Construção Civil Indústria Manutenção Predial

Dicas para usar o compressor de ar com maior eficiência

Escrito por flavaccaro

Use corretamente seu compressor de ar e também descubra todos acessórios necessários para fazer o melhor trabalho.

homem-carregando-um-mini-compressor-de-ar-na-construção-civil

Ferramentas pneumáticas e compressores de ar são importantes em vários setores industriais. Potentes e mais econômicas que ferramentas elétricas, as ferramentas pneumáticas criam o impacto necessário para tornar o trabalho diário ainda mais eficiente. Contudo, algumas vezes surgem dúvidas do tipo: Existem peças de reposição para máquinas pneumáticas? Como devo medir a pressão do meu compressor de ar?
Sane suas dúvidas agora com esse post.

A pressão do compressor de ar

homem-usando-britadeira-pneumatica-ligada-a-um-compressor-de-ar

Toda ferramenta pneumática precisa de ar comprimido para funcionar. O ar comprimido é o vapor resultante do aquecimento do ar que, quando comprimido cria uma pressão ou força. A vazão do ar comprimido consegue deslocar qualquer objeto que esteja a sua frente ou conectado ao compressor de ar, como por exemplo, fazer uma ferramenta se movimentar. Na maioria das vezes, essa pressão é medida por psi (Pound force per square inch ou libra força por polegada), kPa (Quilopascal) ou pelo bar (1 bar=14,5 psi).
Todo compressor de ar vem com reservatórios de ar comprimido que podem suportar de 6 à 460 litros, ou seja, dependendo do tamanho do reservatório do compressor, ele pode ser usado em pequenas oficinas e até em grandes indústrias.

Cuidados com seu compressor de ar

Existem vários acessórios que são essenciais para que o compressor de ar funcione corretamente. Qualquer produto danificado pode acabar destruindo o compressor. Por isso esteja sempre atento a qualquer atividade incomum que não pareça adequada com seu maquinário.

Acessórios para o bom funcionamento do compressor:

manometro-para-compressor-de-ar

 

 

  • Mangueiras, tubos e bobinas: Muito importantes, pois são com esses acessórios que é possível conectar ferramentas e outros objetos ao compressor de ar. E também é por eles que o ar comprimido passa para fazer a ferramenta funcionar;
  • Reguladores de pressão: É a partir do regulador que é possível regular a pressão do ar comprimido.
  • Separadores de óleo/água: Barram a entrada de contaminantes ou a passagem dos mesmos pelo caminho errado dentro da mangueira.
  • Detector de monóxido de carbono: Mais utilizado quando a instalação do compressor de ar é permanente. Alguns compressores produzem esse gás, que é muito nocivo ao ser humano, por isso a importância desse acessório.
  • Manômetro de pressão de ar: É com ele que é possível medir a pressão em psi do compressor.

Acessórios para trabalho com o compressor de ar:

acessorios-usados-junto-com-o-compressor-de-ar

  • Pistola de pintura: Para uso na indústria automobilística, funilarias, serralherias e vários outros ambientes. Usada para pintar carros, paredes etc.
  • Ferramentas pneumáticas: As ferramentas pneumáticas só funcionam quando conectadas em uma instalação com compressor de ar.
  • Tornadora: Usado para limpeza de bancos de carros e outras superfícies.
  • Brocas, e acessórios de limpeza dentário: Alguns compressores são usados em consultórios para auxiliar no funcionamento das ferramentas usadas pelos dentistas.
  • Pistola para encher pneu: Compressores também são essenciais para auxilar no enchimentos de pneus.

Conheça todas unidades de pressão:

Abaixo todas as medidas utilizadas para medir corretamente a pressão do compressor.

 

Confira todos nossos outros posts, se cadastre em nossa newsletter e saiba tudo sobre o mundo corporativo!

banner-com-um-compressor-de-ar-uma-mangueira-e-uma-ferramenta-pneumatica

Sobre o autor

flavaccaro

Flavia é redatora do Gaveteiro.com.br

Deixar comentário.

Share This