Dicas da Marta Dicas do Gaveteiro Gaveteiro

Série Especial Limpeza Profissional – Episódio 3: Mop Molhado x Mop Seco

Escrito por Fernanda Silva

Quer saber qual mop é ideal para o seu piso? Tire todas as dúvidas e escolha o mais adequado para economizar e deixar o ambiente de trabalho mais bonito.

Encerramos a série de limpeza profissional explicando como usar corretamente o Mop e porque ele é tão importante na limpeza diária do seu ambiente de trabalho.

Usando o produto de limpeza certo e o Mop corretamente seu piso durará muito mais tempo.

Nos dois últimos episódios sobre limpeza e desinfecção de pisos, o blog do Gaveteiro.com.br mostrou todos os macetes para fazer uma limpeza eficiente e produtiva. Entretanto, não é só usando a cera ou o desinfetante certo que seu piso estará 100%, além disso, é de extrema importância que os equipamentos de limpeza também ajudem a cuidar da aparência e conservação do piso, tanto na faxina seca quanto na molhada.

Saiba agora a diferença entre mop seco e molhado, como se usa e quais as suas vantagens.

mop-liquido-verde-mop-para-po-limpeza-industrial-vassouras-cabo-extensor

Como surgiu o nome MOP?

Como toda boa invenção, ela surgiu para ajudar o ser humano a trabalhar mais rápido e de forma mais confortável. Em 1875, o operário de uma pequena empresa em Vermonth – Cassius White – fez um protótipo em madeira e algodão que mais tarde ganhou a alcunha “Mop”. O uso desta “vassoura de algodão” era exclusivamente familiar. O sucesso foi tão grande entre seus vizinhos que White decidiu comercializar sua invenção em pequena escala com ajuda de seus filhos.

Tudo mudou em 1904 quando White abriu sua primeira fábrica – a White Mop –, e as hastes do Mop começaram a ser fabricadas em ferro-gusa que garantiam mais durabilidade ao equipamento. Assim surgiu um dos equipamentos de limpeza mais eficientes e usados no ambiente corporativo.

MOP Líquido. 

  • Porque usar?

O Mop líquido é essencial para retirar partículas sólidas como poeira e pó que o mop seco não consegue extrair do piso. Ele também elimina gorduras, alimentos, marcas de calçados etc. Após a limpeza com o mop molhado o piso estará preparado para receber ceras ou outros acabamentos. O procedimento em piso frio é o mesmo. É essencial que além do mop você tenha o equipamento correto para fazer a limpeza e os produtos químicos certos.

  • Benefícios

Usando o mop, o funcionário evita se abaixar com frequência, já que o equipamento é feito na altura correta e o mais confortável possível. Como o mop elimina o uso do pano de chão, o usuário não precisa torcer o pano, basta colocar o esfregão no espremedor e ele já fica seco novamente. É uma facilidade que aumenta a agilidade da limpeza. Os esfregões mop são feitos com tecidos que não riscam o chão.

mop-para-limpeza-pesada-mop-tecido-mop-de-algodao-mop-branco-mop-com-cabo-mop-umido

Mop Seco.

  • Porque usar?

Para rotinas diárias de limpeza, como uma simples varrida no ambiente de trabalho, o mop seco é perfeito. Ele retira as poeiras que se acumulam diariamente no chão e também podem ser usados antes da faxina com o mop molhado.

 

  • Benefícios

O mop evita que a poeira se espalhe. A tecnologia desse equipamento – a eletrostática – consegue fazer com que a poeira se prenda as cerdas dele e não se soltem. Por isso ele é essencial para a limpeza leve do dia-a-dia. Não há a necessidade de ficar juntando a sujeira, ela se une sozinha ao mop.

mop-com-cabo-mop-para-limpeza-industrial-mo-seco

Perguntas frequentes

O mop seco substitui a vassoura?

Não. O mop seco só retira poeira do chão, se for necessário limpar resíduos maiores a vassoura é imprescindível.

O mop é descartável?

Alguns são. Mas você pode conservá-los por muito tempo tomando alguns cuidados básicos. O mop seco pode ser aspirado ao final do expediente para retirar todos os resíduos e poeira que ficam presos nele. Já o mop molhado, deve ser limpo e seco após o uso. Caso o equipamento apresente desgaste é necessário trocar.

É mais confortável usar o mop para fazer a faxina do que rodos e vassouras?

Sim. O mop foi feito com o tamanho ideal para o usuário manter a coluna ereta e relaxada. Não será necessário ficar se abaixando toda hora para arrumar o pano no rodo ou para torcê-lo. É comprovado que pessoas que usam o mop têm a produtividade aumentada em aproximadamente em 80%, e o risco de LER (Lesão por esforço Repetitivo) diminuí muito.

O mop molhado economiza mais água e produtos de limpeza?

Sim. O espremedor que vem acoplado ao balde, que será usado junto com o mop, seca o equipamento muito melhor e evita desperdício de água. Diferente do pano de chão que tem probabilidade de ficar encharcado e fazer com que a secagem da superfície demore ainda mais.

mop-azul-com-cabo-limpeza-industrial-limpar-chao-mop-para-piso

Seguindo essas dicas no ambiente de trabalho, além de ficar perfumado e higienizado, será muito mais agradável de trabalhar. A economia que será gerada com o uso dos produtos químicos e equipamentos corretos na limpeza do ambiente de trabalho beneficiam a todos: tanto a empresa quanto os funcionários.

 

Gostou? Acesse os episódios anteriores

Sobre o autor

Fernanda Silva

Deixar comentário.

Share This