Construção Civil

Entenda sobre a importância dos calçados de segurança

Escrito por flavaccaro

Os calçados de segurança são equipamentos desenvolvidos para proteger os pés dos trabalhadores quando há o risco da integridade desses. Devem ser fornecidos pelos empregadores, sob o risco de penalidades, conforme determina a legislação.

imagens-ilustrativa-de-luvas-a-ser-usadas-na-cozinha-epi-em-latex-e-antitermica-mais-usada-na-cozinha-industrial
Os acidentes de trabalho tiveram no total um decréscimo de 6,19% de 2017 para 2016. No entanto, em relação às partes do corpo, os pés ocupam o 2º lugar nesse ranking: foram 35.656 casos. Isso quer dizer que proporcionalmente não diminuíram, segundo os dados do último Anuário Estatístico da Previdência Social.

Visto o elevado número de acidentes de trabalho, fica clara a importância de se utilizar os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), tanto para prevenir quanto para minimizar os impactos no caso de suas ocorrências.

bota-e-outros-acessorios-de-EPI-usados-na-construcao-civil

Neste post, além de entender a importância dos calçados de segurança, você vai aprender a classificar e escolher os seus modelos. Acompanhe!

Qual norma exige o uso de calçados de segurança?

Os calçados de segurança são classificados como Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). A norma regulamentadora n° 6, ou NR 6, é o do documento do Ministério do Trabalho e Emprego que estabelece e determina a obrigatoriedade desse equipamento.

Como são classificados os calçados de segurança?

botas-e-outros-acessorios-de-EPI

De acordo com o anexo I da NR 6, os calçados de segurança estão listados como equipamentos para proteção de membros inferiores e foram divididos conforme o seu risco. Veja:

  • calçado para proteção contra impactos de quedas de objetos sobre os artelhos;
  • calçado para proteção dos pés contra agentes provenientes de energia elétrica;
  • calçado para proteção dos pés contra agentes térmicos;
  • calçado para proteção dos pés contra agentes abrasivos e escoriantes;
  • calçado para proteção dos pés contra agentes cortantes e perfurantes;
  • calçado para proteção dos pés e pernas contra umidade proveniente de operações com uso de água;
  • calçado para proteção dos pés e pernas contra respingos de produtos químicos.

Quais são os modelos de calçados de segurança?

botas-e-acessorios-de-epi

Para cada risco de acidente, a indústria de calçados desenvolveu um calçado de segurança. Conheça alguns deles!

Botas de PVC

As botas de PVC são utilizadas para a proteção dos pés contra riscos considerados leves, locais úmidos, molhados e escorregadios. São fabricados três modelos de cano: alto, médio e baixo.

Botas de segurança com biqueira de PVC (plástico)

As botas com biqueira de PVC ou plástico são os calçados de segurança mais utilizados nas empresas. Ideais para proteger os pés e as pernas contra escoriações, torções, derrapagens, quedas de objetos, contato com agentes químicos, tóxicos, infectantes, umidade, entre outros.

Botas de segurança com biqueira de aço

São semelhantes às botas com biqueira de PVC, diferem-se apenas pelo seu bico ser de aço. Seu uso é exigido em locais onde há riscos de quedas de objetos pesados. Existem modelos que resistem à queda de objetos de 20 kg a 1 m de altura.

Botas de segurança com biqueira de composite

Composite é um material formado pela mistura de fibra de carbono, vidro e poliéster especial. É cerca de 40% mais leve que o aço, mas a resistência é a mesma. O uso dessas botas é recomendado para ambientes com risco elétrico, por não conter partes metálicas.

Botas térmicas

Além dos riscos de materiais perfurocortantes, os funcionários de frigoríficos precisam proteger os pés contra o frio e a umidade presente nas câmaras frigoríficas. As botas térmicas devem propiciar conforto térmico ao trabalhador, conforme a NR 36.

Como escolher o calçado de segurança ideal?

Epi-e-outros-acessorios

Basicamente, o procedimento para escolher o calçado ideal é determinar quais são os agentes de risco existentes no ambiente de trabalho, que podem ser: físicos, químicos, biológicos ou ergonômicos. A partir disso, você deve verificar no mercado qual produto que melhor atende a sua necessidade.

Cientes da importância dos calçados de segurança na redução do índice de acidentes de trabalho envolvendo os pés, cabe aos gestores de segurança do trabalho acompanhar e fiscalizar a utilização desses equipamentos dentro das empresas. Por fim, fique atento à qualidade dos EPIs e procure adquirir somente em empresas especializadas.

Agora que você sabe a importância e conhece os vários modelos dos calçados de segurança, entre em contato conosco e conheça nossos produtos!

banner-epi-do-gaveteiro

Sobre o autor

flavaccaro

Flavia é redatora do Gaveteiro.com.br

Deixar comentário.

Share This