Hotel/Restaurante

Descartáveis: Praticidade e Economia!

Escrito por flavaccaro

Existem vários tipos de descartáveis disponíveis no mercado. Descubra quais são os mais usados e repense o uso deles no seu ambiente de trabalho!

Quando se pensa em descartáveis, a primeira coisa que vem em mente são pratos e copos de plástico utilizados em festas, churrascos, reuniões, confraternizações e momentos de lazer. Mas nem todos descartáveis são confeccionados nesse material. Existem outros materiais que substituem o plástico, o que abre ainda mais o leque de opções para os consumidores.  Se você não conhece as outras opções, apresentamos algumas a vocês agora nesse post.

Descartáveis de Plástico.

Os utensílios de plástico, cada vez mais, são utilizados nos ambientes profissionais e nos comércios, graças à praticidade que oferecem. A maioria dos descartáveis que usamos diariamente são fabricados em polipropileno, polietileno ou policarbonato, tipos de plástico que podem ser usados sem problema para armazenamento de alimentos sólidos e líquidos, quentes ou frios.
Os copos de plástico que utilizamos para beber água e o copinho de café usado durante o expediente, são confeccionados em polipropileno, o que garante boa resistência térmica, impedindo que derretam ou rachem com facilidade, assim como os talheres e pratos descartáveis desse mesmo material.

plasticos

 

Descartáveis de Isopor.

O poliestireno expandido, mais conhecido como isopor, é a solicite-cotacaomatéria prima utilizada para alguns dos descartáveis que encontramos em lanchonetes, restaurantes, carrinhos de hot dog, quermesses, etc.
Mais rígidos que os descartáveis de plástico, e ainda assim extremamente leves, os produtos de isopor tem uma vantagem a mais: Eles mantem a comida e as bebidas quentes ou frias por muito mais tempo, em média por uma hora ou mais. Diferente do plástico que transfere todo o calor ou frio do alimento para o copo ou pote.

Descartáveis de alumínio.

São as mais comuns aqui no Brasil. Pelo preço menor que as de plástico e de isopor, se tornam mais atrativas para o comerciante. Além de ter ótima vedação (as marmitas de alumínio são fechadas por uma máquina específica), elas ocupam menos espaço no local de trabalho e também são mais fáceis de reciclar.

Vantagens do uso de copos e plásticos descartáveis.

As vantagens dos descartáveis usados em restaurantes, self servicesfast foods etc. está, principalmente, no poder de entregar alimentos em outra localidade e não precisar se preocupar com o retorno do prato ou marmitex para o restaurante. Além disso, marmitex e copos de plástico ou de isopor são adaptados para esse tipo de serviço, pois todos têm tampas que vedam o alimento e impedem vazamentos.
A limpeza também se torna bem mais prática, pois após o uso de talheres, copos e pratos descartáveis, você pode descarta-los, o que evita perder mais tempo lavando todos os utensílios utilizados no decorrer de confraternizações, reuniões etc.. Produtos desse tipo também são mais baratos e mais resistentes, o que agrega ainda mais custo x benefício.

copos

Descarte consciente de produtos descartáveis.

Da mesma maneira que descartáveis são muito mais práticos, eles também geram o dobro de lixo, o que cria um grande impacto negativo ao meio ambiente. Por isso, verifique sempre se existem locais de coleta e reciclagem para que você faça o descarte correto dos utensílios. Algumas empresas que fornecem marmitas e potes descartáveis, também recolhem esses objetos após usados para fazer a reciclagem. Verifique com seu fornecedor quais soluções ele pode oferecer.

descarte

Dicas:

– Ao usar descartáveis de plástico e de isopor, verifique sempre se eles podem ir ao micro-ondas. Alguns utensílios desse tipo suportam mais calor.

– Não reutilize os descartáveis, eles não são feitos para reuso. Em nenhuma hipótese.

– Se você entrega comida em outras empresas, verifique o tempo que a comida demora para chegar no local. Se for maior que 30 minutos, é indicado usar marmitex de isopor.

– Faça as contas de quanto você gasta com descartáveis por mês. Tendo isso em mente, fica muito mais fácil evitar desperdício e também estimar o preço do que será vendido de acordo com a embalagem usada. Quando se faz esse cálculo, é necessário também acrescentar o valor da mão de obra e dos produtos descartáveis utilizados.

– Antes de comprar qualquer produto descartável é necessário verificar se ele está dentro das normas ABNT 14865. As normas ABNT asseguram que o descartável comprado está dentro das leis de segurança exigidas, por isso verifique com atenção a caixa e a embalagem antes de comprar.

banner com imagem de produtos de uso corporativo, imagem contém botão para fazer cotação online

 

 

 

 

 

Sobre o autor

flavaccaro

Flavia é redatora do Gaveteiro.com.br

Deixar comentário.

Share This