Construção Civil Indústria Manutenção Predial

Luva Isolante de Eletricidade

Escrito por Fernanda Silva

Para os profissionais que trabalham com toda área de eletricidade, deve-se fazer o uso de EPIs obrigatórios exigidos pela NR-10 (Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade). Entre os muitos equipamentos de proteção solicitados, um dos mais importantes é a luva de proteção para eletricista.

imagens-ilustrativa-de-luvas-a-ser-usadas-na-cozinha-epi-em-latex-e-antitermica-mais-usada-na-cozinha-industrial

Saiba como escolher corretamente a melhor luva de eletricista para o seu funcionário, garantindo a segurança deles sem afetar na qualidade do trabalho.

É fato que todo profissional que trabalha com eletricidade deve se proteger contra choques elétricos causados por contato a condutores e equipamentos energizados. Para isso foram pesquisadas e fabricadas luvas de segurança que atendessem a demanda.

Para o trabalho com eletricidade devem ser usadas luvas feitas de borracha isolante, não sendo permitido o uso de qualquer luva.  Assim, evita que correntes elétricas sejam passadas para o corpo.

luva isolante para eletricista são ideais para proteger contra choques elétricos

Causas da carga elétrica

As cargas elétricas – dependendo da densidade – ao entrar em contato com o corpo da pessoa, afeta as células do organismo, podendo fazer com que os músculos se contraem involuntariamente, correndo o risco até mesmo de paralisar os órgãos, como o coração e o cérebro.

Para evitar a ocorrência de acidentes de trabalhos causados por correntes elétricas, as luvas para eletricistas oferecem proteção para as mãos dos trabalhadores cobrindo totalmente as mãos, pulsos e em alguns casos o antebraço, verificando sempre se não há furos que permitem a passagem da corrente elétrica.

Por não se proteger corretamente contra as cargas elétricas, o trabalhador fica exposto não somente a riscos a saúde, mas também a vida.

Quem pode usar?

Todo profissional que trabalha com eletricidade, certificado com a devida orientação sobre o trabalho, devido aos riscos da profissão.

O trabalhador certificado além de saber como executar as atividades, saberá quais equipamentos de proteção usar, não executando a função sem os equipamentos de EPI necessários.

luva isolante contra choque elétrico

A luva isolante Orion é uma ótima opção quando se trata de produto de qualidade com garantia inclusa, pois a marca se preocupa com a segurança dos profissionais da área. Além disso, todo o produto isolante Orion, tem garantia de 9 (nove) meses.

Aqui, mostraremos as características das luvas isolantes Orion, para que a sua empresa possa oferecer o melhor EPI para os seus funcionários.

 Características da luva isolante para eletricista:

Existem muitos modelos de luva de borracha para eletricista, podendo proteger contra correntes elétricas de baixa a alta tensão.

luva isolante para proteger contra diferentes cargas elétricas

As luvas isolantes devem vir acompanhadas das seguintes informações: tipo, classe, nome do fabricante, tamanho, número da norma, número do Certificado de Aprovação (C.A.), número de série, lote e tamanho.

TIPO:

As luvas de proteção elétrica são confeccionadas na cor preta e bicolor para classificá-las quanto a sua resistência ao ozônio – gás natural presente na atmosfera que junto ao oxigênio pode ser produzida descarga elétrica – que faz com que o produto se deteriore de maneira mais rápida.

Quanto a sua classificação, a luva bicolor (amarela com preta), é classificada como Tipo I, não sendo resistente ao ozônio, já a preta, na classificação Tipo II, é resistente ao ozônio;

CLASSE:

As informações de voltagem das luvas de alta tensão devem estar classificadas em cores – bege (classe 00), vermelho (classe 0), branco (classe 1), amarelo (classe 2), verde (classe 3) e laranja (classe 4) – pois assim fica mais fácil verificar a classificação da voltagem que cada uma suporta.

Luva de classe 2, por exemplo, é classificada na cor amarela. Luvas nesta classificação são as mais comuns, suportando voltagem de 17.000 V.

luva isolante para eletricistas

Vale lembrar que toda luva isolante deve ser usada em conjunto a outra luva de proteção: luvas de vaqueta, luvas de tecido ou luvas anti-chamas, dependendo do tipo de trabalho elétrico a ser executado, além de roupas específicas.

Além das luvas isolantes, quando o profissional de elétrica trabalha em locais em que o ambiente é mais perigoso como, por exemplo, em estações de energia, é recomendado o uso de bota isolante para eletricista.

Com o uso de todo tipo de EPI para alta tensão, sua empresa fica despreocupada quanto a acidentes de trabalho.

Confira todo o material de borracha isolante fornecido no site do Gaveteiro.com.br.

Sobre o autor

Fernanda Silva

Produtora de conteúdo no Gaveteiro.com.br.

Deixar comentário.

Share This