Comércio/Logística

Manual de Orientação: Confira as características do papelão ondulado

Escrito por flavaccaro

O papelão tem diversas utilidades, principalmente as caixas de papelão que são necessárias em muitos ambientes de trabalho. Confira gora as principais características do papelão ondulado.

Logísticas, lojas de presentes, hipermercados, papelarias, restaurantes e centrais de distribuição precisam de caixas para embalar e enviar seus produtos com segurança. Contudo, é necessário conhecimentos acerca dos melhores materiais e a gramatura do papel usado para que não haja a deformação quanto à resistência e a aparecia da embalagem.

Como é feito o papelão?

O papelão com qualidade, feito sob as exigências da NBR-5985 é composto por 03 partes coladas: Duas capas, que são as partes lisas das extremidades e o miolo, feito de forma ondulado localizado entre as capas.

Essa parte é responsável por dar sustentação ao produto absorvendo parte do choque sem deixa-lo exposto a perfurações e deformações.

Assim como diversos produtos, existem diferentes tipos de papelão, que podem ser feitos com mais de 2, 3 ou 4 capas e miolos – dependendo da finalidade – em que as ondulações podem ser feitas de materiais diferentes, com mais ou menos espessura.

Cada estrutura de papelão formada para uma finalidade específica, pode ser resistente a esmagamentos, a compressão de colunas e pilhagem e arrebentamento.

caixas-de-papelão-montadas-e-abertas-em-um-cenario-branco

Ondulação

O sentido da ondulação é relacionado com o bom desempenho do papelão, referindo-se a sua resistência à perfuração. As ondas é a forma a qual o miolo é feito, sendo responsável pelo reduto do papelão. Caixas desse tipo são recomendadas para estocagem.

Para saber quantas caixas podem ser empilhadas sem que o produto sofra estragos, você deve saber o nível em que o produto está classificado dentro das estruturas.

papelao-ondulado-sobreposto

Calculando dimensões e quantidades de ondas:

Para calcular a resistência de compressão de uma embalagem de papelão, existe a fórmula de Mackee, que também oferece o fator de segurança e umidade para empilhar esse material.

Para calcular os parâmetros de resistência das colunas e arrebentamento:

P = K x C x √(p x e)

Onde:

  • P= Carga de colapso
    K= Constante
    C= Coluna
    p= Perímetro da caixa
    e= Espessura do papelão

Estruturas:

  • Estrutura PS (Parede Simples): somente com 01 miolo e 02 partes planas.
  • Estrutura PD (Parede Dupla): feito com mais de 01 miolo e 03 partes planas, aumentado na mesma proporção que o miolo.

Essas estruturas seguem algumas regras de espessura de ondulação, mostrando qual o nível de resistência à compressão. Aqui temos o tipo de onde A, em que a espessura do papelão ondulado deve ser de 4,5 mm a 5,0 mm; a espessura do papelão de onda tipo B (onda baixa) deve ser de 2,5 a 3,0 mm; do tipo C (onda alta) deve ser de 3,5 mm a 4,0 mm; e o E (micro ondulado) deve ser de 1,2 mm a 1,5 mm.

Tipos de parede:

Trata-se de quantos papelões são unidos para dar resistência à caixa de papelão. Quanto mais faces unidas, mais peso a caixa suporta. Veja abaixo os tipos de parede:

  • Face Simples: Estrutura formada por um miolo (elemento ondulado) colado a uma capa (elemento plano);
  • Parede Simples: É uma estrutura formada por um elemento ondulado que está colado dos dois lados de um elemento plano;
  • Parede Dupla: Quando a estrutura é formada por três elementos planos colados a dois elementos ondulados de forma intercalada;
  • Parede Tripla: Quatro elementos planos colados em três elementos ondulados de forma intercalada;
  • Parede Múltipla: Estrutura formada por cinco ou mais elementos planos que ficam colados a quatro ou mais elementos ondulados de forma intercalada.

Resistência

Primeiramente, a caixa de papelão deve estar totalmente preenchida para poder ser empilhada sem que haja o estrago da embalagem; Depois deve ser observado em qual estrutura a mesma esta localizada – se em Estrutura PS ou Estrutura PD; Cada fabricante tem uma tabela informando as especificações do seu papelão fabricado, essa especificação é baseada nos testes de resistência a que o produto na posição vertical é submetido.

E em alguns casos, para a fabricação de embalagens também, tem-se os teste feitos na posição horizontal, o chamado compressão de resistência de embalagem. Em algumas embalagens, as ondulações ficam na horizontal, o que não dá muita resistência a mesma.

Caixas fabricadas nos padrões do tipo E, por exemplo, são as mais resistentes, quando se trata da embalagem de produtos pesados ou de lugares que podem furar a embalagem.

Resistência do papelão

Para fabricar caixa de papelão com boa resistência é preciso que os fabricantes submetam os seus produtos a alguns testes.

  • RCT – Ring Crush Test: Teste de esmagamento do Anel: Os papeis que formam o papelão são organizados em um suporte em forma de anel, onde estes são prensados até haver o colapso. Visa verificar a qualidade dos papeis em separados: a capa e o miolo. Esse teste é conhecido como esmagamento do anel;
  • SCT – Short Span Compression Tester: Teste de Compressão de Curto Alcance: Mais conhecido como teste de coluna, esse teste da chapa do papelão já colado, é mantido na vertical, sendo esmagado verificar até onde as paredes dos miolos resistem quanto a impactos. Esse teste visa estabelecer produtos contra a deformação e a curvatura.
  • Resistência a Compressão de Embalagem: Esse é o teste da caixa como um todo. Testa a coluna e a qualidade do papel. Visa quantificar a sua resistência quanto à empilhagem e ao volume (produto embalado).

Dicas de uso

  • Quando exposto á umidades e ao Sol, o papelão perde suas características físicas, ou seja, muda de cor, textura e resistência. Para garantir a qualidade, mantenha-o em local arejado e coberto.
  • Não manuseie caixas de papelão pelas abas, isso pode danificar o produto.
  • O empilhamento de uma caixa sobre a outra pode causar rasgos nas laterais e perda das dimensões originais. Estoque as embalagens de papelão de forma adequada para manter sua qualidade.

caixas-de-papelao-organizadas-e-enfeitadas-com-lacos-papel-manteira-e-sobre-um-papel-de-presente

Continue seguindo o Blog do Gaveteiro para ficar por dentro de todas as novidades em primeira mão.

Sobre o autor

flavaccaro

Flavia é redatora do Gaveteiro.com.br

Deixar comentário.

Share This