Construção Civil Indústria

Acidentes de trabalho? Com esses 8 EPC’s nunca mais!

Escrito por Fernanda Silva

Saiba aqui no Blog do Gaveteiro tudo sobre EPC e como garantir a segurança no ambiente de trabalho. Confira!

Os equipamentos para proteção coletiva, são de suma importância para empregados e empregadores obterem um ambiente de trabalho seguro. Ambas as partes, quando seguem as exigências de proteção,  se beneficiam das normas regidas pelo Ministério do Trabalho contras os riscos à qual o ambiente propicia.

protecao-coletivo-epc-protecao-para-todos

 

O QUE É EPC?

EPC é uma sigla para abreviar o termo Equipamento de Proteção Coletiva, norma criada pelo Ministério do Trabalhoriscos-ambiente-de-trabalh-protecao-contra-acidentes-no-trabalho-para-o-coletivo para orientar empresas e trabalhadores sobre os cuidados coletivos nas dependências da  empresa para evitar que acidentes ocorram durante a jornada de trabalho.

O ambiente de trabalho pode apresentar diversos riscos à saúde e a integridade física do trabalhador, sendo necessário o uso do EPC contra os riscos do ambiente, diferente do EPI que visa a proteção individual do trabalhador.  nao-ultrapasase-nos-locais-de-riscos-trabalhe-seguro-com-sinalizacaoUm exemplo são as placas sinalizadoras que avisa à todos sobre os riscos do local. Ou seja, o EPC trata-se de todo tipo de equipamento e processo de segurança do coletivo para evitar que acidentes de trabalho aconteçam durante as jornadas, como também evitar que terceiros não autorizados entrem no local sem permissão.

EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO COLETIVA

Os equipamentos que protegem todos que transitam e visitam o ambiente de trabalho, vão desde um simples tapete ergonômico à barreiras de proteção:  

Extintores

Os extintores são de extrema importância para controlar incêndios em ambientes que extintor-contra-incendios-no-trabalho-para-locais-com-segurancadireta ou indiretamente proporcionam riscos, como é o caso dos escritórios corporativo. Aparentemente esses ambientes não oferecem riscos, mas caso ocorra algum tipo de problema com a fiação do local, o extintor será capaz de controlar a situação. Mas é necessário se atentar aos tipos de extintores: 

  • Tipo A: Combate incêndios causados por combustíveis sólidos como madeira, papel e tecido.
  • Tipo B: Combate incêndios causados por líquidos inflamáveis como óleo, gasolina e álcool.
  • Tipo C: Combate incêndios causados por equipamentos elétricos como quadros de força e  equipamentos energizados (computadores, equipamentos elétricos etc.)
  • Tipo D: Combate incêndios causados por metais combustíveis como alumínio em pó, magnésio, carbonato de potássio etc.

Sinalizador de Ultrapassagem

  • Telas: As telas de proteção são usadas para diferentes objetivos. protecao-com-tela-e-rede-Podem ser usadas delimitar áreas que não podem ser ultrapassadas por pessoas não autorizadas e pode ser usada em obras da construção civil e em trabalhos de jardinagem. 

 

  • Cones:  Os cones de proteção sinalizam locais que não podem ser protecao-com-cone-sinalizacao-com-cone-contra-acidentesultrapassado por pessoas não autorizadas, informam locais que não são seguros e sinalizar problemas a frente como buracos e acidentes. 

 

  • Correntes: As correntes de proteção delimita áreas que sinalizacao-e-protecao-comcorrente-de protecaonão podem ser ultrapassadas por pessoas não autorizadas e informam que o local oferece riscos. Também ajudam a organizar filas e conter pessoas em aglomerações. 

 

  • Fitas: As fitas são usadas para delimitar fita-de-sinalizacao-para-seguranca-coletivaas áreas que não podem ser ultrapassadas por pessoas não autorizadas e ainda informar os problemas ocorridos no local. 

 

  • Cavaletes de sinalização: Ideal para sinalizar as áreas em que pessoas não autorizadas ultrapassem o local pois oferece riscos. 

 

Placas Sinalizadoras

São placas informativas que informam de forma verbal e não verbal o risco do ambiente e ainda indica direções, saídas de emergências, e disponibilidade de banheiros.  As placas sinalizadoras são feitas em diferentes tipos de materiais.placas-sinalizadoras-para-protecao-do-coletivo

Tapetes

Os tapetes são usados para proteger os trabalhadores contra vários tipos de riscos que o ambiente proporciona. São usados para proteger o trabalhador contra choques elétricos, contra fadiga, contra escorregamento em ambientes úmidos e ainda para demarcar áreas de disponibilidade de extintor. tapete-de-protecao-contra-choque-eletrico-para-coletivo-evitando-acidentes-de-trabalho

 

Espelhos

Os espelhos de segurança são usados para garantir maior controle de acesso de quem entra e sai da empresa, oferecendo aos porteiros uma opção a mais de controle visual de quem transita pelo ambiente de trabalho para não deixar que pessoas não autorizadas ultrapassem o local. Os espelhos permitem uma visualização do local em um ângulo de 90º a 180º.  espelho-de-protecao-para-controle-de-vizualizacao-para-coletivo-evitando-acidentes-de-trabalho

Alarmes de incêndio

Equipamentos muito usados em cozinhas industriais e outros ambientes  que oferecem riscos de incêndio. Usado em lanchonetes, restaurantes e outros tipo de ambiente como escritórios e até ambiente  médicos. alarme-de-incendio-para-coletivo-evitando-acidentes-de-trabalho

Chuveiro de olhos

O chuveiro lava olhos de emergência é indicado para locais  em que o trabalhador fica exposto à reagentes químicos, usado para a lavagem dos olhos ao final do expediente. Muito usado na construção civil e  na indústria. chuveiro-de-olhos-contra-reagntes-quimicos-para-coletivo-evitando-riscos-a-saude-no-trabalho

Proteção para maquinário

Fornece o isolamento da máquina para que o trabalhador não seja afetado pelo risco que a máquina oferece.  protecao-para-maquinario-evitando-acidentes-de-trabalho

Linha de vida

É um equipamento importante para garantir que os trabalhadores executem seu trabalho feito acima de 2 metros do nível do chão com segurança. Muito usado para proteção coletiva na construção civil em obras de edifícios e limpeza de vidros. linha-de-vida-para-protecao-do-coletivo-para-evitar-acidentes-de-trabalho

 

Fonte: FDM extintores  e INBEP

Sobre o autor

Fernanda Silva

Deixar comentário.

Share This