Dicas do Gaveteiro Manutenção Predial

Ferramentas com isolação VDE: Sabe a importância? Descubra!

Escrito por Fernanda Silva

Um fato sobre as ferramentas manuais: Desde que foram inventadas na Idade da Pedra, tornaram-se um importante instrumento na vida evolutiva do ser humano. Por essa razão,ainda são, constantemente passadas por melhorias, como é o caso das ferramentas com isolação VDE.

Mesmo após a tecnologia – que possibilitou a criação de ferramentas elétricas – os instrumentos manuais de trabalho, possuem ainda, um importante papel nas rotinas laborais, sejam elas para auxiliar em reparos e manutenções em gerais, ou ainda, para fazer trabalhos mais pesados.

Com o passar do tempo, os instrumentos começaram a carecer de mudanças não só de design e tamanho, mas também de segurança. E isso, foi o que algumas marcas especializadas em ferramentas manuais para eletricistas, proporcionaram: isolação VDE para proteção contra choque.

Ferramentas com isolação VDE

Para quem trabalha em estações de energia elétrica, postes e em indústrias fazendo o reparo de maquinário, sabe o quão importante é o uso de instrumentos adequados para executar o serviço. Isso ocorre porque as ferramentas manuais comuns, em sua maioria, são fabricadas em ferro, que por conseguinte, recebem maior carga elétrica sendo então, causadoras de acidentes de trabalho fatais.  

Visando a segurança de trabalhadores da área da elétrica, a ferramenta de segurança manual com isolamento VDE segue as exigências de fabricação da IEC 60.900, que por sua vez atende as exigências de proteção da NR-10 – norma regulamentadora no Brasil que padroniza as normas protetivas para quem trabalha diretamente com eletricidade.

 ferramentas com isolacao vde para auxiliar no trabalho

As ferramentas com isolação VDE reduzem e/ou eliminam o risco de choque, sendo estas normalmente fabricadas em aço de alta qualidade, dispondo da aplicação de materiais isolantes para não causar choques ao trabalhador que executa a atividade, justamente pelas ferramentas manuais comuns não apresentarem a proteção necessária para o seu manuseio.

Lembrando que é necessário o uso de luvas isolantes para executar o trabalho em áreas que possuem riscos elétricos. 

As ferramentas VDE são usadas para trabalhos em linhas vivas de até 1000 V em correntes alternadas (AC) e em linhas de até 1500 V em correntes contínuas (DC).

O que é isolamento VDE?

Quando falamos em VDE, estamos na verdade, falando de uma certificação e não exatamente de um material.

A sigla VDE significa Verband der Elektrotechnik Elektronik Informationstechnik Associação de Engenharia Elétrica Eletrônica Tecnologia da Informação, em português.

Esta instituição alemã de certificação tem como intuito comprovar que os instrumentos usados para executar os trabalhos elétricos não recebem as cargas e não as transmite aos usuários.

Já quando se fala em isolamento VDE, está se referindo ao fato de que a ferramenta em questão possui os padrões de fabricação e segurança exigidos pela IEC 60.900 – que rege as normas de fabricação de ferramentas usadas na área da elétrica – e que elas foram testadas pelo instituto VDE.

Mas o quê é a isolação VDE na ferramenta?

É basicamente a aplicação de componentes sobre a ferramenta para que a mesma não transmita a carga elétrica para o usuário. Um exemplo de materiais isolantes aplicados nas ferramentas, é o polímero anti-chamas, muito usado nas ferramentas fornecidas no site do Gaveteiro.com.br

Antes de serem comercializadas, as ferramentas com isolação VDE passam por testes rigorosos para que possa ser certificado de que elas não conduzirão eletricidade ao usuário, como:

  • -Testes de impacto;
  • -Testes de chamas;
  • -Pressão;
  • -e o mais importante, testes de resistência elétrica.

Após a fabricação, a ferramenta é testada pelo instituto VDE que confirma a sua usabilidade em trabalhos elétricos, caso aprovado, o instituto grava a sigla VDE na ferramenta e emite o certificado de comprovação que acompanha o instrumento.

Dica importante do Blog do Gaveteiro: Use sempre as roupas de proteção adequadas para trabalhos com eletricidade.  

Não fique preocupado com a segurança de seus funcionários, adquira já as ferramentas VDE clicando no banner abaixo.

Sobre o autor

Fernanda Silva

Produtora de conteúdo no Gaveteiro.com.br.

Deixar comentário.

Share This