Manutenção Predial

Como planejar a sinalização da sua empresa? Veja!

Escrito por flavaccaro

Quem acompanha o nosso blog já conhece a importância da segurança do trabalho para o bom desempenho de uma indústria. Quando ela não existe ou não recebe a atenção que exige, acidentes e diversos outros problemas acontecem na rotina de trabalho de uma gestão. Por isso, é essencial conhecer as melhores técnicas existentes no mercado.

banner-com-placas-de-sinalizacao-para-seguranca-do-trabalhador

Em vista disso, um profissional que é responsável por esse setor em sua empresa precisa manter-se antenado com as novidades e as tendências. O uso de equipamentos de segurança individual é uma ótima forma para garantir a integridade dos funcionários da equipe.

Além disso, a sinalização da empresa é outra questão que merece toda a sua atenção. Apenas quando existe um planejamento adequado às suas necessidades e ao espaço de trabalho, é possível alcançar os resultados que você deseja e reduzir o número de acidentes.

Este post vai ajudá-lo a entender um pouco mais sobre o assunto. Mostramos o papel da sinalização no desempenho da indústria, quais são os seus tipos e como ela deve ser planejada. Confira a seguir.

equipe-planejando-estrategias-de-seguranca-do-trabalho

Por que a sinalização adequada é tão importante?

Todo ambiente de trabalho oferece inúmeros riscos aos seus funcionários. Na maioria dos casos, as indústrias trabalham com ferramentas e sistemas de grandes proporções e em elevadas temperaturas. Qualquer descuido pode provocar um acidente e tirar a tranquilidade da equipe.

Além do mais, situações emergenciais, como falhas em máquinas ou focos de incêndio, precisam ser controladas de maneira correta, evacuando todos os colaboradores com tranquilidade e calma.

Nessas horas, a sinalização da empresa tem um importante papel. Ela serve para indicar as regras e restrições para a equipe e mostrar rotas de fugas e atitudes a serem tomadas em emergências.

Ela também é prevista em lei. Multas são aplicadas quando há qualquer tipo de infração, por isso, fique muito atento a esse assunto. A própria CLT, em sua versão original de 1943, já prevê, no artigo 200, parágrafos IV e VIII, a necessidade de sinalização nas empresas, especialmente para a prevenção de incêndios.

A CLT não é o único texto que reforça a importância da sinalização, Existem diversos documentos posteriores que regulam como a sinalização deve ser aplicada. Ela é especificada especialmente em Normas Regulamentadoras, Normas Brasileiras (as NBRs, estipuladas pela ABNT) e instruções técnicas do Corpo de Bombeiros de cada estado, além de legislações municipais e estaduais específicas.

Os principais documentos para guiá-lo em seu planejamento são:

  • Norma Regulamentadora 26 (NR 26);
  • Norma Brasileira 13.434 (NBR 13.434).

A NR 26 indica as cores, formatos e palavras que devem constar na sinalização de segurança, e o descumprimento dela pode gerar multa, como está previsto na NR 28. Já a NBR 13.434 foca na sinalização contra incêndio e pânico, e prevê todos os detalhes práticos que devem ser considerados na sinalização.

Portanto, sempre baseie a sua tomada de decisões nesses documentos e proporcione um ambiente sustentável, seguro e produtivo aos seus funcionários.

Que tipo de sinalização é necessário?

Agora, chegou o momento para você descobrir os tipos de sinalização que não podem faltar em sua empresa.

Sinalização contra incêndio e pânico

Em uma situação de emergência, um profissional pode esquecer tudo o que aprendeu em seu treinamento e tentar tomar atitudes indevidas. Dessa forma, a sinalização contra incêndio e pânico precisa ser muito bem posicionada e planejada de acordo com as condições de trabalho industrial.

Ela deve mostrar rotas de fuga, alertar e mostrar proibições e direcionar os colaboradores aos equipamentos de combate ao incêndio ou para um local seguro. Lembre-se também que os obstáculos nesse caminho devem ser indicados com antecedência, com isso, você evita surpresas e dá mais segurança a todos.

Nessas horas, consulte o Corpo de Bombeiro do seu estado e veja quais são as suas instruções.

Sinalização laboral

Esse tipo de sinalização de empresa mostra os riscos cotidianos a que os trabalhadores estão expostos. É exigida pela CLT e por uma série de Normas Regulamentadoras, como a já citada NR 26 e também a NR 1. A NR 12 também deve ser utilizada, pois ela se refere aos cuidados com o uso de máquinas e equipamentos e a garantia da integridade física dos colaboradores.

Como existem várias atividades diferentes no setor industrial, cada gestão precisa tomar cuidados específicos de acordo com as suas condições de trabalho.

Sinalização de acessibilidade

A acessibilidade é uma questão muito importante hoje em dia. Ela não se restringe apenas a permitir que pessoas com mobilidade reduzida ou deficiência possam participar de atividades em um local de trabalho, e sim incluir todas as parcelas da população, visando a sua adaptação e locomoção sem barreiras.

Assim a sinalização de acessibilidade diz respeito a todos os cidadãos. A NBR 9050 determina as regras para diminuir a segregação e promover a conscientização da sociedade. Além disso, esse tipo de sinalização também já é estipulado na Constituição Nacional.

Como planejá-la?

Uma sinalização de empresa de sucesso deve ser baseada na análise de risco no trabalho. Antes de tomar uma atitude, você deve compreender as relações e as logísticas em suas indústrias e descobrir quais são os perigos ali existentes.

Por exemplo, a simulação de rota de fuga deve ser produzida de acordo com os equipamentos da indústria e as atividades que estão sendo desempenhadas. As placas precisam ser facilmente entendidas e com poucas palavras. Não se esqueça de posicioná-las nos locais corretos e evite sobrecarregar a visão.

O planejamento deve englobar todos os setores e atividades e como os trabalhadores se relacionam entre si. Ademais, as legislações devem guiar as suas decisões para que você evite problemas e encontre soluções eficientes.

Um profissional de segurança do trabalho tem grandes responsabilidades em seu dia a dia. Ao orientar a sua equipe, você precisa utilizar uma linguagem adequada e de fácil compreensão. Não se esqueça também de respeitar as normas existentes e utilizar uma sinalização da empresa adequada ao seu ambiente de trabalho.

Essas atitudes mostram que você se preocupa com o engajamento dos funcionários e que está pronto para garantir a segurança de todos.

E então, o que você achou do nosso post? Descobriu a importância da sinalização da empresa e da segurança do trabalho? Agora, encontre os melhores produtos para esse setor em nosso site!

Sobre o autor

flavaccaro

Flavia é redatora do Gaveteiro.com.br

Deixar comentário.

Share This