Construção Civil Manutenção Predial

Saiba quais os tubos corretos para instalação de água quente

Escrito por flavaccaro

Na hora de executar aquele projeto tão sonhado do seu cliente e garantir que ele faça uso de água quente, nada melhor do que usar os canos certos, não? Mas afinal, quais os melhores tubos para fazer a instalação de água quente? Confira com o Blog do Gaveteiro o segredo para apresentar um bom trabalho.

homens-na-construcao-civil-e-canos-para-agua-quente

Como se trata da instalação de um líquido quente, deve se ter em mente que é preciso fazer uso de materiais que suportam temperaturas elevadas e que sejam muito mais resistentes do que os canos comuns de PVC.

Usar os produtos certos para fazer a instalação de água quente, não é só é o ideal para apresentar o melhor resultado para seu cliente, mas também é importante para manter a  segurança de todos os envolvidos, seja ele cliente ou até mesmo o trabalhador que irá executar o serviço.

Instalação de água quente

O cano certo para fazer a instalação de sistema de água quente é aquele fabricado com materiais resistentes, pois se usado com tubos que conduzem água fria, as conexões serão derretidas ou se racharão. Mas, deve ser levado em conta que, assim como diversos tipos de produtos, há variações de aplicação.

Tubo certo para instalação de água quente

  • Tubos PPR (Polipropileno Copolímero Random tipo 3)cano-ppr-para-instalacoes-de-agua-quenteOs tubos fabricados com esse material suportam temperaturas de até 80ºC – sendo aplicados em um tempo otimizado a partir do processo de termofusão – o que descarta riscos de vazamentos. São ideais para fazer a instalação de chuveiros e torneiras. Alguns produtos são fabricados de forma atóxica. Os tubos PPR podem ser adquiridos clicando aqui.
  • Tubos Super CPVC (Policloreto de Vinila Clorado)cano-cpvc-para-instalacoes-de-agua-quenteEsse tubo é um derivado do PVC que resiste a variações mecânicas e a corrosão,  podendo suportar temperaturas de até 80ºC. Sua aplicação é feita com cola específica para auxiliar na ligação de uma conexão a outra.
  • Conexão Pex (Polietileno Reticulado)cano-pex-para-instalacoes-de-agua-quenteEsse tubo é confeccionado de forma a suportar temperaturas que variam de -100º a 95ºC. Ideal para fazer a condução de água fria e quente. Esse produto é indicado para a instalação de sistema de aquecimento de banheiras e chuveiros.

Por que não usar tubos de PVC comuns.

Tubos de PVC para instalações de água fria não suportam temperaturas maiores que 45ºC. Tentar usá-los para instalações de água com temperatura superior a isso pode causar um vazamento grave. Por serem menos maleáveis, o choque térmico ocasionado pela passagem da água quente pode rachar ou derreter o tubo.

Gostou? Confira todos os posts em nosso blog e fique por dentro de todas as novidades!

banner-com-tubos-e-conexoes-para-instalacao-de-agua-quente

 

Sobre o autor

flavaccaro

Flavia é redatora do Gaveteiro.com.br

Deixar comentário.

Share This