Dicas da Marta

FAQ – Abrasivos

Escrito por Fernanda Silva

Tem dúvidas quando o assunto é abrasivos? Clicando aqui, você fica sabendo tudo sobre lixas, rebolos, EPIs e muito mais. Confira agora!

Tão comuns no meio mecânico e industrial, os abrasivos são essenciais para trabalhos específicos feitos diariamente no ambiente de trabalho. Confira nossa FAQ e saiba tudo sobre esses produtos. 

Usados prioritariamente na indústria, os abrasivos são essenciais em vários procedimentos feitos nesses ambientes.

Abrasivos: Termos Gerais

– O que são abrasivos?

Abrasivos são produtos de origem sintética ou mineral que auxiliam na lixamento ou acabamento de vários tipos de superfícies.

– Quais materiais são usados em sua composição?

Os materiais que compõem um produto abrasivo podem ser tanto de origem animal quanto mineral. Atualmente as empresas que fornecem esse tipo de suprimento para o ambiente corporativo conseguem reproduzir abrasivos sintéticos de qualidade. Contudo, alguns abrasivos de origem natural ainda são muitos usados na indústria, como os discos diamantados, por exemplo.

tipo-de-abrasivos-materias-de-abrasivos-rebolos-lixas

 

– Em quais tipos de ambientes eles podem ser usados?

Abrasivos podem ser usados na indústria mecânica, indústria moveleira, indústria automobilística, metalúrgicas, serralherias, funilarias, oficinas de carros, ateliês, construção civil, reformas etc.

– Em que tipos de trabalhos os abrasivos devem ser usados?

Podem ser usados em trabalhos de lixamento, trabalhador-cortando-concreto-com-abrasivos-lixa-diamantada-usando-epi-e-a-lixa-corretanivelamento e acabamento de várias superfícies como madeira, ferro, paredes, gesso e vários outros materiais.
Existem também abrasivos de corte que podem cortar mármores, madeiras, ferros, asfalto concreto etc.

 

 

Lixas Abrasivas

– Qual a função das lixas abrasivas?

Lixas abrasivas são indicadas para vários tipos de trabalhos. Elas podem ser usadas para lixar superfícies, retirar rebarbas, nivelar e fazer acabamentos em superfícies mais delicadas como gesso e massa corrida.

– Quais os tipos de lixas existem no mercado?

tipo-de-lixa-para-abrasivo-e-suas-funcionalidadesExistem lixas para aplicação em ferro, madeira, aço, lixas d’água, cintas lixa, discos de lixa e rebolos.

– O que é um rebolo e qual sua funcionalidade?

Rebolos são abrasivos indicados para afiar ferramentas, facas, alicates e qualquer superfície  de corte que seja de ferro, aço ou alumínio. Sua granulação é maior do que das lixas comuns. Existem rebolos brancos e rebolos Widia indicados para uso na indústria metal/mecânica, oficinas, serralherias e vários ambientes.

 

– Lixas abrasivas podem ser usadas em qualquer superfície?

Não. As lixas abrasivas sãotrabalhador-fazendo-trabalho-automobilístico-com-abrasivo divididas por uso. Usar uma lixa de ferro em uma superfície de madeira pode destruir o material e trazer prejuízos para a empresa. Atente-se ao material a ser lixado e compre a lixa correta (com a granulação correta) para o tipo correto de trabalho.

 

– Como saber se devo usar a lixa manual ou as lixas mecânicas?

esmerilhadeiras-sendo-usada-por-trabalhador-com-a-lixa-abrasiva-corretaDepende do trabalho. Trabalhos pequenos ou mais delicados, geralmente pedem o uso de lixa manual. Trabalhos maiores e mais demorados podem ser feitos com ferramentas elétricas pela praticidade e agilidade. Esmerilhadeiras são uma ótima opção para lixamentos mais rápidos e em superfícies maiores ou mais difíceis de retirar rebarbas e escórias.

 

Por que as lixas são divididas por granulação?

Cada granulação é usada para um tipo diferente de trabalho.  Quanto maior a granulação da lixa, maior seu poder de lixamento.  Lixas com granulação menor são usadas em acabamentos. Algumas lixas como a para gesso, por exemplo, tem granulação e aspereza menor do que uma lixa de ferro.

 

Discos de Corte e Desbaste

– O que são discos de corte e discos de desbaste?

Discos de corte são feitos para cortede vários materiais como ferro, alumínio, madeira, porcelanato, mármore, granitos etc. Discos de desbaste lixam superfícies como madeira, ferro, gesso, e vários outros materiais.

lixa-abrasiva-disco-de-corte-desbaste

 

– Como escolher o melhor disco de corte para uso no ambiente de trabalho?

Tudo depende do material no qual o corte será feito. Antes de comprar o disco de corte verifique qual material será cortado e sua espessura. Um disco de corte errado além de não cortar, pode se quebrar e causar acidentes. Todos os discos deixam bem especificados quais os materiais podem ser cortados e qual espessura ele suportam.

 

– Discos que cortam mármore cortam porcelanato?

disco-que-corta-marmoreNão. Porcelanato é muito mais duro que mármore e muito mais difícil de cortar. Para cortar porcelanato é necessário um disco de corte específico que suporte a dureza dessa pedra. O mármore, por ser mais maleável que o porcelanato, exige outro tipo de disco.

 

Escovas de ferro

– Quais os tipos de escovas existentes no mercado?

Escova-de-ferro-abrasiva-para-trabalho-não-manualExistem escovas manuais e elétricas com vários formatos. As mais usadas são as com cabo de madeira e cerdas de ferro, mas também existem escovas rotatórias, escovas circulares e escovas copo.

 

– Qual sua funcionalidade?

Escovas de ferro são usadas para retirar rebarbas de superfícies de ferro, retirar escória de solda e também lixam e dão acabamento a superfícies.

 

– Como escolher a mais adequada para meu tipo de trabalho?

Depende do ambiente no qual se trabalha. Em indústrias onde o fluxo de trabalho é muito maior do que em uma oficina, uma lixa elétrica torna o trabalho mais eficiente e rápido. Mas em oficinas, serralherias e funilarias menores a escova de ferro já supre a necessidade do trabalhador.

 

Manutenção dos Abrasivos e cuidados

– Quando devo trocar meus abrasivos?

Abrasivos devem ser trocados sempre que perderem a aderência e aspereza. A partir do momento que a lixa, disco de corte, rebolo ou escova perde a funcionalidade para qual foi comprado é necessário renovar o estoque.

 

– Como eu sei que o abrasivo não está dando o mesmo resultado?

Quando ele não lixa mais do mesmo jeito, ou, no caso do disco de corte, ele perde totalmente o corte. Apresentando esse tipo de falha, o abrasivo deve ser trocado imediatamente. Lixas rasgadas também devem ser descartadas.

 

– Para manuseio de abrasivos é necessário o uso de EPI?

Sim. Como esse tipo de trabalho gera riscos múltiplos ao trabalhador é necessário o uso de alguns EPI’s como: Respiradores descartáveis ou reutilizáveis, botas de segurança, protetores faciais, óculos de proteção e luvas de segurança de raspa, vaqueta ou luvas anti corte.

trabalhador-usando-epi-para-trabalho-abrasivo

 

 

 

Sobre o autor

Fernanda Silva

Deixar comentário.

Share This