Dicas da Marta Dicas do Gaveteiro Gaveteiro

Iluminação correta no ambiente de trabalho!

Escrito por gaveteiro_admin

Além de iluminarem o ambiente, as lâmpadas ajudam a criar um clima mais confortável para que o trabalhador consiga executar suas tarefas com mais eficiência.

banner-blog-lampadas

office-lights.png

Um bom projeto de iluminação causa total diferença no ambiente. A luz adequada tem a capacidade de ressaltar a decoração, valorizar cores e objetos, auxiliar na saúde da visão, aumentar o conforto e a praticidade. Pensando nisso, nós do Gaveteiro.com.br selecionamos algumas dicas para você melhorar seu ambiente profissional através da iluminação.

Iluminação Elétrica.

lampadas-eletricas

Quando o ambiente é naturalmente escuro ou as janelas não ajudam com a entrada de luz natural, a melhor saída é optar pela iluminação elétrica.
No caso das lâmpadas de LED, as atuais favoritas do mercado, a versatilidade oferecida as transforma em uma ótima escolha!
Além da durabilidade de até 50 mil horas a mais que as lâmpadas convencionais, o gasto mensal é baixíssimo, economizando em torno de 10% a mais do que as lâmpadas incandescentes.
Outra escolha é potencializar a luminosidade em detalhes, como: inserir lâmpadas próximas a espelhos, na parte interna de móveis, dentro de nichos e em lugares estratégicos no teto, onde a iluminação possa ser direcionada manualmente.
Em corredores são usadas lâmpadas fluorescentes, lâmpadas de emergência e lâmpadas tubulares, que por seu tamanho diferenciado, iluminam áreas maiores mais facilmente. Essas lâmpadas também são mais usadas em escritórios, escolas, faculdades e muitos outros ambientes, pois sua luz não gera tanto desconforto durante longas horas de trabalho.

Temperatura de cor.

luz-temperatura

Além da iluminação através das lâmpadas, as cores fazem uma grande diferença no ambiente de trabalho.
Prefira sempre cores claras nas paredes e móveis para que em conjunto com a eletricidade, o local fique mais harmonizado e naturalmente mais claro.
Em ambientes que usamos para descanso e lazer, a necessidade de uma luz confortável é indispensável, o ideal é apostar nas lâmpadas de luminosidade amarela e quente em salas de descanso, salas de descanso, quartos de lazer, etc.
Já nos lugares que demandam maior concentração e atenção, a luz branca e fria é perfeita.

Distribuindo a iluminação.

iluminacao-led

Para criar um ambiente equilibrado e convidativo, a melhor dica é a combinação de diferentes tipos de iluminação, e uma distribuição que valorize todo o ambiente e que possa refletir a luminosidade entre as paredes e o teto, além de pontos de luz espalhados pelo teto com iluminação indireta, abajures e luminárias sob as mesas de leitura, luzes de LED branco em ambientes externos como jardins e refletores para grandes áreas externas.

Dicas para deixar o ambiente mais claro:

1- Antes de comprar lâmpadas, verifique a voltagem correta e o tamanho ideal.

2- Use as cores adequadas de lâmpadas para cada ambiente, seja interno ou externo.

lights-colors

3- Lâmpadas de LED são uma ótima escolha de custo-benefício, pois além de durarem mais, é muito difícil de se quebrar.

lampada-led

4-  A lâmpada espiral proporciona maior luminosidade em relação as lâmpadas em formato de U.

spiral-lamp

5- Escolha sempre por cores claras na decoração, mas tenha cuidado para não exagerar. Excesso de claridade é nocivo para a visão do trabalhador.

Sobre o autor

gaveteiro_admin

2 comentários

Deixar comentário.

Share This