Dicas da Marta

Manual de Orientação: Aço Vanádio

Escrito por karolinenicolosi

Conheça as principais informações sobre aço vanádio e suas aplicações acessando o blog do Gaveteiro.com.br!

 O aço vanádio é atualmente uma excelente opção de durabilidade e resistência de ferramentas direcionadas à indústrias, obras e manutenções. Descubra agora o que esse tipo de aço proporciona e qual sua aplicação!


O que é?

O vanádio é um tipo especial de aço de transição mole, dúctil, formado pela combinação de diferentes ligas. Na nomenclatura industrial, o vanádio é padronizado como ASTM A-231 e possui propriedades químicas, físicas e mecânicas que lhe dão características particulares, como alta tolerância à carga, resistência à corrosão, dureza, altas temperaturas e comportamento, tornando a substância adequada a determinadas aplicações.
barras-de-aço-vanadio

Composição

Esse tipo de aço é formado pela combinação de diversos elementos químicos combinados em diferentes proporções baseadas nas características buscadas no produto final, divididas geralmente entre cromo, manganês, carbono, silício e alguns outros metais.
Quando as proporções desses componentes são alteradas, as propriedades gerais de liga podem sofrer alterações, gerando um comportamento diferente do vanádio em certas aplicações.

 exemplos-de-barras-de-cristal-de-aço-vanadio
Aplicações

O vanádio está presente na produção de diversos itens fabricados em aços inoxidáveis e hiper-resistentes. Ele é um importante estabilizador de carbetos na produção de aços, podendo ser empregado em alguns componentes de reatores nucleares, e imãs supercondutores.

Veja as principais aplicações do aço vanádio:
– Brocas
– Mandris
– Punções
– Facas rotativas
– Serras circulares
– Dentes de serras
– Pinos extratores
– Chaves torx
– Chaves radicais
– Alicates
– Soquetes
Esse tipo de aço é, geralmente, direcionado á indústrias, obras e manutenção devido sua alta capacidade de suportar grande aplicação de força.

Obtenção

O vanádio não é um ferro encontrado no estado nativo, mas está presente em cerca de 65 minerais diferentes, como: patronita, vanadinita, carnotita, bauxita, carvão, e até no petróleo. Pode ser encontrado também em minérios de ferro e rochas vulcânicas.
A maior parte de suas reservas mundiais está localizada na Rússia, China e Áfica do Sul.
A forma mais comum para se obter o vanádio, é através da redução do pentóxido de vanádio (V2O5) e cloreto de cálcio a uma temperatura de 950 °C em bomba de aço, sob pressão:  V2O5 + 5 Ca + 5 CaCl2 —> 2 V + 5 (CaO + CaCl2)
Ou através da aluminotermia, que consiste em esquentar o óxido misturado com alumínio em pó.

Dureza e força

Os aços de alta liga possuem alta capacidade de corte e resistência à temperatura e atrito provocado, mantendo-se inalterado até 600ºC. Essa característica do aço rápido garante que o uso dessas ferramentas, por períodos contínuos e relativamente longos,  não sofra  alteração dos ângulos de corte, por conta de 3 propriedades básicas:
1- Alta resistência ao revenimento: propriedade que garante a estrutura e dureza do aço até 600ºC
2- Elevada dureza a quente ou ao rubro: garantia de elevada resistência mecânica quando exposto á altas temperaturas
3- Alta resistência à abrasão: propriedade retardante ao desgaste do gume de qualquer ferramenta sob condições rígidas de trabalho.

A dureza das substâncias industriais é um ponto físico indispensável, pois é através dele que as aplicações onde o material pode ser usado, são definidas. O cromo-vanádio conta com uma estrutura forte e resistente que lhe permite lidar com grande desgaste.
Em formato de lâminas, a substância permite ser moldada em diferentes formas, pois sua alta ductilidade a deixa ser dobrada ou achatada sem qualquer alteração ou sinal de quebra.

  molas-de-aço-vanadio-para-demonstrar-dureza-e-força
Atributos estruturais

Normalmente entre 190 e 300, a força de tensão mínima do cromo-vanádio é particularmente alta dependendo da variedade e da nomenclatura química.
O “módulo de elasticidade” do vanádio é conhecido como uma medida matemática da subtração e deformação (não permanente) através de uma força. O módulo de elasticidade do vanádio é de 30, e seu módulo de torção é de 11.

ferramenta-de-aço-vanadio-suportando-altas-temperaturas

Qual a diferença entre ferramentas de aço e ferramentas de vanádio?

Todos os aços inox possuem o elemento “cromo” em sua composição química, porém, o que diferencia um do outro é a quantidade dessa substância na sua composição. A função do cromo é formar uma fina camada de óxido na superfície do aço, protegendo-o contra os ataques corrosivos do meio ambiente, assim, garantindo maior vida útil das ferramentas.
Além da resistência à corrosão, alguns atributos presentes em todas famílias de aço são pontos para diferenciação entre elas, como: aparência, resistência, acabamentos superficiais, formatos, custo de manutenção, material reciclável e propriedade fixa independente da temperatura.

Sobre o autor

karolinenicolosi

Deixar comentário.

Share This