Dicas do Gaveteiro

Conheça os principais tipos de embalagem do mercado

Escrito por Fernanda Silva

Além da boa qualidade dos seus produtos, você deve conhecer quais são os tipos de embalagem recomendados para entregá-los aos seus clientes.

imagens-ilustrativa-de-luvas-a-ser-usadas-na-cozinha-epi-em-latex-e-antitermica-mais-usada-na-cozinha-industrial

Atualmente, a finalidade das embalagens vai muito além de suas funções básicas de proteger e transportar. Hoje, são desenvolvidas como uma estratégia para agregar mais valor ao produto. Uma embalagem bem elaborada torna-se a identidade da empresa.

Além disso, com a grande variedade de empresas apresentando o mesmo item, uma embalagem fabricada com bons materiais, apresentando informações úteis, pode ser o fator de decisão na escolha do consumidor.

Por isso, criamos este artigo listando os principais tipos de embalagem e suas diferentes características com a intenção de ajudá-lo a escolher o mais adequado para o seu produto. Leia até o final!

Papelão e papel

Podemos considerar que o papel e o papelão são os tipos de embalagem mais usados e versáteis do mercado, pois podem envolver até mesmo outras embalagens. Não lidam bem com água e umidade, em compensação, são leves, resistentes e, ainda, permitem maior personalização com comunicação gráfica.

Suas matérias-primas, normalmente, são produzidas em nosso país e, quando os fornecedores trabalham acatando as leis, retiram os insumos de florestas 100% cultivadas e regulamentadas, portanto, é um material sustentável.

Papel cartão

É normalmente fabricado com papel reciclado. Em alguns casos, acrescenta-se matéria-prima virgem. Pode ser usado em blister, caixa de leite e no que mais a criatividade mandar.

Plástico

As embalagens plásticas costumam levantar muitas polêmicas, como, por exemplo, não serem sustentáveis, tóxicas etc. Isso pode até ser verdade, caso não forem corretamente utilizadas, descartadas ou recicladas. São divididas em algumas categorias:

  • poliestireno (PS): tem a aparência de espuma, utilizado para embalar ovos ou servir bebidas quentes;
  • policloreto de vinila (PVC): é um material multifuncional, fabricado para embalagens rígidas e flexíveis, duráveis ou não;
  • polietileno tereftalato (PET): é também muito utilizado, armazena as garrafas de refrigerante e de água mineral;
  • polipropileno (PP): é fabricado para produzir as tampas de garrafas e de potes.

Latas de aço

As latas de aço são versáteis, podem armazenar de alimentos a produtos químicos. São resistentes e de fácil reciclagem. Normalmente são revestidas com um filme plástico para não alterar as características do produto. Porém, existe o risco da corrosão, portanto, não devem ficar expostas em ambientes úmidos ou molhados. Para serem abertas, é necessário o uso de uma força moderada ou alguma ferramenta.

Conheça com o Blog do Gaveteiro os tipos de embalagem para sua empresa

Latas de alumínio

As latas de alumínio são muito utilizadas para bebidas como cerveja, refrigerante, chás etc. São leves, higiênicas, hermeticamente fechadas, recicláveis e ficam geladas rapidamente. No entanto, é preciso ficar atento quanto ao manuseio, pois suas bordas são afiadas e podem provocar cortes nos usuários.

Tetra Pak

A embalagem Tetra Pak é a famosa caixinha de leite, porém, muito utilizada para outros alimentos, como suco, feijão cozido, entre outros. É produzida por meio da combinação de três materiais: papel-cartão, polietileno e folha de alumínio. Essa combinação resulta em um material resistente, protegido contra a umidade e capaz de manter o produto livre da luz e do oxigênio.

Embalagens laminadas

São os tipos de embalagens usadas nos biscoitos, café e salgadinhos. Fabricadas com plástico metalizado, adesivo e filme plástico.

Blister

Um exemplo de blister é o armazenamento de comprimidos e pilhas. Normalmente, é um papelão ou plástico, envolvido por um filme ou uma proteção plástica. O interessante é que possibilita que o consumidor veja o produto antes de consumi-lo.

Conheça com o Blog do Gaveteiro os tipos de embalagem para sua empresa

Cada produto tem a sua embalagem ideal. Portanto, agora que você já conhece alguns dos principais materiais para confecção dos diferentes tipos de embalagem, quebre a cabeça, pesquise, coloque-se no lugar do consumidor. Uma boa opção são as embalagens que podem ser reutilizadas depois de abertas. Além de sustentáveis, garantem que o cliente lembre de sua marca por um bom tempo.

E então, nosso texto ajudou você a melhorar a estratégia de sua marca e compreender melhor qual embalagem pode valorizar os produtos? Aproveite para assinar a nossa newsletter e receber conteúdos assim diretamente em sua caixa de e-mail.

Sobre o autor

Fernanda Silva

Produtora de conteúdo no Gaveteiro.com.br.

Deixar comentário.

Share This