário.

Share This