Dicas do Gaveteiro

4 combinações de inseticidas para livrar-se de insetos

Escrito por Fernanda Silva

Um ambiente limpo causa boa impressão a todos que o frequentam. Porém, se houver a presença de insetos no local, algumas medidas se tornam necessárias. Combinando corretamente os inseticidas é possível se livrar desses seres indesejáveis.inseticidas para uso em ambientes que sofrem com a presença de insetos

Inseticidas

São substâncias químicas que tem como função principal matar todo tipo de inseto e/ou afastá-los do ambiente. 

Os insetos presentes no campo e na cidade, em sua maioria, trazem doenças para o ambiente de trabalho. Com a temporada de calor a presença dos insetos aumenta, obrigando todos a fazer o uso constante do inseticida. Muitos dos inseticidas comercializados para uso imediato são feitos por princípios ativos que não causam danos à saúde, porém, ainda assim, é preciso se atentar ao uso correto dos inseticidas para livrar-se dos insetos e não ter problemas com a saúde das pessoas, dos animais e das plantas.

formigas são insetos que aparecem com maior frequência durante a temporada de calor

Para fazer o uso correto do produto, confira abaixo as dicas do Gaveteiro!

Combinações de inseticidas

No mercado existem diversos tipos de inseticidas que combatem mosquitos, moscas, formigas, ratos e baratas em ambientes residenciais, corporativos, industriais entre outros. Para compreender a eficácia da combinação dos inseticidas é preciso saber a forma correta de uso para obter o resultado oferecido pela marca garantindo ainda a proteção da saúde dos colaboradores.

Inseticida Spray

É aplicado de forma manual. Dentro da embalagem há a substância em líquido e um gás que é responsável por pressurizar o produto. Após ser feito o aperto manual da tampa atuadora, o inseticida ao ser lançado diretamente no inseto, mata-o instantaneamente; sendo eficiente também ao ser aplicado o produto no ambiente pulverizando-o em várias direções de 3 a 6 segundos.

Atenção: O spray deve ser aplicado longe do alcance do rosto, plantas, animais e comidas.

Inseticida Elétrico

É aplicado por um aparelho fornecido pelo próprio fabricante possibilitando a intensidade e o tempo em que o produto irá aplicar o produto no ambiente. Alguns aparelhos garantem a aplicação de forma contínua por até 12 horas. Já os inseticidas elétricos de tomada são usados com refil líquido ou em pastilha que, com o calor gerado pela tomada, faz com que evapore o cheiro fazendo com que o inseto, principalmente os voadores, fiquem confusos e se afastem ou dependendo do tempo de exposição ao produto o inseto pode morrer. Normalmente esses inseticidas elétricos, por serem produzidos à base de água e com odor suave, são mais neutros.

Importante: Lembre-se de deixar janelas e portas entreabertas para que os mosquitos possam sair.

Inseticida Isca

Possui ação ao ser “procurado” pelo inseto. A isca é uma “casinha” que possui em seu interior um veneno que atrai o inseto para que ele o consome. O inseto após consumir o produto infecta todos os outros insetos do ninho. A ação desse produto não é imediata podendo levar algumas horas (ver rótulo da embalagem). No mercado podem ser encontrados iscas para barata e rato. Indicado para uso em cantos de paredes, debaixo de móveis ou ainda em cantos escuros como estoques. Antes de colocar as iscas nos locais desejados fazer a limpeza do ambiente para que o inseto não fique tentado a ir para outras direções. Alguns produtos possuem ação prolongada de 3 meses.

inseticidas iscas para acabar com insetos como baratas e formigas

 

Importante:  Nunca abra a isca pois há substâncias que prejudicam à saúde.

Inseticida em pó

O inseticida em pó é muitas vezes pulverizados em ralos, calhas, piscinas vazias entre outros orifícios que possam servir de ninho para os insetos.

inseticida em pós para pulverizar e usar em ralos, pias, cantos de paredes, frestas

 

Repelente

Os repelentes corporais são produzidos por um princípio ativo extraído da pimenta chamada icaridina. Essa substância é indicada pela OMS (Organização Mundial da Saúde) para fabricar produtos que protegem a pele contra insetos. Os repelentes são encontrados em sprays e cremes. Algumas fórmulas possuem proteção contra UVB e UVA sendo ideal para quem frequenta locais quentes e abertos.

repelente para uso diário para afastar insetos que causam alergias e doenças

Importante: Confira no rótulo se o produto foi testado dermatologicamente.

Combinações eficazes

Inseticidas + Repelentes

Quem trabalha em locais abertos vive constantemente exposto a insetos que muitas vezes causam doenças e/ou alergias como: moscas, baratas, abelhas, etc. Para quem trabalha cuidando de jardins ou em viveiros, o uso de inseticidas para pulverização são essenciais para se livrar de pragas que prejudicam as plantas. Ao combinar o uso do inseticida com o repelente – que protege a pele contra a picada de mosquito – é possível livrar-se dos insetos com mais eficiência.

repelente mais inseticida para o combate de pragas é a melhor solução para a proteção dos jardineiros

Inseticidas de parede + inseticida spray

Não só quem trabalha em locais abertos sofre com a presença de insetos. Quem trabalha em locais fechados também possui problemas com formigas, baratas, pernilongos, moscas, entre outros. Para esses locais, o ideal é fazer uso de inseticidas elétricos usados em parede que mantêm a aplicação do produto constante no local, sem trazer danos à saúde. Combinando o inseticida de parede com o de spray, é possível se livrar de insetos que são imunes aos produtos menos tóxicos.

 

Inseticidas de parede + iscas +  inseticida spray

Essa combinação é ótima para uso em estabelecimentos comerciais. Os inseticidas elétricos, que mantém o produto no local, possuem ainda mais eficácia quando usado com as iscas que podem ser colocadas nos cantos, embaixo de prateleiras e balcões. O inseticida em spray deve estar sempre por perto, pois com ele é possível eliminar o inseto que aparece repentinamente no local de trabalho.

comércios que usam inseticidas de forma correta ficam livres de insetos em seus estabelecimentos

Inseticida spray + inseticida em pó para pulverizar

A combinação de inseticida em pó para pulverização com os sprays é ótima para finalizar a limpeza de um local que sofre com as pragas. Por exemplo: Após finalizar a limpeza de banheiros, pulverize o inseticida em ralos, pias e frestas para se certificar de que não ficou nenhum inseto escondido. Em seguida jogue o inseticida spray nos cantos da parede para evitar que eles voltem.

combinação de inseticida em pó e spray

É importante salientar que, além do uso correto dos inseticidas, é preciso tomar alguns cuidados para livrar-se dos insetos com eficiência:

  • Mantenha o local limpo;
  • Atente-se em fechar lixeiras e sacos de lixos;
  • Mantenha a pia da cozinha limpa e seca;
  • Ralos sempre fechados ao entardecer;
  • Elimine água parada em pratos de plantas, calhas, pneus e garrafas;
  • Sempre deixe o local bem arejado, pois os insetos não gostam de ambientes frescos.

Gostou das dicas do Gaveteiro? Siga as nossas redes sociais e fique por dentro de todas as nossas novidades!

Sobre o autor

Fernanda Silva

Deixar comentário.

Share This