Dicas do Gaveteiro

Políticas de segurança do trabalho: como envolver gestores e colaboradores?

Escrito por flavaccaro

A segurança do trabalho é um dos principais critérios para o sucesso de uma empresa. Ela ajuda a reduzir o número de acidentes, melhora a saúde e o bem-estar de cada funcionário e otimiza os investimentos realizados. Dessa forma, é fundamental conhecer as melhores políticas de segurança do trabalho.

mao-em-um-jogo-de-xadrez-mostrando-que-politicas-de-seguranca-sao-essenciais-no-ambiente-de-trabalho

Apesar de todas essas questões, muitos profissionais ainda enfrentam dificuldades para envolver gestores e colaboradores. Como todos são necessários para a obtenção de resultados positivos, você deve ficar muito atento para criar um time unido e componente.

Qualquer decisão só pode ser tomada após uma análise criteriosa das necessidades e dos objetivos do negócio. Ou seja, nada pode ser decidido de uma hora para a outra, sem o preparo necessário.

Com a leitura deste post, você vai aprender um pouco mais sobre o assunto. Abaixo, encontram-se algumas dicas para engajar a equipe e mostrar que a segurança do trabalho é um dever de todos. Boa leitura!

A importância do envolvimento de todos nas políticas de segurança do trabalho

pessoas-refletindo-sobre-politicas-de-segurança-do-trabalho-em-um-escritório

Um negócio bem-sucedido é aquele que consegue atender às demandas do mercado e criar um ambiente de trabalho confortável e saudável aos seus funcionários, não é mesmo? Durante esse caminho, vários obstáculos podem surgir, como falta de conhecimento técnico da equipe, acidentes laborais e ausência de líderes eficientes.

Todos esses pontos não permitem o engajamento dos colaboradores e fazem com que a empresa não alcance os resultados que deseja. Como consequência disso, você pode perder espaço para concorrentes que estão mais preparados e sabem como lidar com as políticas de segurança do trabalho.

Outro aspecto relevante está relacionado ao envolvimento dos trabalhadores. Um ambiente em que as pessoas estão segregadas por setores e não se comunicam é prejudicial. Em muitos casos, as diferenças entre os trabalhadores da limpeza e os diretores, por exemplo, são gritantes, impedindo os estreitamentos dos laços.

Na verdade, uma empresa precisa de todos os trabalhadores para ter êxito. Ninguém deve ser considerado mais importante do que o outro. Cada um precisa exercer sua função com eficiência e maestria, sempre seguindo o que é estipulado nas políticas de segurança do trabalho.

O que esse envolvimento proporciona para a empresa e para os colaboradores

colaboradores-pensando-em-estrategias-para-politica-de-segurança-do-trabalho

Vários benefícios são alcançados quando todos trabalham em equipe e respeitam o que é determinado. A seguir, confira alguns de seus principais exemplos!

Redução do número de acidentes

Essa vantagem parece óbvia, mas mostra os melhores resultados no longo prazo. Quando os acidentes são evitados, é possível assegurar a saúde dos colaboradores. Com isso, você consegue manter o ritmo de trabalho contínuo e honrar os prazos contratuais. Lembre-se de que os problemas judiciais também passam a ser evitados.

Controle de gastos

Todas as gestões querem manter as contas em dia, não é mesmo? Apesar disso, poucas podem pagar as contas, realizar investimentos, comprar máquinas e contratar funcionários sem onerar o orçamento financeiro.

Quem envolve gestores e colaboradores nas políticas de segurança do trabalho equilibra toda a estrutura empresarial. Ao adotar uma estratégia eficiente, você reduz os estragos e, consequentemente, os reparos e as reposições de peças.

Além disso, como os acidentes diminuem drasticamente ou não acontecem, você não sofre embargos e afastamentos nem paga multas. Desse modo, sobra mais capital para aplicar em outras áreas da empresa e ter mais lucro.

Ganho de notoriedade no mercado

A competição por clientes é muito acirrada hoje em dia. Os detalhes mais simples fazem toda a diferença na hora de fechar um negócio. Uma empresa que é reconhecida por engajar o time e promover bem as políticas de segurança do trabalho tem respaldo entre os consumidores.

Não se esqueça também de que a fama do negócio cresce, atraindo novos investimentos, parceiros e funcionários mais capacitados. Percebe-se, então, que as políticas de segurança do trabalho proporcionam benefícios que melhoram a forma como você aproveita as oportunidades para crescer e encontrar o caminho do sucesso.

O envolvimento da liderança

envolvimento-da-lideranca-com-as-politicas-de-segurança-do-trabalho

Ser um líder é uma tarefa difícil. É preciso mostrar empenho e dedicação em todas os momentos de sua rotina — e não poderia ser diferente na hora de promover as políticas de segurança do trabalho. Sempre esteja preparado para dar o exemplo e mostrar o percurso a ser trilhado.

De nada adianta, por exemplo, ter uma ótima estratégia se você não conhece as particularidades de cada funcionário. Nessas horas, a liderança deve conviver com todo o time, a fim de encontrar um equilíbrio saudável e rentável.

A realização de treinamentos e de cursos é fundamental. Eles servem para disseminar o conhecimento e integrar a equipe. Por isso, faça questão que todos participem desses eventos, desde o nível mais alto da hierarquia até o mais baixo.

A participação em reuniões também deve acontecer regularmente. Um bom líder não pode apenas cobrar resultados. Na verdade, é necessário elogiar e parabenizar quando os objetivos são alcançados.

O papel do colaborador

colaboradores-engajados-com-as-politicas-de-seguranca-do-trabalho

Assim como diretores e gestores, o trabalhador é uma peça-chave no quebra-cabeça do triunfo institucional, pois ele desempenha grande parte das funções da gestão.

Em todas as situações, é preciso estar atento às políticas de segurança do trabalho e às determinações normativas. Utilizar os Equipamentos de Segurança Individual (EPIs) e reportar qualquer dano em suas estruturas também estão entre as responsabilidades que cabem ao colaborador.

O diálogo é uma ferramenta essencial. Ele deve ser usado para a solução de dúvidas e para a transmissão de feedbacks, interligando gestores e colaboradores.

Ao ler este post, você descobriu como as políticas de segurança do trabalho são importantes para aumentar o engajamento da equipe e reduzir o número de acidentes. Além de melhorar o ambiente empresarial, esse assunto mostra ao mercado que você está preparado para superar desafios e assegurar o bem-estar de todos.

Portanto, estude muito bem os objetivos do negócio, analise os riscos e veja como é possível aproveitar as potencialidades de cada setor e equipamento. Nessas horas, faça questão de trabalhar com um fornecedor de EPIs de qualidade e que acompanha as novidades do mercado. Fique atento para encontrar um e-commerce que seja rápido e disponibilize as mercadorias adequadas às suas atividades.

Gostou do conteúdo? Acha que ele pode ser proveitoso para outras pessoas? Então compartilhe-o em suas redes sociais agora mesmo!

banner-com-tudo-que-voce-precisa-em-um-so-lugar

Sobre o autor

flavaccaro

Flavia é redatora do Gaveteiro.com.br

2 comentários

Deixar comentário.

Share This