Manutenção Predial

5 Ferramentas Elétricas para reparos urgentes- Série Manutenção e Reparo

Escrito por Fernanda Silva

Porta desgastadas, janelas que não fecham, muitos objetos jogados no chão, a mesa bamba com uma perna quebrada… Parece que o ambiente está precisando de um reparo urgente. Para corrigir esses defeitos, tenha sempre disponível ferramentas elétricas que otimizam o trabalho.

 

Ferramentas Elétricas

Há um certo ditado que diz que nada é pra sempre. Nenhuma janela funciona para sempre, nenhuma superfície de madeira fica polida para sempre, nada no ambiente e do ambiente dura para sempre. Será sempre necessário fazer o reparo do local para garantir um ambiente agradável e visualmente mais cuidado. Para fazer a manutenção do local é preciso ter à disposição, além das ferramentas manuais, as ferramentas elétricas na sua maleta de manutenção e reparo.

ferramentas elétricas para uso em manutenções diárias e para pequenos reparos feitos em condomínios e edifícios diversos

As ferramentas elétricas são ferramentas que garantem mais agilidade no trabalho e fazem trabalhos de qualidade com menos esforço físico. Entretanto, é preciso ter as ferramentas certas para solucionar problemas previsíveis, como por exemplo, fazer aperto de parafusos diversos. Para te ajudar a deixar a sua caixa de ferramentas completa, o Blog do Gaveteiro criou um post sobre as ferramentas mais importantes para ajudar nos trabalhos de manutenção e reparo.

 

Lixadeira

Como o próprio nome diz, a ferramenta serve para lixar e polir materiais como alvenaria, madeira e metal. Por possuir rotações baixas, a lixadeira elétrica serve apenas para trabalhos de lixamento deixando as superfícies mais lisas e livres de farpas e sujeiras. 

Existem diversos modelos para executar o trabalho de forma adequada, porém é preciso se atentar as lixas adicionadas à ferramenta, pois cada material é responsável por lixar uma superfície.  A ferramenta é ideal para uso em paredes, portas, peitoris de janelas, carros entre outros.

a lixadeira é uma ferramenta elétrica usada para uso em manutenções diárias e reparos urgentes

 

Esmerilhadeira

A esmerilhadeira elétrica possui a mesma função que a lixadeira, porém, por possuir altas rotações, a ferramenta esmerilha, corta, lixa e desbasta diversos materiais como alvenaria, pedra, madeira, metal entre outros. O que muda na ferramenta para lixamento da superfície é a lixa adicionada à ferramenta – que é a responsável por dar o acabamento adequado a superfície trabalhada. A ferramenta é indicada para uso na construção civil, indústria, funilaria, marcenarias, oficinas entre outras.

esmerilhadeira elétrica é umas das ferramentas elétricas que auxiliam no trabalho de reparos e manutenção urgente feito em condomínios e edifícios corporativos

 

Furadeira

A furadeira elétrica desenvolve ótimos trabalhos de perfuração em materiais diversos tais como alvenaria, madeira, plástico e metal. Ferramenta elétrica é indicada para perfurar superfícies de modo a incluir parafusos para pendurar objetos ou fazer montagens em móveis.

Antes de fazer o furo no local desejado, se atentar as brocas usadas na máquina para executar o furo necessário o para o que se pretende fazer. A furadeira é indicada para trabalhos de montagem de móveis, instalação de lousas, varão para cortinas, luminárias, entre outros.

furadeira elétrica é uma ferramenta importante para se ter na caixa de ferramentas para reparos e manutenções urgentes

 

Parafusadeira

As parafusadeiras tem a função de parafusar o parafuso ao mesmo tempo em que fura a superfície em que se está instalando ele,  não sendo necessário fazer o perfuramento antecipadamente como é o caso de trabalhos feitos com as furadeiras. 

Assim como a furadeira, a parafusadeira só executa o trabalho de forma adequada com o uso do bits correto. Ferramenta elétrica indicada para uso na construção civil, indústria moveleira, marcenarias entre outras.

 

Serra

As serras elétricas são ótimas para cortar diversos materiais de forma rápida e sem esforço físico. A ferramenta serra materiais como madeira, mármore, concreto etc. Mas se atente ao trabalho feito, trabalhos de grandes proporções como o corte de lenha são indicadas o uso de motosserras ou machados. Indicadas para uso na indústria moveleira,  construção civil e reformas.

  • Serra circular: Usam discos de lâmina fazendo cortes angulares com movimentos circulares correndo a superfície de madeira, metal e concreto.   

  • Serra Tico tico: Usam várias serras pequenas fazendo movimentos de vai e vem realizando cortes detalhados e curvos em madeira, metal e concreto.

  • Serra de esquadria: Usam discos de lâminas que fazem movimentos circulares realizando cortes em diferentes ângulos em materiais como a madeira.

  • Serra mármore: usam discos diamantados que fazem movimentos circulares realizando cortes em azulejos, pisos, ardósias, paredes, tijolos, entre outros materiais relacionados.

 

Agora ficou fácil escolher a ferramenta adequada para o trabalho de manutenção e reparo. Para receber mais dicas siga as nossas redes sociais e obtenha todas as novidades de primeira mão!

 

  • Confira aqui o 1º Episódio da Série Manutenção e Reparo

Sobre o autor

Fernanda Silva

Deixar comentário.

Share This