Construção Civil Manutenção Predial

Guia de Produtos para Construção e Reformas

Escrito por flavaccaro

Toda construção civil precisa de planejamento, investimento e materiais de qualidade. Mas, mesmo com total cuidado na hora de construir, após longos anos, toda obra necessita de alguns ajustes e reparos. Confira agora as dicas que separamos de como e onde usar os produtos selecionados!

Impermeabilização

homem-impermeabilizando-uma-parede-para-evitar-infiltracoes

O excesso de água em chãos e paredes pode ocasionar danos, como por exemplo, o aparecimento de mofo, goteiras e infiltrações. Esses problemas são ocasionados pela falta de revestimento externo, e a não manutenção de telhados e lajes.  Para evitar tais danos à estrutura, o uso de impermeabilizantes é essencial.
Mas o que fazer quando a construção não foi corretamente impermeabilizada e apresenta sintomas como: cheiro forte, umidade, tinta e reboco descolando da parede?
Simples. O uso de aditivos plastificantes, impermeabilizantes, tintas asfálticas e adesivos para argamassas resolve o problema.  O importante é agir o quanto antes para evitar maiores custos e dores de cabeça.

Infiltração

parede-com-mofo-ocasionado-pela-falta-de-cuidado-e-impermebilizacao

Goteiras, água escorrendo pelas paredes e surgimento de rachaduras, são sintomas de um grande problema de infiltração geralmente causado por chuvas, excesso de calor e outras enfermidades. A origem de uma infiltração pode ser variada, e mesmo que você reboque ou pinte a parede novamente, a infiltração pode voltar. Verifique:

– Rodapés da parede externa: Como essa parte sofre muito com respingos de goteiras em épocas de chuva, o rodapé é um grande candidato a sofrer infiltração.

O que fazer? Colocar uma calha no fim do telhado pode parar com a goteira.

– Calhas: Verifique sempre o estado das calhas. Qualquer buraco pode ser imprescindível para começar a infiltração da água.

O que fazer? Observe as calhas atentamente para verificar se existem furos.

– Telhas quebradas: Telhas quebradas e rachadas também são agravantes para ocorrer infiltração.

O que fazer? Verifique sempre o estado do telhado e certifique-se que não existam rachaduras ou telhas quebradas.

– Paredes na divisa: Esse é um risco muito grande. Compartilhar a mesma parede que a do vizinho pode se tornar uma grande dor de cabeça. Qualquer problema com infiltração dependerá de outra pessoa que talvez não esteja muito disposta a resolver o processo.

O que fazer? Evite fazer isso. Para não ter problemas no futuro, use sua própria parede como apoio.

Infiltrações podem ser corrigidas com impermeabilizante, composto adesivo e manta líquida asfáltica.

Umidade

parede-sendo-revestida-com-impermeabilizante-para-evitar-umidade

Com o passar dos anos o mau tempo pode provocar umidade interna e externa em obras, residências, paredes etc.
Como as paredes externas estão em contato direto com a chuva e outras intempéries, precisam de cuidado especial para que no futuro não apresentem mofo e umidade.
Para evitar que a umidade destrua a obra, utilize impermeabilizantes, pinturas impermeáveis e verniz acrílico.
Se a parede já estiver com o problema, utilize o fechatrinca, impermeabilizante e tinta impermeabilizadora após retirar toda umidade do local afetado.

Como Evitar Cupins

homem-tentando-encontrar-o-foco-de-cupim-em-uma-parede-de-madeira

Em construções que possuem áreas de madeira, como pilares, portas, janelas e itens decorativos, é necessário atenção especial. Para evitar a presença do cupim, indicamos o uso de materiais inseticidas que permitem o tratamento da madeira, como por exemplo, ceras, tintas e vernizes especializados nesse inseto.

Construção de Piscina

construcao-de-piscina

Quando uma piscina é construída, alguns cuidados são necessários para não ocorrer vazamentos, rachaduras e nenhum tipo de dano, ou seja, o cuidado com a impermeabilização é essencial.
Para piscinas de blocos, tijolos e de concreto, utilize composto adesivo, argamassa impermeável e se necessário, tinta impermeável. Cantos arredondados e tinta emborrachada fazem uma grande diferença e evitam futuros problemas difíceis de arrumar.

Dicas:

  Após utilizar as ferramentas necessárias, lave e seque adequadamente para não enferrujar;

No uso de mantas acrílicas, utilize uma vassoura para ajudar na distribuição do material;

Misture os produtos adequadamente conforme as quantidades indicadas na embalagem;

– Busque utilizar produtos de alta qualidade e reconhecidos no mercado por conta de seu custo-benefício;

– Utilizando os produtos corretos na hora da construção a maioria dos danos serão evitados no futuro.

Sobre o autor

flavaccaro

Flavia é redatora do Gaveteiro.com.br

Deixar comentário.

Share This