Construção Civil Indústria

Fixadores: Parafusos, arruelas e porcas.

Escrito por Fernanda Silva

Os parafusos desde que foram inventados, possuem uma grande importância no processo de construção e evolução do homem. Com tantos modelos, é preciso saber a funcionalidade de cada um e assim identificar o que melhor se adequam ao seu trabalho. Saiba agora quais os tipos de fixadores mais conhecidos do mercado que atendem às suas demandas.  

 parafusos-fixadores-gaveteiro

Parafusos

O parafuso, conhecido no mercado pelas abreviações PF e PAR, é uma peça de fixação normalmente confeccionado em ferro por apresentar maior resistência à corrosão e ao tempo. Porém, devido à sua importância no processo de construção (montagem de computadores e celulares, móveis, maquinários, etc), ele é encontrado em diferentes materiais para atender a todas as demandas. Podemos encontrar no mercado, modelos fabricados em ferro, latão, aço, plástico entre outros tipos de materiais. Sua estrutura consiste basicamente em uma espiga em formato cilíndrico ou cônico com ranhuras, e uma cabeça na extremidade superior em diferentes formas geométricas com cavidades diversas para entrada de ferramentas específicas. Outro ponto a se atentar é em relação ao tamanho. Não existe apenas uma regra para fazer medidas de parafuso, alguns modelos são encontrados com medidas fracionárias e outros em polegadas.

Sua funcionalidade principal esta na fixação de uma peça sobre a outra, de um objeto sobre uma peça e de um objeto sobre uma superfície.

São várias as áreas as quais são usadas essa peça de fixação. Dentre elas, podemos destacar a área da construção civil, indústria em geral, ferramentaria, reformas e manutenção.fixando-parafuso-fenda-chave-philips-fixador

Tipos de Parafusos

É possível conhecê-los através dos tipos de cabeça e dos tipos de rosca. Abaixo, é possível identificar quais os mais encontrados e como são conhecidos através de suas abreviaturas .

Parafusos Fendados

São peças fixadas por ferramenta de fenda simples e/ou Philips. Podem ter a rosca com ponta reta –  como é o caso dos parafusos de rosca para máquinas -, ou com ponta pontiaguda, encontrada em boa parte desses fixadores.

  • Cabeça de Panela (PN) / (PAN): Sua cabeça é como o fundo de uma panela: meio achatada com as bordas arredondadas, podendo ser fixada com a ferramenta Philips ou com  a ferramenta de fenda simples. Modelo pode ser encontrado com a rosca pontiaguda ou com a ponta reta. Quando fixado na superfície trabalhada, deixa aparente o volume da cabeça do parafuso –  com exceção as fixações feitas internamente. Confeccionados normalmente em material de aço carbono, aço inoxidável e ferro, podem ter acabamento zincado branco, niquelado, zincado preto e bicromatizado. O parafuso cabeça de panela possui diversas combinações de medidas.

 

  • Parafuso Cabeça Chata (CH) / (CHA): Sua cabeça é lisa e fina. A rosca pode ser reta ou pontiaguda, podendo ser fixada com chave de fenda simples ou com a chave Philips. Quando fixado na superfície parafuso-maquina-cabeça-chata-sem-ponta-chave-fenda-fixadortrabalhada garante nivelamento à mesma. Pode ser fabricado em material de aço carbono, aço inoxidável e ferro que pode ter acabamento em zincado branco, niquelado, zincado preto e bicromatizado entre outros. Possui também tamanhos variados.

 

  • Parafuso Cabeça Redonda (RD) / (RED): Sua cabeça é feito de forma arredondada (180º) mostrando bastante saliência quando fixada na superfície trabalhada. Diferente dos dois modelos mencionados anteriormente, esse parafuso é encontrado somente com ponta reta, mas a fenda pode ser encontrada para fixação com ferramenta de fenda simples e Philips. Confeccionado em ferro, aço inox, latão e aço carbono, pode ter acabamento em zincado branco, bicromatizado, oxidado preto e niquelado. Encontrado em diferentes tamanhos. 

 

  • Parafuso Cabeça Cilíndrica (CIL): Esse modelo muitas vezes é confundido com o modelo de cabeça de panela. Possui a cabeça em formato cilíndrico com uma espessura maior ao da cabeça de panela com um feixe profundo ao meio para a entrada da ferramenta de fenda simples. Este modelo não possui fenda para fixação com a ferramenta Philips. São encontrados modelos somente com a ponta reta com diversas combinações de tamanhos.

parafuso-maquina-cabeça-cilindrica-sem-ponta-chave-fenda-fixador

 Parafusos Allens

Normalmente são fabricados em aço de alta resistência à tração e submetido a um tratamento térmico. Possuem cavidades hexagonais das quais só são fixadas quando usadas ferramenta Allen. Parafuso allen sem cabeça possui ponta, já o sem cabeça não possui ponta.

  • Parafuso Allen Cabeça Cilíndrica (CC), (C/C), (C/CIL): parafuso-cabeça-cilíndrica-sem-ponta-chave-allen-fixadorA cabeça possui formato cilíndrico com cavidade hexagonal para fixação com ferramenta Allen.

 

  • Allen Cabeça Chata (CCH), (C/CH), (C/CH): parafuso-cabeça-chata-sem-ponta-chave-allen-fixadorA cabeça é fina e achatada com cavidade hexagonal para fixação com a chave Allen.

 

  • Allen Cabeça Abaulada (C/AB), (C/AB), (C/ABAU): É umaparafuso-cabeça-abaulada-sem-ponta-chave-allen-fixador espécie de parafuso redondo, porém com a cavidade interna em formato hexagonal. A fixação é feita com a chave allen.

 

Parafuso sextavado (SX) / (SEXT)

O parafuso sextavado é o oposto dos parafusos allens. Ao invés de possuir um formato de cabeça redondo com cabeça hexagonal, por exemplo, possui a cabeça em formato hexagonal sem ter cavidades para entrada de ferramentas. Sua fixação é feita de forma externa pela chave de boca fixa. Podem ser confeccionados em diferentes materiais de ferro e aço, podendo ter acabamento zincado. Esse tipo de parafuso possui rosca inteira e parcial:

  • Rosca Inteira (RT) / (933): Parafusos sextavados que possuem ranhura em todo o seu corpo, seguindo a norma DIN 933 como padrão.
  • Rosca Parcial: (RP) (931): Parafusos sextavados que não possuem ranhuras em todo o seu corpo, seguindo a norma DIN 931 como padrão.

 

Parafuso de pressão (AP)

Este modelo serve para apertar uma peça sobre a outraparafuso-de-pressão-sem-ponta-sem-cabeça-fixador através da força à qual o parafuso é submetido por uma ferramenta elétrica. São fabricadas em diferentes materiais: ferro, latão, aço inoxidável entre outros. Esse modelo pode apresentar cabeça ou não, servindo muitas vezes como pinos aderentes. Podem ser encontrados em diferentes tamanhos.

 

Rosca

Além de saber a cabeça do parafuso para saber qual a ferramenta usar, é preciso saber também outras características desse fixador, tais como a rosca, para saber se o parafuso serve para o tipo de trabalho que irá ser executado.

Parafuso Rosca Máquina (RM) (MAQ)

Este modelo de parafuso possui a ponta reta e não pontiaguda, sendo usado para diversos trabalhos. No mercado, é possível encontrar modelos com a cabela em forma de panela, cabeça chata, cabeça redonda e cilíndrica. 

 

Parafuso Auto Atarraxante (AA) (A.ATAR)

Os parafusos auto atarraxante são fabricados parafuso-auto-atarraxante-com-ponta-fendado-fixadorem diferentes materiais. Modelo possui ponta e entalhes longitudinais com a função de fazer o corte quando esta sendo fixado. Com o parafuso auto atarraxante, é possível fazer todo o trabalho de fixação sem precisar de antemão fazer um furo, pois a sua rosca mais fina, faz com que se agarre de forma mais precisa nas extremidades do buraco sem necessitar no final, o uso de outros fixadores como auxiliares. O que pode acontecer em alguns casos, é ser necessário em furos já feitos, o uso de buchas de nylon. O modelo da cabeça segue padronizado: cabeça de panela, cilíndrica, redonda, sextava e chata. Podem ter pontas ou não.

 

Acessórios

Os parafusos quando apertados para fixar as peças em que esta sendo trabalhadas, as vezes sozinho não apresenta bom desempenho, sendo necessário o uso de porcas e arruelas, que os auxiliam a desenvolver um melhor trabalho. Os parafusos que necessitam desses auxiliares para finalizar o trabalho são conhecidos como parafuso passante.

Porca (PO)/ (POR)

É uma espécie de anel com ranhuras internas usadas para rosquear o parafuso e assim finalizar a fixação do mesmo. Possuem diversos tipos de acabamentos na superfície podendo ser eles zincado branco, zincado preto, bicromatizado, fosfatizado, niquelado, geomet e zinco trivalente com tratamento térmico. Possui diversos modelos, dentre eles os mais usados são as porcas sextavadas e a auto travante.

 

  • Sextavada (SX) / (SEX): Apesar do nome, a porca sextavada não é usada somente em parafusos sextavados. porca-sextavada-fixador-para-parafusos-diversosSão usadas para auxiliar todos os parafusos que possuem roscas máquinas. A porca sextavada é fabricada em formato hexagonal na parte exterior e circular na parte interior. Podem ser encontradas roscas com fios UNS, UNF, WW, UNC, NPF, MB entre outros. São fixadas no parafuso através de chave boca fixa.

 

  • Auto Travante (AT) / (A.TRAV.)/ (PARLOCK): Esse modelo possui em uma das extremidades de seu orifício, a parede porca-auto-travante-fixador-para-parafusos-diversos-parlock-a.trav-atfinalizada com um anel de nylon. Este acabamento garante maior travamento da porca no parafuso, evitando que haja o seu escorregamento. Confeccionados em aço carbono, latão, alumínio e inox podem ter diferentes acabamentos, encontrado na maioria das vezes com acabamento zincado.  

 

Arruelas (ARR)

As arruelas normalmente são confeccionadas em ferro e comercializadas de forma crua. Alguns modelos possuem superfície galvanizada com tratamento térmico. Servem para evitar o afrouxamento nos trabalhos de fixação, servindo como base para a porca distribuir a pressão resultante do aperto do parafuso e também como espaçadores. Fabricados em aço, latão e alumínio.

  • Lisas (AL): São rodelas confeccionadas em aço ou alumínio simples sem adornos. É o modelo mais usado no mercado.arruela-arr-lisa-fixador-para-parafusos-diversos-al

 

  • Pressão (AP): Garante maior fixação do parafuso com a porca, usado também como assento para a distribuição de carga entre esses dois elementos de fixação. Existem diferentes modelos e tamanhos de arruela de pressão.arruela-arr-de-pressão-ap-fixador-para-parafusos-diversos

Assim como os parafusos, as porcas e as arruelas são encontradas em diferentes tamanhos para que possam atender as dimensões da rosca dos parafusos. Portanto, não fique na dúvida na hora de fazer a cotação de parafusos. Consulte um de nossos vendedores e saiba qual o melhor modelo atende a suas necessidades.

Consulte tabela abaixo com a abreviação dos fixadores para melhor compreensão:

PARAFUSO PF PAR
ROSCA MÁQUINA RM MAQ
CABEÇA SEXTAVADA SX SEXT
ROSCA INTEIRA RT 933
ROSCA PARCIAL RP 931
ALLEN CABEÇA CILINDRICA CC C/C C/CIL
ALLEN CABEÇA CHATA CCH C/CH
ALLEM CABEÇA ABAULADA C/AB C/ABAU
AUTO ATARRACHANTE AA A.ATAR
CABEÇA PANELA PN PAN
CABEÇA CHATA CH CHA
CABEÇA REDONDA RD RED
CABEÇA CILINDRICA CIL
PORCA PO POR
SEXTAVADA SX SEX
AUTO TRAVANTE AT A.TRAV PARLOCK
ARRUELA ARR
LISA AL
PRESSÃO AP

 

Sobre o autor

Fernanda Silva

Deixar comentário.

Share This