Manutenção Predial

5 ferramentas manuais indispensáveis – Série manutenção e reparo

Escrito por flavaccaro

Ferramentas manuais são muito importantes para auxiliar na manutenção predial e também em pequenos reparos em condomínios, escolas, faculdades, escritórios, prédios e muito mais. Conheça as 5 ferramentas essenciais que não podem faltar na sua maleta de ferramentas.

banner-com-ferramentas-manuais-variadas

Ferramentas Manuais

ferramentas-manuais-usadas-em-varios-tipos-de-situacoes

São, talvez, as peças mais importantes dentro da caixa de ferramentas. Elas são usadas em quase todo tipo de reparo dentro do ambiente, como por exemplo em: fixação de parafusos, corte de fios, fixação de pregos e vários outros serviços.
Conheça agora as cinco mais importantes, que não podem faltar no seu arsenal de ferramentas.

Chave de Fenda

As chaves de fendas são indicadas para parafusar móveis, brinquedos, aparelhos eletrônicos e muito mais.
Confeccionadas em aço e com cabo de plástico, atualmente no mercado existem chaves de fenda simples e chaves de fenda com isolamento elétrico. Algumas chaves vem com bits diferentes para todo o tipo de fendas em parafusos.

Alicate Universal

Para cortar e apertar objetos variados, o alicate universal é uma excelente opção. Existem alicates com ou sem isolamento elétrico e ambos podem ser usados em escritórios, escolas, prédios, condomínios, construção civil etc.
Essa ferramenta é confeccionada com bico em aço e cabo em plástico.

Martelo

Para fixar pregos de vários tamanhos ou até na hora de colocar um quadro na parede, martelos são mais que necessários, são essenciais. Confeccionados com cabeça de aço e cabo de madeira, existe uma enorme variedade de modelos disponíveis no mercado. O mais comum é o martelo unha, mas o mercado disponibiliza modelos para todo tipo de trabalho e manutenção.

Alicate de pressão

Para pressionar todo tipo de superfície e peças, para crimpar e desapertar parafusos e porcas o alicate de pressão é indicado para uso em qualquer ambiente.
Alicates de pressão são confeccionados todo em aço e não são indicados para peças e superfícies que precisem de isolamento elétrico.

Chave Philips

Com a ponta mais fina que a chave de fenda, a chave philips tem formato de cone e deve ser usada para apertar ou afrouxar parafusos com fenda cruzada, que tem formato de “x”.
Essa chave é confeccionada em aço e com cabo plástico que pode ter ou não isolamento elétrico. Indicada para uso em aparelhos eletrônicos, computadores e muito mais.

 

martelo-unha-alicate-de-pressao-chave-de-fenda-bits-e-outras-ferramentas

 

Adquirindo essas cinco ferramentas, já é possível criar uma caixa de ferramentas com itens básicos, mas essenciais para os reparos emergenciais no ambiente de trabalho. Confira nossos outros episódios da série e conheça outros itens necessários para uso no dia a dia!

Sobre o autor

flavaccaro

Flavia é redatora do Gaveteiro.com.br

Deixar comentário.

Share This