Dicas da Marta Dicas do Gaveteiro Gaveteiro

Cuidados essenciais: Saiba como fazer a limpeza de porcelanato e mármore

Escrito por gaveteiro_admin

Que o porcelanato e o mármore são peças para deixar o ambiente ainda mais bonito, todo mundo já sabe. Mas será que todos sabem como  manter essas peças sempre apresentáveis? Confira com o Blog do Gaveteiro como fazer a limpeza de porcelanato e mármore com praticidade.

Porcelanato e Mármore: Qual a diferença?

O porcelanato é um revestimento cerâmico reconhecido por sua beleza e rigidez. Com uso tanto externo como interno, ele se adequa á áreas de diferentes tipos de tráfego, lojas, escritórios e ambientes residenciais como banheiros, bancadas e cozinhas.

Já o mármore, que é uma pedra natural, não é indicada para ambientes externos por conta de sua alta absorção. Possuindo menos brilho que o porcelanato, o mármore é uma escolha fina e de alto custo.

Porém, ambas as matérias prima estão sujeitas a todo tipo de substância que podem causar corrosão, manchas e riscos, desde sua instalação e limpeza, até o processo de desgaste do tempo.

Confira aqui como aplicar produtos de limpeza em diferentes superfícies.

Cuidados Diários

Por ser uma superfície muito porosa, o mármore pode se danificar por manchas de líquidos comuns, como vinho, café e refrigerantes através de sua alta absorção.

Para mantê-lo sempre limpo, é necessário ter cuidado com o produto utilizado, evitando sempre abrasivos ou líquidos muito fortes que possam deixar marcas.

Após escolher o material específico para a higienização do mármore, lembre-se sempre de diluí-lo em água e secar o local com um pano seco e limpo para evitar manchas. No caso de poeiras ou matérias sólidas, o uso de uma vassoura de cerdas macias resolve!

No caso do porcelanato, é fácil mantê-lo sempre limpo e brilhante durante a rotina, como varrer o local com uma vassoura de cerdas macias e em seguida passar um pano de chão molhado.

Quando ocorrer o derramamento de líquidos, a solução é um pouco de água com detergente neutro diluído em água e pano seco para secar o local. Caso a sujeira permaneça, deixe a solução agir por um tempo antes de removê-la.

Se a sujeira for de difícil remoção, utilize químicos específicos para esse tipo de piso.

Limpeza Pós-Obra

Com o objetivo de remover qualquer tipo de resíduo de obra, a limpeza pesada é indicada para até 14 dias após a aplicação do rejunte, evitando o aspecto encardido das peças.

A primeira limpeza pós-obra deve ser realizada com cuidado e atenção por conta dos resquícios ainda presentes, como cimento e areia que se tornam grandes abrasivos e podem danificar o porcelanato ou mármore.

Para retirar as sujidades com facilidade, indicamos materiais de limpeza especializados que trarão brilho ao revestimento e evitarão manchas superficiais.

No caso de rejunte sob as pedras, o uso de saponáceo agindo por alguns minutos e retirado com esponja (use a parte amarela da bucha!), já será o suficiente!

O que evitar durante a limpeza

Apesar da alta resistência, em ambos os casos alguns determinados compostos podem danificar as peças ou manchá-las, como os encontrados na lista abaixo:

  • Ceras
  • Ácidos
  • Acetona
  • Soda Caustica
  • Amoníaco
  • Sabão em pó
  • Escovas de aço

Todos esses itens devem ser evitados na higienização de porcelanatos e mármores com o objetivo de não riscar, não manchar e nem fazer com que as peças percam o brilho.

Como retirar manchas

Quando escolhemos mármore ou porcelanato para decorar o ambiente, as dúvidas de limpeza surgem logo após a sua instalação: Como limpar, como tirar manchas, e quais produtos possuem melhor desempenho na limpeza são o ponto principal para seguir e manter a superfície sempre com brilho e boa aparência.

Confira abaixo tabela com as manchas mais recorrentes e qual o produto adequado que irá limpar o material sem danificá-lo.

TIPO DE MANCHA PRODUTO ADEQUADO
Bebida Alcóolica Detergente alcalino / Água sanitária
Óleos e Graxas Água quente + Detergente Alcalino
Tinta Removedor de Tinta
Café e Ferrugem Água sanitária / Saponáceo
Poeiras Detergente + Água fria
Chá e Refrigerante Água + Vinagre

 7  Dicas!

  • Sempre que algum líquido cair sobre a peça, limpe imediatamente para evitar manchas.
  • Na hora de usar produtos químicos, não se esqueça de diluí-los em água em um recipiente antes de utilizá-lo no local necessário.
  • O uso de esponjas de aço ou abrasivos não é indicado de forma alguma. Para não riscar a peça de mármore ou de porcelanato, opte por panos ou esponjas macias.
  • Produtos químicos não indicados fazem a peça perder o brilho;
  • Em caso de dúvida, sempre busque orientação de casas de construção ou de produtos profissionais.
  • Para cortar o mármore ou o porcelanato, escolha o disco de corte correto. O mármore é muito mais maleável e fácil de cortar que o porcelanato, atente-se na hora de escolher para não danificar a peça.
  • O porcelanato é muito mais resistente que o mármore, contudo, ele risca mais fácil e não é tão fácil de trocá-lo, pois ele é muito mais duro. Então, o cuidado com o porcelanato é redobrado, mesmo ele sendo mais barato.

Clique aqui para cotar produtos de limpeza com preço exclusivo cliente PJ.

Gostou de saber como fazer a limpeza de porcelanato e mármore? Continue seguindo o Blog do Gaveteiro para ficar por dentro de todas as novidades em primeira mão.

Sobre o autor

gaveteiro_admin

Deixar comentário.

Share This