Construção Civil Indústria

C.A.: O que significa e porque é tão importante?

Escrito por gaveteiro_admin

Provavelmente você já ouviu falar do termo “Certificado de Aprovação” ou já se deparou com a sigla “C.A.” em sites de equipamento de proteção individual. Confira agora qual a importância desse certificado e qual o seu significado!

Banner comercial linha de produtos de EPI

 

O que é Certificado de Aprovação do EPI?

ca-papel

O certificado de aprovação, ou C.A., é um documento expedido pelo Ministério do Trabalho e Emprego que garante a funcionalidade, resistência e qualidade de um EPI (Equipamento de Proteção Individual).
Segundo a regulamentação, por meio da NR-6, a regra é que todo e qualquer EPI, de origem nacional ou importada, só pode ser comercializado ou utilizado dentro das empresas se contiver a indicação do Certificado de Aprovação imposto pelo órgão nacional competente na questão da segurança e saúde no trabalho.

Qual a importância dos certificados de aprovação nos EPI’s?

ca-epi

Agora que você já sabe o que é um C.A, vamos conhecer melhor o que é um EPI: O Equipamento de Proteção Individual ou EPI é todo acessório ou dispositivo individual utilizado pelo trabalhador durante o expediente com a finalidade de protegê-lo dos riscos e ameaças a sua saúde. Dentre esses equipamentos temos: Óculos de proteção, luvas, botas, roupas especiais, capacetes, máscaras respiratórias, talabartes, cinturões de segurança, mangotes de raspa e muitos outros produtos.
Para garantir a funcionalidade de proteção desses materiais, é necessário que cada um dos produtos contenham o seu próprio C.A. Essa exigência é clara, pois antes de chegar aos pontos de venda, o EPI deve ser submetido a alguns testes específicos relacionados ao segmento em que se enquadra para assim poder garantir a eficácia de sua proteção e durabilidade.
Se o resultado desses testes for positivo, o EPI recebe então o seu C.A. e a autorização de comercialização.

Qual a validade de um C.A?

validade

Depende muito de equipamento para equipamento, mas se o EPI estiver próximo de vencer o C.A., o fabricante tem até 90 dias antes do prazo de vencimento para renovar o Certificado de Aprovação. Caso o equipamento de proteção individual ganhe uma característica que fuja do indicado do C.A. em vigor (por exemplo, o capacete era Classe A e agora a empresa só confecciona capacetes de proteção Classe B), o fabricante é obrigado a emitir um novo C.A. que abarque essa nova característica.
A informação de expiração do C.A. pode ser verificada no site do Ministério do Trabalho e Emprego.

Dicas:

1- Antes de comprar qualquer produto de EPI, verifique se a embalagem do produto não está violada e se apresenta informações claras e visíveis.

2- Não compre um produto de proteção individual caso ele não contenha C.A., sua procedência pode ser duvidosa.

epi-comprar-ca

3- Em caso de compras online, adquira seu EPI de sites confiáveis e que deixam o C.A. do EPI sempre visível.

4- Certifique-se que o C.A. é verdadeiro acessando sites especializados, como o site do TEM (Ministério do Trabalho e Emprego) e o ConsultaCA.

5- Atenção: Se o EPI quebrar ou se danificar ele deve ser trocado imediatamente, independente do prazo de validade do C.A.

 

Sobre o autor

gaveteiro_admin

Deixar comentário.

Share This