Construção Civil Indústria

FAQ: Filtro mecânico e cartucho químico

Escrito por flavaccaro

Descubra tudo sobre cartuchos e filtros para respirador semi-facial acessando agora nosso blog. Clique no link e confira agora!

Os filtros mecânicos foram criados para garantir a proteção respiratória dos trabalhadores, garantindo que nenhum gás ou vapor tóxico afete a saúde do usuário ou danifique suas vias respiratórias. Acompanhe aqui tudo sobre como ter, escolher e usar um cartucho químico!

O que é um cartucho químico?

Um cartucho químico geralmente é constituído por carvão ativado em sua estrutura interna, ideal para receber ou não algum tipo de tratamento químico como gases e vapores presentes no ambiente de trabalho, garantindo que o trabalhador não inale certas substâncias prejudiciais.

Qual a função de um filtro mecânico?

Confeccionados geralmente em microfibras sintéticas, os filtros possuem a capacidade de reter materiais particulados, como poeiras, névoas e fumos que estão presentes no ambiente, mas sem os cartuchos químicos, não podem ser utilizados contra gases e vapores tóxicos.

Qual a diferença entre o filtro mecânico e o cartucho químico?

Por conta da diferença na composição dos dois produtos, o cartucho químico é indicado para filtrar vapores e gases que possam ser tóxicos. Já o filtro mecânico, é ideal para gerar proteção contra materiais particulados, como poeiras, névoas e fumos.

Quanto tempo dura um filtro mecânico?

A durabilidade é variável, corresponde a diversos fatores como frequência respiratória, contaminações e conservação do produto, devendo sempre ser avaliada pelo responsável da área profissional que utiliza o EPI.

E quando ele tem que ser substituído?

Um filtro mecânico deve ser trocado assim que o usuário perceber alguma dificuldade de respiração utilizando o filtro, o que indica que o mesmo se encontra entupido. Além disso, se o material sofrer danos físicos como rachaduras ou excesso de sujeira, também deve ser trocado por um novo..

Quanto tempo dura um cartucho químico?

Assim como o filtro mecânico, a vida útil do cartucho varia de acordo com diversos fatores como contaminação, frequência respiratória, umidade do ambiente e a conservação do produto. Um jeito simples de definir a durabilidade do cartucho é manter uma anotação contínua do histórico de trocas e a situação para ela ter sido feita. Com isso, se não houver alteração no processo e ambiente de trabalho, pode-se calcular, em média, quando os cartuchos devem ser trocados num mesmo intervalo de tempo. Para descartar um cartucho químico, é indicado um incinerador apropriado e eles não devem ser reciclados.

Qual a validade de um cartucho químico?

Nas condições de estoque (não uso) especificadas, sua vida útil é de 3 anos após a data de fabricação.

O cartucho contra multi-gases protege contra quais matérias?

O cartucho possui a função de proteger o trabalhador contra a maior quantidade de gases, como vapores orgânicos, cloro, ácido clorídrico, dióxido de cloro, dióxido de enxofre, sulfeto de hidrogênio, amônia, metilamina, formaldeído e fluoreto de hidrogênio-o. A reação acontece entre a absorção química pelo carvão ativado.

Qual a melhor proteção no caso de agrotóxicos?

De acordo com a instrução normativa da Fundacentro, se o agrotóxico contaminante for orgânico, o ideal é utilizar um filtro combinado (filtro químico contra vapores orgânicos e filtro mecânico classe P2). No caso de agrotóxicos com água, o filtro mecânico classe P2 já protege o trabalhador.

O que é filtro combinado?

É a junção de um filtro mecânico com um cartucho químico, onde juntos conseguem filtrar materiais particulados como poeira, névoa e fumos e também gases e vapores.

Como é calculado um filtro de proteção?

Através da divisão da concentração do contaminante no ar pelo TLV ou LT, obtendo-se assim o fator de proteção requerido (FPR). Escolha um protetor respiratório com o fator de proteção maior ou igual ao FPR.

Para que serve a válvula de exalação?

Para proporcionar maior conforto ao trabalhador durante seu uso, pois permite a saída do ar úmido e quente.

Links interessantes:

Cartuchos 3M.

Sobre o autor

flavaccaro

Flavia é redatora do Gaveteiro.com.br

Deixar comentário.

Share This