Construção Civil Hotel/Restaurante Indústria Manutenção Predial

Riscos no Trabalho: Saiba as vantagens de proteger os pés com botas PVC

Escrito por Fernanda Silva

Na hora de fazer cotação de calçados de proteção, bateu aquela dúvida sobre qual é a vantagem do PVC em relação aos outros materiais para garantir a proteção dos pés dos trabalhadores? Confira com o Blog do Gaveteiro aproficiência do PVC e quais as vantagens de proteger os pés com botas PVC. 

imagens-ilustrativa-de-luvas-a-ser-usadas-na-cozinha-epi-em-latex-e-antitermica-mais-usada-na-cozinha-industrial

É fato que muitas atividades laborais oferecem aos trabalhadores diversos tipos de riscos quanto a segurança física e a saúde.

Por este motivo é importante estar alerta aos graus de insalubridade e periculosidade de cada área.

Empresas que apresentam riscos laborais, devem proteger seus funcionários com EPC (Equipamentos de Proteção Coletiva) e EPI (Equipamentos de Proteção Individual) entregando-os de forma gratuita e com explicações de como usá-los.

As empresas ainda devem dar informações quanto ao trabalho e quais providências tomar para evitar que algo aconteça quando prognosticado riscos, garantindo assim a segurança do trabalho. 

A segurança no trabalho começa com os inúmeros EPI’s existentes para assegurar um serviço executado de forma correta e segura. Entre eles podemos listar as botas em PVC que possuem vantagens numerosas de uso e de produção.  

Para saber como proteger os pés com botas de PVC, devemos ter claro em mente as vantagens que o PVC de modo geral trás.

O que é PVC?

O PVC (Policloreto de Vinila em português e Polyvinyl Chloride em inglês) é uma resina  termoplástica monocromática versátil produzida a partir do petróleo, passando por vários processos de polimerização (processo químico que liga uma célula a outra, gerando uma célula única) produzindo uma macromocélula leve e mais resistente a maioria dos reagentes químicos.celula-unica-do-PVC-macromocelula-policloreto-de-vinila-polyvinyl-chloride

Vantagens da bota PVC

Devido a suas propriedades químicas, a bota PVC é bem mais confortável e não machuca o pé de modo algum – a não ser que se compre um número menor. 

Por ser uma bota de segurança confortável, a maioria delas são fabricadas com solas emborrachadas antiderrapantes com ranhuras que protegem contra derrapagens em pisos lisos e úmidos. 

No trabalho, as botas PVC protegem os pés de vários riscos como: ambientes com excesso de umidade, laboratórios que apresentam riscos químicos, fungos e bactérias, na agricultura contra insetos presentes nas plantações e contra choques térmicos. bota-pvc-impermeavel-protegendo-o-trabalhador-contra-ambientes-umidos-e-residuos-de-barro

Seu material permite ser melhorado através de uma gama de modulações obtendo diversos  modelos que atendam a cada demanda.

Mas é preciso destacar: quanto mais o PVC é moldado, mais caro ele fica. 

Alguns modelos seguem normas padrão de identificação atendendo a requisitos básicos, como é o caso da  bota PVC cano longo, ideal para uso profissional, ótima para proteger não somente os pés, mas também as pernas, evitando que resíduos possam entrar em contato com a pele e permitir a contaminação por doenças e bactérias.

O cano da bota de PVC Bracol, por exemplo, é feita para impedir o ressecamento da pele e a agressão ao sangue quando em contato com alguns agentes escoriantes e químicos e, para resistir a abrasão.

A marca Bracol trabalha com muitas linhas de botas para cuidar da proteção dos trabalhadores.

Sendo também confeccionada para ser resistente a choques térmicos, impermeáveis a gases e líquidos e resistir a intempéries, alguns modelos também apresentam propriedades autoextinguível (que não propagam chamas).

Outro exemplo são as botas PVC que seguem algumas normas da Anvisa para ser usadas em ambientes alimentícios, como é o caso de galochas na cor branca, indicadas para identificação do setor – não sendo limitada para uso em outras áreas.linha-botas-PVC-protecao-dos-pes

As botas PVC em geral, são duráveis e vendidas a um preço bem acessível, garantindo a proteção durante a jornada de trabalho, possibilitando também uma limpeza mais fácil.

É indicada para ser usada em vários ambientes como em postos de gasolinas, construção civil, usinas de cana de açúcar, saneamento básico, cozinha industrial, limpeza em geral, agricultura e jardinagem, ambientes hospitalares e laboratoriais entre outros.

Bota PVC com bico de aço: Qual a vantagem?

Quando se fala em botas PVC, logo vem à mente galochas feitas totalmente em plástico. Mas na prática, existem também outros modelos bastante usados na segurança do trabalhador.

Podemos citar a bota de segurança bico de aço em PVC, modelo que tem a vantagem de proteger o trabalhador contra impactos e quedas de objetos em lugares úmidos, como as chairas em frigoríficos e enxadas na construção civil.

bota-PVC-de-bico-de-aco-protege-o-trabalhador-de-locais-umidos-contra-objetos-pesados

As botas de segurança Bracol são ótimas para quem procura produtos de qualidade com ótimo custo x benefício.

Clique aqui para cotar botas com preço exclusivo cliente PJ.

Sobre o autor

Fernanda Silva

Produtora de conteúdo no Gaveteiro.com.br.

Deixar comentário.

Share This