Comércio/Logística Indústria

Como saber qual a proteção necessária para seus ouvidos

Escrito por flavaccaro

Trabalhar em locais com ruídos excessivos pode trazer grandes problemas à saúde, como por exemplo, a perda parcial ou total da audição. O Ministério do Trabalho exige que durante a jornada de trabalho, em locais de risco, sejam usados protetores auriculares. Os protetores atenuam ruídos e dão proteção aos trabalhadores.

banner com produtos para proteção dos ouvidos durante a jornada de trabalho

Além de todo cuidado com a proteção corporal, o trabalhador precisa se atentar a proteção dos ouvidos. Quando se tem contato diário com ruídos altos e constantes, alguns EPIs ajudam a proteger durante a jornada de trabalho.

O que são decibéis?

Os decibéis medem a quantidade de ruídos ao qual o ouvido humano é exposto em vários ambientes diferentes.
Os ruídos podem variar desde o impacto que o canto dos pássaros tem na audição de uma pessoa até o de um show de rock bem barulhento. Quanto mais barulho ocorrer no ambiente, maior será o incômodo.
A escala de decibéis tenta quantificar a quantidade de ruídos para ajudar pessoas que trabalham constantemente em locais com excesso de barulho. Assim é possível saber se o uso de protetores auriculares é necessário ou não.

tabela de decibéis que ajuda a descobrir qual a melhor proteção para os ouvidos

Por que a proteção dos ouvidos é tão importante?

Um trabalhador exposto a ruídos acima de 50 decibéis diariamente sem a proteção adequada corre o risco de futuramente ter graves problemas de audição. Por isso em trabalhos na Construção Civil, Casas Noturnas, Shows, Apresentações, hospitais e Indústria é necessário o uso de protetores auriculares.
O protetor não pode atenuar 100% dos ruídos, para segurança do trabalhador o protetor deve abafar os ruídos, mas mantê-lo capaz de ouvir pelo menos uma parte do que acontece ao seu redor.
A total surdez com o uso do protetor pode gerar outros acidentes, como por exemplo, uma peça ou ferramenta que cai e o trabalhador não consegue ouvir o ruído dela ou as pessoas ao redor chamando sua atenção. 

O que é zumbido ocasionado por ruído?

A causa é desconhecida, mas geralmente quem tem problemas auditivos também tem o zumbido. A maioria das pessoas que têm zumbido no ouvido relatam ter trabalhado por muito tempo com exposição a muito barulho, constantemente.
Entretanto, o zumbido pode perdurar para sempre ou pode sumir com o tempo, depende de cada pessoa.
A melhor solução para quem sofre com zumbido nos ouvidos é tentar evitar a exposição em locais com altos ruídos, pois o zumbido além de atrapalhar, ainda causa estresse e problemas na circulação afetando outras áreas do corpo e organismo.

Quais tipos de protetores auriculares são indicados?

No mercado existem vários protetores auriculares que atenuam os ruídos de forma eficaz. É possível escolher entre protetores auriculares padrão, protetor auricular tipo plug, abafadores de ruídos tipo concha ou protetor auricular de espuma.
Verifique qual o tipo de trabalho será executado e escolha o que mais se adequa ao ambiente.

Dicas:

 

  • Evite ao máximo ficar exposto a muito barulho.
  • O permitido pelo Ministério do trabalho é que o trabalhador, usando protetor auricular, seja exposto até no máximo 75 dB por 8 horas.
  • É obrigação da empresa fornecer o protetor auricular correto.
  • Em caso de dor aguda no ouvido, zumbido, ou falha na audição, procure um médico imediatamente.

 

Sobre o autor

flavaccaro

Flavia é redatora do Gaveteiro.com.br

Deixar comentário.

Share This