Dicas do Gaveteiro

Protetores solares: está sabendo usar da forma correta? Confira!

Escrito por Fernanda Silva

As altas temperaturas de final de ano propiciam o aumento dos riscos de câncer de pele para todos os que ficam expostos à radiação solar – principalmente para aqueles que precisam executar o seu trabalho diariamente debaixo de sol. Saiba com o Blog do Gaveteiro tudo sobre a importância do uso correto dos protetores solares para proteger a pele contra os raios UV com menos erros.

Riscos da exposição

A expressão “tomar sol” não deve ser levada ao pé da letra quando recomendada por médicos e dermatologistas para receber de forma natural a vitamina D – essencial para a saúde dos ossos, pois quando a pele fica muito tempo exposta à radiação solar, ela tende e ter um envelhecimento precoce de suas células, podendo causar, entre outros sintomas, o melanoma (câncer de pele).

protetores solares são de extrema importância o seu uso para quem fica exposto ao sol o dia todo

Nas época mais quente do ano, o índice de UV fica muito acima do que é suportado pela pele para absorver as suas proteínas, sendo necessário o uso constante dos protetores solares. Os protetores solares não são considerados EPIs, porém seu uso se faz essencial para evitar transtornos quanto a saúde do trabalhador na empresa.

O que é FPS?

O FPS (Fator de Proteção Solar) é responsável por filtrar a radiação de UV quando em contato com pele. Existem dois tipos de radiação UV:

  • UVA (Ultravioleta A): Luz visível do sol que incide diretamente na pele, indo direto na camada mais profunda da pele, a derme;
  • UVB (ultravioleta B): Luz indireta do sol, visível em dias nublados, atingindo a camada superficial da pele, a epiderme.

O FPS indica quanto tempo a pessoa pode ficar exposta ao sol após fazer o seu uso. Exemplo: se a pele leva 10 minutos para sofrer os efeitos dos raios UV, o protetor solar com FPS 30, vai levar 30 vezes para sentir os efeitos da radiação, ou seja, a pele fica protegida por mais 300 minutos e assim por diante. Podendo variar de pele para pele.

Como se proteger dos raios solares

Os dermatologistas recomendam não tomar sol nos horários entre 10 da manhã e 16 horas. Porém os colaboradores que executam o seu trabalho durante esse período em locais abertos: Jardineiros, pedreiros, faxineiros, eletricistas, carregador de mercadoria, fornecedores, entre outros, que ficam expostos a radiação UV não possuem controle quanto a incidência de luz na sua pele, o que os obriga a fazer o uso de EPIs que protegem contra os raios solares (capacete de proteção, óculos, capuz e vestimentas).

protetores solares são de extrema importância para quem trabalha ao ar livre

Além desses equipamentos se faz necessário o uso de protetores solares com proteção UV indicado para o seu tipo de pele, onde pode ser usado protetores com fatores com FPS maior que o recomendado para a sua pele.

Antes de comprar o protetor solar é preciso verificar o FPS recomendado para cada tipo de cor de pele melanina: pigmento que determina a cor da pele: quanto mais clara a pele, maior deve ser o fator de proteção do protetor solar.

protetores solares devem ser usados de acordo com a cor de pele

Indicações de uso:

    • Procure passar o produto de forma uniforme no corpo todo, principalmente em áreas que ficam mais expostas como o rosto;
    • Aplique o produto 15 a 20 minutos antes de ficar exposto ao sol – antes de iniciar o trabalho;
    • É necessário a reaplicação do produto na pele para prolongar a proteção.
    • E aplicar após o expediente.
    • A aplicação do protetor solar não fica limitado a dias ensolarados, mas também em dias nublados.
    • Devido a sensibilidade da pele do rosto, procure aplicar o protetor solar apropriado para o rosto.

Prevenção Câncer de pele

Visando a saúde de todos no Verão, a campanha Dezembro Laranja da Sociedade Brasileira de Dermatologistas estimula todos a fazerem uso de protetores solares em conjunto com outros meios para evitar a exposição frequente aos raios UV.

protetores solares são abordados na campanha do dezembro laranja

Atenção: Antes de fazer a cotação do produto para a sua empresa, verifique se o mesmo foi aprovado pela ANVISA certificando que o protetor foi testado dermatologicamente.

Fonte: Sociedade Brasileira de Dermatologistas

Na hora de cotar produtos para proteger o trabalhador contra os riscos do verão, não fique na dúvida, acesse o site do Gaveteiro.com.br e adquira os produtos com muito mais comodidade e segurança.

Sobre o autor

Fernanda Silva

Deixar comentário.

Share This