Hotel/Restaurante

Série Profissionais de Cozinha (Parte 2): Os bastidores da produção em padarias!

Escrito por gaveteiro_admin

Descubra tudo sobre os bastidores das panificadoras e como tornar sua padaria ainda mais rentável. Saiba tudo acessando agora nosso blog!

O que acontece atrás dos balcões das padarias? Como funciona uma cozinha industrial em uma panificadora? Descubra agora como o pãozinho de cada dia é feito.

Banner linha de produtos para restaurante

Todo mundo gosta de pão quentinho e fresco, não é verdade? Mas para que isso aconteça, antes dele chegar até o consumidor, é necessário o uso de alguns maquinários específicos que contribuem com a confecção de grandes quantidades de pães e outros produtos de padaria. Para tornar a entrega do pão mais rápida, a indústria alimentícia trabalha com máquinas que ajudam a tornar o trabalho eficiente. Descubra agora o como o tão amado pãozinho e outros doces de padaria são produzidos.

A importância da padaria no dia a dia do trabalhador.

Display de produtos na padaria

O dia a dia do trabalhador é extremamente corrido, e para que ele chegue a tempo na empresa, nem sempre é possível tomar café da manhã em casa. Por isso, a padaria virou ponto de referência para quem precisa se alimentar antes do expediente. Ao longo dos anos, as panificadoras cresceram muito. Em 2016, o faturamento nesse ramo alimentício aumentou aproximadamente 2,7%. Desta maneira, as padarias precisam trabalhar rápido e oferecer de tudo para seus clientes. O uso de maquinário profissional ajuda nesse crescimento.

Qual o maquinário usado na panificadora?

Cilindros:

– São usados para esticar a massa e enrolar no formato do pãozinho francês. Existem vários modelos, desde os mais simples (para pequenos estabelecimentos), até os cilindros profissionais, que produzem grandes quantidades de pão e outras massas.Cilindro profissional 600, este cilindro é pintado com tintura eletroestática a pó

Batedeiras:

– Além do pão, uma boa panificadora oferece outros produtos como: bolos, sonhos, croissants, pudins e muito mais. Para confeccionar esses produtos, uma batedeira planetária com litragem de 12 litros ou mais ajuda a bater todo tipo de massa.Batedeira planetária, confeccionada em aço carbono, esta batedeira planetária suporta 12 litros

Cortador de frios:

– O cortador de frios pode ser usado tanto na linha de frente da padaria, quanto para cortar frios para recheios de pães, tortas etc. Os cortadores de frios são automáticos e elétricos e todos tem ajuste da lâmina para cortar fatias finas ou mais grossas.Cortador de frios automático, Skymsen. O cortador de frios é confeccionado em aço inox contém alto nível de corte e qualidade de deslizamento

Misturadora/Amassadeira:

– A misturadora e amassadeira ajuda a sovar e descansar massas em grandes quantidades e evita que o trabalhador force muita a coluna sovando massas mais pesadas. Para usar a máquina, basta colocar os ingredientes dentro da máquina e ela faz todo serviço: Mistura os ingredientes, sova a massa e coloca a massa para descansar e crescer.

Misturadora e amassaseira, FC2. Para uso em padarias, restaurantes, rotisserias, cozinhas industriais, cozinhas profissionais e muitos outros ambientes

Estufas:

– Estufas são essenciais para ajudar no crescimento de massas. Após a massa sovada e já no formato do pão francês, ela é colocada dentro da estufa. Existem estufas que também podem armazenar bolos, massa de pizza e muito mais.Com três andares de prateleiras em arame de aço cromado e nove bandejas para dar suporte a tortas, salgados, etc

Mesa com tampo de inox:

– Essa mesa é essencial na panificadora, pois ajuda o padeiro a organizar alimentos e também fazer algumas massas. As mesas para padaria são todas em aço inox, pois as leis higiene sanitária exigem que o ambiente alimentício trabalhe com materiais que possam ser desinfeccionados rapidamente e com segurança.

Mesa tampo inox, FC2. Confeccionada em tampo de inox, esta mesa é ideal para ser utilizada em padarias, confeitarias, restaurantes, etc.

Fogões e fornos industriais:

– Também são de grande auxílio na cozinha profissional. Os fornos assam as massas enquanto os fogões podem ser usados para refogar legumes e outros alimentos para recheios, fazer creme de confeiteiro, caldas, e todo tipo de guarnição que tornam os produtos alimentícios ainda mais saborosos.

Fogão 6 bocas simples, FC2. Este fogão é confeccionado em aço carbono ou em aço inox e forno para fogão industrial, FC2. Confeccionado em porta de inox e chapa preta

Dicas:

Após o fim do expediente de trabalho, desligue todos os aparelhos da tomada, isso evita que ocorram curtos circuitos durante a noite.

Limpe todo o maquinário, mesas, panelas e talheres após cada expediente com água ou álcool e sabão neutro.

Utilize apenas utensílios de aço inox ou silicone. A lei não permite mais o uso de produtos de madeira em cozinhas industriais. Colheres e mesas de madeiras se contaminam mais facilmente do que os produtos de silicone, vidro e inox.

Armazene os alimentos com cuidado. Utilize sempre sacos e potes específicos para cada alimento e todo produto perecível deve ser guardado diretamente na geladeira.

Sobre o autor

gaveteiro_admin

3 comentários

Deixar comentário.

Share This