Manutenção Predial

6 acessórios indispensáveis para sua pintura – Série Manutenção e Reparo

Escrito por Fernanda Silva

Em ambientes profissionais, escolares, residenciais, comerciais etc, garantir uma boa manutenção, fazer sempre pequenos reparos e manter a limpeza em dia já ajuda a tornar o local mais receptivo. A pintura também é um dos itens que devem receber atenção especial para garantir um ambiente visualmente mais aconchegante. Saiba qual o melhor acessório para auxiliar nos reparos de pintura!

linha completa de acessórios para manutenção de pinturas em geral no gaveteiro

Acessórios para Pintura

Quem trabalha com pintura sabe que para fazer um trabalho de qualidade é preciso usar objetos que ofereçam praticidade para otimizar o processo de decoração e reparo.  Pensando nessa necessidade, o mercado oferece diversos acessórios de pintura.

Quando falamos em acessórios para pintura, logo vem à mente rolos e pincéis profissionais e/ou escolar. Porém, os acessórios de pintura não se limitam somente à esses objetos, há ainda muitos outros produtos, que não tem contato diretos com a tinta, mas que facilitam – e muito – a rotina de trabalho desses profissionais.

acessórios de pintura para manutenção de pintura em geral com bandeja, pincel e rolos

Pincéis

Os pincéis para pintura são um dos produtos mais usados para o trabalho de pintura, tendo a sua utilização específica para reparos e acabamentos em cantos e como aplicador de tinta em pequenas superfícies. Esse acessório possui as cerdas fabricadas de acordo com o material que irá receber para fazer o trabalho:

  • Cerdas naturais: São cerdas sem pincel com cerdas naturais para uso de verniz, tinta epoxi e stain acabamento nos fios, indicadas para trabalhos feitos com produtos sem diluição como tinta époxi, stain e verniz, que retém melhor o produto para aplicação em madeira, por exemplo. 
  • Cerdas gris: São fios manipulados (sintéticos)pincel com cerdas em gris para melhor retenção da tinta latex e acrilica na aplicação em alvenaria  confeccionados de forma a facilitar a aplicação de forma das tintas látex e acrílica em superfícies de alvenaria menos rústicas  como tetos, gesso, paredes lisas entre outros.  
  • Cerdas pretas: São totalmente manipuladaspincel com cerdas sinteticas pretas para uso de materiais solventes na aplicação em metais e aluminios para reter melhor produtos como tinta óleo e esmalte em  trabalhos de reparo feitos em metais, por exemplo. 

 

Rolos

O rolo de pintura é a melhor opção para pintar superfícies de longa extensão, como as paredes, oferecendo um trabalho mais rápido devido à extensão que ele cobre e a facilidade que oferece.

  • Rolo de lã simples: São produtos confeccionados com material 100% algodãorolo 100% algodao com melhor retenção da tinta para aplicação da tinta de forma uniforme de manta baixa, proporcionando melhor absorção do produto e evitando o gotejamento da tinta durante o trabalho. O rolo de lã é indicado para pinturas gerais feitas em diversas superfícies – lisas ou texturizadas  -,  de modo a aplicar a tinta de forma uniforme. 
  • Rolo de borracha texturizada: Esse modelo não é indicado para aplicaçãorolo texturizador para aplicação da tinta de forma uniforme decorando de tinta de forma uniforme, devido ao relevo decorativo que possui em sua extensão. Indicado para trabalhos decorativos de pequenos desenhos em superfícies lisas. 

Rolo texturizador: Esse modelo é confeccionado com material 100% algodão de manta parede com massa corrida pintada com rolo decorativo alta proporcionando ótimo desempenho na hora de dar um acabamento decorativo na pintura feita. O rolo para textura, além de decorar ainda pinta toda a extensão da parede, garantindo um trabalho mais simples em menos etapas. Seu uso deve ser feito em paredes lisas.

  • Rolo de espuma: O rolo de espuma é confeccionado com 50% poliéster e 50% parede lisa pintada com rolo de espuma na aplicação de tinta de forma uniformepoliéter, podendo ser encontrado no mercado modelos confeccionados com material 100% poliéster. O rolo de espuma possui maior retenção da tinta, sendo indicado para aplicação do produto de forma uniforme. Modelos amarelos são indicados para aplicação de tinta látex e acrílica, já as espumas de cor cinza são indicadas para aplicação de solventes. Rolos confeccionados em espuma não são indicados para limpeza com  thinner, pois o solvente danifica o material.

Broxas

As broxas são ótimas para auxiliar o processo de pintura com produtos pesados como tinta a base de cal e/ou cimentícia para trabalhos sem acabamentos.

  • Redonda: São confeccionadas com as cerdas presas a umabroxa redonda para pintura de paredes semi rusticas com produtos a base de cal base redonda. Indicada para pinturas em superfícies semi-rugosas com cal e tinta em pó garantindo trabalhos profissionais. 
  • Retangular: Confeccionadas com as cerdas presas a uma base retangular para broxa retangular para pintura de paredes com produtos a base de cal, pintura consideradas pesadasauxiliar nos trabalhos de pintura que necessitam de um auxílio na impermeabilização e nos trabalhos de pintura em superfícies rústicas com cal.

Extensores para pintura

Esses acessórios auxiliam os garfos de pintura na aplicação de tinta em locais altos. Possuem modelos confeccionados em madeira e plástico em tamanhos variados.

pintura em paredes altas e tetos altos com o extensor para rolo de pintura

 

Bandeja

A bandeja é um acessório que facilita o trabalho de pintura na hora de distribuir a tinta no rolo, principalmente, para garantir que o rolo não fique com excesso de produto. Podem ser encontradas em diferentes tamanhos confeccionadas em material plástico. Esse acessório pode ser encontrado também em modelo tipo balde.bandeja acessório para auxiliar nos trabalhos de pintura distribuindo a tinta no rolo evitando pingamentos do produto

 

Fita para pintura

A fita anti respingo é ideal para proteger rodapés e ainda fazer a demarcação das superfícies para aplicação da tinta de forma a dividir a superfície.fita para pintura protegendo rodapés e cantos contra os respingos da tinta

Tenha sempre esses acessórios em sua caixa de ferramentas para reparos, assim sempre que a pintura necessitar de manutenções você estará preparado para qualquer tipo de imprevisto.

 

 

Sobre o autor

Fernanda Silva

Deixar comentário.

Share This