Construção Civil Indústria

Equipamentos de segurança para indústria: qual é melhor para cada caso?

Escrito por flavaccaro

A segurança do trabalho é um assunto sério, visto que é essencial para a obtenção de resultados positivos em uma gestão, pois protege os funcionários e evita paralisações na produção. Entretanto, muitos profissionais ainda não dão a devida importância para o assunto.

placa-que-fala-da-importancia-da-segurança-do-trabalho-e-o-uso-de-epi

Desde 2012, o Brasil já teve um prejuízo de R$ 22 bilhões com indenizações e afastamentos de trabalhadores. Se atividades informais forem consideradas, esse montante pode chegar a R$ 40 bilhões. Todo esse valor atrapalha o desempenho da economia nacional e poderia ter sido investido em outras áreas, como na expansão do negócio, na contratação de novos colaboradores e na compra de novas máquinas.

No cenário industrial a situação se complica, pois os riscos laborais são maiores e um simples descuido pode provocar sérias consequências. Alguns profissionais ainda têm dúvidas e não sabem como utilizar as ferramentas e as tecnologias que existem hoje em dia.

Dessa forma, você deve criar um planejamento adequado às necessidades da sua produção e da sua equipe. Este post vai explicar todos os conceitos sobre os equipamentos de segurança para indústria. Confira!

O que são EPIs?

pessoas-em-uma-reunião-na-construção-civil-usando-os-epis-corretos

Os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) são dispositivos que protegem a integridade de um indivíduo e reduzem os perigos do ambiente. Quem os utiliza promove a saúde, o bem-estar e evita acidentes e doenças ocupacionais.

Todos os setores trabalhistas precisam adotá-los em suas gestões, seja em um serviço em que o funcionário utiliza apenas uma bota, seja nas indústrias. Esse último exemplo merece toda a atenção, pois os sistemas industriais são complexos e maiores — e oferecem vários riscos aos seus operadores.

Qual é a importância dos equipamentos de segurança para indústria?

homens-trabalhando-na-altura-com-o-epi-correto

A competição por novos clientes está cada vez mais acirrada no mercado. Como a produção não pode parar, os equipamentos de segurança para indústria garantem o correto funcionamento de todas as atividades.

Além do mais, é necessário analisar essa situação com um outro olhar. Um acidente causa sérios problemas, como as indenizações, os embargos e a paralisação da linha produtiva. Muitos pensam no prejuízo financeiro imediato, mas poucos se lembram que essas situações mancham o nome da empresa. Isso acontece porque ninguém gosta de trabalhar ou comprar produtos de uma gestão que não cuida de seus funcionários.

Por isso, faça a análise de risco, determine os EPIs corretos para cada um de seus colaboradores e colha bons resultados no mercado.

Quais são as obrigações do empregador e empregado?

homem-segurando-com-uma-das-mãos-epi-de-segurança-do-trabalhador

As normas regulamentadoras (NRs) padronizam as atividades em todo o território nacional. Dessa forma, você deve respeitá-las e utilizá-las no seu dia a dia de trabalho. A NR 6 aborda os assuntos mais importantes para os equipamentos de proteção individual, e um deles diz respeito às obrigações do empregador e do empregado.

A empresa é obrigada a:

  • adquirir o EPI adequado para cada uma de suas atividades;
  • exigir o uso de EPIs;
  • disponibilizar apenas as mercadorias que têm o Certificado de Aprovação;
  • promover treinamentos sobre o manuseio correto dos EPIs;
  • ter uma boa política de armazenamento;
  • prezar pela higienização e manutenção das ferramentas de trabalho;
  • substituir imediatamente qualquer EPI que apresentar falhas.

Certas atividades industriais trabalham com materiais químicos e biológicos. Uma máscara de filtro, por exemplo, pode absorver material particulado químico e tóxico. Misturá-la ao lixo comum é uma atitude arbitrária, que coloca em risco a natureza.

O descarte dessas peças não pode ser feito de qualquer maneira, já que existem leis ambientais que determinam os procedimentos corretos. Desse modo, a análise do ciclo de vida do produto é outra principal função da gestão.

Já os trabalhadores devem:

  • usar o EPI apenas nas situações em que é necessário;
  • cuidar das ferramentas de trabalho;
  • comunicar falhas e alterações que comprometem o uso do EPI.

Quando todos trabalham em conjunto, é possível criar um ambiente mais produtivo e seguro. Portanto, respeite essas determinações.

Como os EPIs devem ser utilizados?

epi-na-construção-civil

Agora que você conhece a importância dos equipamentos de segurança para indústria, deve estar se perguntando qual é a melhor maneira para usá-los na sua gestão, certo?

O setor industrial é vasto e formado por inúmeras empresas, e cada uma delas desempenha funções específicas. Com isso, não é possível generalizar e criar um passo a passo focando na segurança laboral.

Antes de tomar uma atitude, você precisa analisar as atividades desempenhadas na sua gestão e descobrir os riscos existentes. Fique atento para respeitar os critérios normativos e faça de tudo para proteger os funcionários.

Apesar disso, alguns exemplos sempre são lembrados:

Indústria química

Botas de segurança sem bico de aço, luva nitrílica, macacão de proteção, óculos, respirador e avental de PVC.

Indústria alimentícia

Macacão, avental, luva, óculos, respirador, calçado com propé (proteção descartável) e touca.

Indústria eletricista

Macacão confeccionado de acordo com as determinações a NR 10, calçado sem bico de aço, luva de alta-tensão, capacete (sem furos, classificação 2), óculos e protetores auriculares.

Percebe-se, então, que existem vários EPIs. O profissional responsável pela segurança no setor industrial deve planejar as suas atividades de acordo com o perfil da gestão, considerando os objetivos e o ritmo de produtividade.

Você deve contar com um fornecedor de confiança também, que trabalha com produtos modernos e eficientes, a fim de evitar decisões equivocadas. Portanto, faça uma pesquisa de mercado e procure um parceiro que tem preços exclusivos em uma ferramenta online e de fácil acesso, como o Gaveteiro.

Existem, de fato, vários desafios na rotina de trabalho em uma fábrica. Além de adotar metodologias modernas e de qualidade, você precisa acompanhar as novidades do mercado.

A segurança do trabalho é um pilar muito importante para o sucesso de qualquer negócio, pois assegura a integridade física e psicológica dos funcionários e permite a continuidade das atividades. Ela preserva o nome da empresa e mostra que você não está preocupado apenas com o seu desempenho financeiro, protegendo todo o time.

Ao ler este post, você aprendeu um pouco mais sobre os equipamentos de segurança para indústria e está preparado para reduzir o número de acidentes e engajar toda a equipe. Agora, entre em contato com a nossa empresa adquira as mercadorias que você tanto procura!

banner-com-produtos-de-epi

Sobre o autor

flavaccaro

Flavia é redatora do Gaveteiro.com.br

1 comentário

Deixar comentário.

Share This