Construção Civil

Ferramentas de medição: o que você precisa para obras

Escrito por flavaccaro

A medição de obras é um processo que verifica a compatibilidade daquilo que foi executado com o que está previsto no projeto e nas dotações orçamentárias. Dessa forma, funciona como um mecanismo de controle para assegurar a qualidade do serviço. Mas quais ferramentas de medição podem ser utilizadas?

ferramentas-de-medida-em-destaque

Além das unidades de medidas específicas para processos comparativos, também existem diversos instrumentos que ajudam a verificar as escalas, levando em consideração os diferentes graus de precisão. Assim, é possível saber se está indo no caminho certo ou se há necessidade de fazer alterações.

Neste artigo, vamos falar um pouco mais sobre isso e apresentar as principais ferramentas de medição. Ficou curioso? Então não deixe de acompanhar os próximos tópicos!

Por que fazer medição de obra?

varios-tipos-de-ferramentas-de-medida-em-uma-mesa

Além de ser uma ferramenta para controlar a execução do serviço, a medição de obras também permite mensurar os recursos ao longo do cronograma do empreendimento, determinando a quantidade de materiais e equipamentos usados, assim como a mão de obra necessária para a execução.

Esse trabalho facilita o pagamento de fornecedores e colaboradores durante toda a obra, por isso é interessante dividi-lo em etapas. Ao finalizar cada uma delas, pode-se fazer uma medição para verificar os gastos, o andamento do serviço, e só então partir para o momento seguinte.

Qual a importância da medição de obra?

regua-de-medida-em-um-fundo-branco

Como vimos no tópico anterior, a medição de uma obra tem grande importância no controle dos processos, nas etapas do serviço (considerando a qualidade da sua execução) e no acompanhamento da utilização dos recursos, insumos, materiais, equipamentos e mão de obra disponíveis.

Porém, a importância desse procedimento não para por aí. Uma obra sem medição estará fadada ao erro, pois não será concluída. Isso gera riscos não só ao empreendimento, que seguirá sem ser finalizado, mas principalmente aos funcionários, que estão dedicados à construção e dependem do serviço finalizado para receber.

Além disso, qualquer obra é feita com base em cálculos que levam em consideração os dados da medição. Dessa forma, esse processo de acompanhamento acaba tendo grande importância ao garantir a segurança da construção e o cumprimento das exigências que constam no projeto da empreitada.

Quais as principais ferramentas de medição?

homem-usando-trena-em-um-pedaco-de-madeira

Para não errar na hora de fazer a medição, é necessário saber quais os instrumentos que se deve usar ou não. Dessa forma, quando fizer a planta da obra, o engenheiro ou o profissional responsável saberá quais ferramentas de medição vai precisar para aquele serviço. Assim, pode contar com maior exatidão na hora de acompanhar o trabalho.

As ferramentas de medição de obras são de grande importância para que os profissionais do setor possam identificar possíveis problemas, falhas, erros e inadequações em materiais usados ou serviços executados antes que estejam finalizados. Além de garantir a boa execução do projeto, esse procedimento também resguarda os trabalhadores.

A seguir, vamos mostrar e explicar quais são as ferramentas que podem ser utilizadas para fazer a medição de uma obra. Confira!

1. Esquadro

Esse instrumento permite determinar se paredes, pisos e outras superfícies estão alinhadas quando o ângulo entre elas é de 90°. A princípio, pode até parecer preciosismo ou um trabalho desnecessário, mas caso as superfícies não estejam alinhadas, a instalação de porcelanatos, portas e janelas poderá ficar comprometida.

2. Trena a laser

Quando falamos em construção, a trena é um objeto bastante lembrado. Talvez por conseguir medir (de um jeito certeiro) pisos, paredes, superfícies, materiais e diversos outros elementos da obra.

Tradicionalmente, ela conta com um aparato de medição manual, operado normalmente por duas pessoas e por meio de uma fita. Porém, já existem modelos mais modernos que aumentam ainda mais a sua precisão. A trena a laser pode ser usada por apenas um profissional e é capaz de medir até 30 metros.

3. Taqueômetro

Talvez por ter um nome mais complicado, o taqueômetro também seja conhecido como estação total e é usado para medir ângulos verticais, horizontais e distâncias lineares, tanto do terreno quanto do canteiro de obra.

É por meio dessa ferramenta que são criadas as plantas topográficas, essenciais para situar a construção e seus demais elementos com precisão.

4. Suta e transferidor

Essas duas ferramentas devem ser usadas em conjunto e são responsáveis por medir, verificar e marcar ângulos.

A suta é composta por uma base e uma lâmina articulada que conseguem se ajustar a qualquer ângulo. Já o transferidor é uma régua em formato redondo que indica os ângulos das superfícies, bem como as arestas.

5. Paquímetro

Esse instrumento tem como objetivo fornecer medições externas e internas, de profundidade e de ressaltos. Portanto, é ideal para mensurar a espessura ou diâmetro de roscas, parafusos, pregos e furos, o que o torna bastante usado em serviços hidráulicos e mecânicos.

6. Escalímetro

Como o nome sugere, essa ferramenta é baseada em escalas. Ela é utilizada na leitura de plantas, orientando a execução de serviços elétricos e hidráulicos. Esse instrumento tem como característica o fato de que cada uma de suas faces conta com uma escala diferente.

7. Prumo

Juntamente ao esquadro, o prumo serve para verificar a verticalidade de paredes e pilares. Esse instrumento tem duas pontas: em uma delas há uma base de referência; na outra, um pequeno peso de metal preso a um cordão.

Dessa forma, é só encostar a base no local que será verificado e soltar o peso, que deve ficar paralelo à corda.

8. Medidor de umidade

Essa ferramenta é excelente para identificar problemas depois que o empreendimento está concluído. Ele é baseado em imagens térmicas e ajuda a encontrar umidades que normalmente são invisíveis a olho nu. Portanto, não é preciso quebrar paredes para fazer esse acompanhamento.

Realizar uma obra é uma tarefa complexa e a qualidade do serviço é essencial. Para facilitar o trabalho e garantir o correto comprimento do projeto, é necessário avaliar o andamento da construção. Nesse processo, as ferramentas de medição fornecem o apoio necessário para fazer esse acompanhamento.

Gostou deste artigo sobre ferramentas de medição? Então entre em contato e saiba como podemos ajudá-lo ainda mais!

banner-com-todos-os-produtos-vendidos-no-Gaveteiro-com-br

Sobre o autor

flavaccaro

Flavia é redatora do Gaveteiro.com.br

Deixar comentário.

Share This