Construção Civil Manutenção Predial

Saiba quais os tubos corretos para instalação de água quente

Flavia Vaccaro
Escrito por Flavia Vaccaro

Na hora de executar aquele projeto tão sonhado do seu cliente e garantir que ele faça uso de água quente, nada melhor do que usar os canos certos, não? Mas afinal, quais os melhores tubos para fazer a instalação de água quente? Confira com o Blog do Gaveteiro o segredo para oferecer um bom trabalho.

imagens-ilustrativa-de-luvas-a-ser-usadas-na-cozinha-epi-em-latex-e-antitermica-mais-usada-na-cozinha-industrial
Como se trata da instalação de algo que vai precisar resistir ao calor, deve-se ter em mente que é preciso fazer uso de materiais que suportam temperaturas elevadas e que sejam muito mais resistentes do que os canos comuns de PVC. É por isso que quando você se perguntar “qual cano usar para água quente”, considere a elevação da temperatura como algo que sempre deve ser levado em conta.

Usar os produtos certos para fazer a instalação de água quente não significa apenas apresentar o melhor resultado para seu cliente, mas indica também o seu cuidado com a segurança de todos os envolvidos, incluindo o trabalhador que executar o serviço.

Desenvolvemos esse post para que você saiba mais sobre o assunto. Nele, falamos mais sobre o processo de instalação de água quente e também sobre a melhor escolha dos tubos que você vai precisar para isso. Acompanhe nos tópicos a seguir!

O que considerar ao escolher um cano para instalação de água quente?

tubos-de-agua-quente-e-homens-na-construcao-civil-fazendo-a-instalacao

O cano certo para fazer a instalação de sistema de água quente é aquele fabricado com materiais resistente. Tubos utilizados para a condução de água fria não resistem a altas temperaturas: racham ou derretem com facilidade.

Mas assim como acontece com diversos outros tipos de produtos, há muitas variações nesse campo. É por isso que a escolha dos canos é algo que deve ser pensado em conjunto entre o engenheiro e arquiteto da obra. A ideia é que se realize um trabalho em equipe para verificar qual dentre as opções existentes é a mais adequada para cada situação.

Qual cano usar para água quente? Descubra aqui!

Existem diversos tipos de canos para água quente. Como explicamos, cada um deles tem propriedades específicas e pode ser indicado para diferentes objetivos nas obras.

Listamos e explicamos os principais deles. Acompanhe!

Tubos PPR (Polipropileno Copolímero Random tipo 3)

tubo-de-agua-quente-PPR-verde

Os tubos fabricados com esse material suportam temperaturas de até 95ºC. Eles são aplicados em um tempo otimizado a partir do processo de termofusão — o que descarta riscos de vazamentos. São ideais para fazer a instalação de chuveiros e torneiras.

Dentre outras vantagens, os tubos PPR são de baixo custo, não requerem o uso de juntas de expansão e liberam você da necessidade das manutenções com o passar do tempo. Eles também são flexíveis, como se fossem mangueiras.

Tudo isso faz com que o PPR seja muito indicado para projetos pequenos, como os de casas com poucos cômodos, nos quais a água necessita de pouca pressão.

Tubos Super CPVC (Policloreto de Vinila Clorado)

tubos-de-agua-quiente-CPCVV-para-uso-em-sanitarios-e-outras-instalacoes

Esse tubo é um derivado do PVC que resiste a variações mecânicas, podendo suportar temperaturas de até 80ºC. Sua aplicação é feita com cola específica para auxiliar na ligação de uma conexão com a outra.

Eles são bastante práticos e fáceis de instalar, não exigindo muito da mão de obra dos profissionais. Outro ponto positivo é que o material do Super CPVC não está sujeito a corrosões, o que faz com que a sua duração seja muito elevada.

O material também conta com a vantagem de ser antimicrobiano — fator que permite a àgua chegar às torneiras com muito mais qualidade.

Conexão Pex (Polietileno Reticulado)

cano-de-agua-quente-em-tres-cores-diferentes-branco-vermelho-azul

Esse tubo pode suportar temperaturas que variam de -100º a 95ºC e é ideal, portanto, para fazer a condução de água fria e de água quente.

O produto é indicado para a instalação de sistemas de aquecimento de banheiras e de chuveiros. Isso se justifica pelo dato de ele ter uma flexibilidade que permite a montagem de curvas, por ser resistente à pressão e, enfim, pela possibilidade da passagem da água fria e da água quente ao mesmo tempo.

A instalação dos tubos PEX também é bastante simples: basta uma tesoura corta-tubo para o equipamento ficar no tamanho ideal. Depois disso, é utilizada uma ferramenta que desliza um anel metálico pelo tubo a fim de que possa haver a estanqueidade entre os canos e as conexões.

A conexão PEX ainda conta com a vantagem de serem disponibilizadas no mercado alguns sistemas pré-montados de tubos. Com esses kits, a instalação se torna ainda mais prática e bastante econômica para o proprietário da obra, que poderá otimizar os gastos com material.

Por que não usar tubos de PVC comuns para canos de água quente?

varios-canos-de-agua-quente-para-instalacao-em-locais-como-industrias-predios

Tubos de PVC para instalações de água fria não suportam temperaturas maiores que 45ºC. Por serem menos maleáveis, o choque térmico ocasionado pela passagem da água quente pode rachar ou derreter o tubo. Tentar usá-los para instalações de água com temperatura superior a esse limiar pode causar um vazamento grave.

Saber qual cano usar para água quente é imprescindível para ter qualidade nas obras. Por isso, não deixe de sempre verificar os tubos que serão utilizados na execução da sua obra.

Tão importante quanto saber como escolher os tubos é saber instalá-los. Por isso, recomendamos a leitura do nosso artigo “Descubra como não errar na hora de instalar canos de PVC”.

Banner-do-gaveteiro-com-produtos-como-capacete-de-seguranca-caixa-de-papelao-compressor-de-ar-bota-de-segurança-cafeteira-industrial

Sobre o autor

Flavia Vaccaro

Flavia Vaccaro

Flavia é redatora do Gaveteiro.com.br

Deixar comentário.

Share This