Construção Civil Indústria

Episódio 07 – Série Especial EPI: Proteção Auricular

Escrito por karolinenicolosi

Aprenda como escolher o EPI auricular adequado para o trabalho, mantendo a segurança e saúde do trabalhador sempre em dia.

A garantia de saúde a curto e longo prazo perante o trabalho é um fator que não pode ser esquecido ou deixado de lado. Confira nesse post algumas dicas e informações sobre a proteção auricular!

O que é um EPI de Proteção Auricular?

Os equipamentos de proteção auricular são colocados nos ouvidos para proteger o trabalhador durante sua exposição a altos ruídos. O uso do protetor é individual e ele deve reduzir ao máximo o nível de pressão sonora até o limite permitido de 85dBA (para uma jornada de 8 horas), sem jamais abafar totalmente o som, para a própria segurança e comunicação do funcionário. E claro, para que sejam eficazes, precisam ser colocados corretamente e usados durante todo tempo de exposição.

 

Tipos de Protetores Auriculares

Tampão do tipo auto-moldável:Confeccionado em espuma polimerizada que se expande quando colocado, e com baixo custo de fabricação, é o mais utilizado no mercado atualmente.
Como usar: o protetor é colocado diretamente no canal externo do ouvido. Para que o  encaixe seja perfeito, o protetor deve ser aplicado com leve pressão.
Nível de conforto: por se moldar perfeitamente ao canal auricular, é bastante eficaz e  confortável.

Tampão do tipo pré-moldado: Fabricado com materiais elásticos, como borracha e silicone, sendo que este material  deve ser atóxico e com superfície lisa e lavável.
Como usar: O protetor deve ser colocado firmemente até dar o encaixe.
Nível de conforto: Por ser pré-moldado ele pode não se adaptar perfeitamente a todos  os tipos de ouvidos, o que dificulta a proteção adequada e pode gerar certo desconforto.

Tampão do tipo moldável personalizado:Normalmente confeccionado em borracha de silicone e o molde final é ajustado  diretamente no canal auricular.
Como usar: a atenuação deste protetor é comparada a dos protetores tipo concha,  entretanto, o nível de aproveitamento dele depende muito do conhecimento do usuário no manuseio deste tipo de tampão.
Nível de conforto: Muito confortável, justamente por ser moldado ao ouvido do usuário.

Protetor tipo concha: Confeccionado em material rígido, revestido de espuma e projetado para cobrir  completamente as orelhas.
Como usar: De uso externo, facilmente encaixa na cabeça e, para total proteção deve  ter sua pressão distribuída uniformemente pela cabeça. A maior vantagem no uso deste  protetor é que ele tem fácil adaptação aos mais diversos tipos de ouvidos.
Nível de conforto: o nível de conforto é diretamente proporcional à pressão ajustada sobre os dois lados da cabeça.

Tipos especiais de protetores auditivos:Para algumas situações específicas de trabalho existem dois tipos especiais de protetores. São os protetores não lineares que possuem sistemas de filtros acústicos ou filtros eletrônicos como, por exemplo, nos casos de níveis altos de ruídos do trânsito. São eficazes contra ruídos de alta frequência, atenuam os altos ruídos, mas permitem que as frequências da voz humana passem.
Como usar: Mesmo formato do tipo Concha,  encaixe ajustável na cabeça.
Nível de conforto: oferece conforto conforme seu ajuste nos dois lados da cabeça.

 

Como escolher o protetor correto?

1- O protetor auditivo correto é aquele que se ajusta perfeitamente a cabeça ou aos ouvidos oferecendo o máximo de conforto possível.  Para a melhor escolha leve em consideração os 4 C’s da proteção auditiva: Conforto, Cuidado, Conveniência e Comunicação.

2- Escolha um protetor que ofereça total conforto, para isso, leve em consideração alguns parâmetros importantes para encontrar o protetor perfeito, como: massa e matéria-prima do objeto, pressão das almofadas, pressão da haste, ajuste de protetores tipo Concha e facilidade de vedação.  Antes de escolher o modelo, o usuário deve levar em consideração seu histórico médico, em caso de infecção, irritação ou perda auditiva, somente um médico pode recomendar o protetor mais adequado.

3- Cuidado na hora da compra, verifique sempre se o protetor possui Certificado de Aprovação. Lembre-se também que ele deve atenuar o nível de ruído sonoro, mas continuar permitindo a comunicação do usuário. Por fim, o uso de proteção auricular é Lei (Portaria MTB 3.2141/78, NR15, anexo 1), a empresa deve deixar os equipamentos de fácil acesso aos trabalhadores.

 

Sobre o autor

karolinenicolosi

É redatora do Gaveteiro.com.br

Deixar comentário.

Share This