Construção Civil Manutenção Predial

Descubra como não errar na hora de instalar canos de PVC

Escrito por flavaccaro

Canos de PVC e de polibuteno são essenciais em qualquer construção civil, reformas etc. Descubra agora qual o mais indicado para o tipo de obra que será feito no ambiente de trabalho.

banner com canos de pvc brancos e marrons para uso na construção civil

Em reformas, obras e na construção civil, canos de PVC são peça chave. Sabendo escolher os canos corretos, a durabilidade do projeto é ainda maior. Conheça os tipos de canos disponíveis no mercado e não erre na hora de começar o trabalho.

O que é PVC?

canos e conexões de pvc como joelhos, T, cap e muito mais

PVC ou policloreto de vinil é um tipo de plástico obtido a partir de uma combinação entre etileno e cloro. O PVC é um produto muito versátil que pode se mesclar a vários outros produtos para se tornar uma liga ainda mais forte. Na construção civil, obras, reformas e para manutenção predial o PVC é facilmente encontrado em canos, conexões, fios etc.

É possível usar canos de PVC para água fria em instalações com água quente?

Não. Os canos para instalações de água fria são específicos e não podem ser usados nunca em instalações de água quente, pois podem acabar deformando e até estourando. Os canos mais usados para instalações de água fria são os que contem de 3 a 6 metros e são colocados internamente nas paredes. O material dos canos é sempre PVC.

Qual a pressão que um cano de PVC suporta?

Canos de PVC para água fria suportam pressão de até 750 kPA, ou 7,5 kgf/cm² ou 75 m.c.a, com temperatura até 20ºC. A pressão máxima estática suportada é de até 4,0 kgf/cm². Caso haja uma sobrepressão o suportado a mais é de até 2,0 kgf/cm² com uma variação de temperatura  de no máximo 45ºC.

Como é feita a instalação dos canos?

homem instalando canos de pvc para esgoto em uma obra

A instalação é geralmente interna (pelas paredes) e os canos de PVC podem ser conectados de forma soldável (com ajuda de um adesivo permanente) ou roscável (com ajuda de fita veda rosca). Quando existirem curvas, o trabalhador pode usar joelhos, curvas, adaptadores, caps que ajudam a fazer com que a água mantenha a pressão correta e seja bombeada por todos os cômodos de casas, apartamentos e outras instalações.

Qual a diferença entre canos para água quente e canos para água fria?

A primeira diferença se dá pelo material; enquanto em canos para água fria o material usado é o PVC, os canos para água quente usam polibutileno em sua composição. Canos para água quente podem ser usados tanto para água quente quanto água fria e suportam temperaturas de até 70ºC. Os canos de água quente são mais comuns em instalações de chuveiros, e torneiras com água quente. A pressão suportada por este tipo de cano é de 80 m.c.a.

Quais canos usar para instalação em esgotos?

Os canos para instalação em esgoto são brancos e mais grossos, pois além de passar água suja por eles, também passam dejetos, sujeiras, gorduras etc. Confeccionados em PVC, são usados para escoamento de água, em vasos sanitários, água pluvial e ventilação. os canos de esgoto suportam água com até 45ºC de temperatura.

Onde os canos podem ser usados?

Canos de água quente, água fria ou de esgoto devem ser usados em qualquer construção predial ou residencial. Os canos de PVC quando bem conectados e selados evitam vazamentos e mofo nas paredes. Por isso, escolher os melhores produtos para esse tipo de trabalho é essencial.

E aí, gostou do nosso texto? Confira outros textos sobre a área de construção civil e manutenção predial navegando pelo nosso blog!

 

Sobre o autor

flavaccaro

Flavia é redatora do Gaveteiro.com.br

Deixar comentário.

Share This